Na Engenharia, para o desenvolvimento de equipamentos mecânicos é necessário haver uma tênue ligação entre o desenho técnico bidimensional e a modelagem tridimensional das peças. Isso vale, inclusive, para qualquer objeto que se queira produzir. Dessa maneira, utiliza-se técnicas de desenho mecânico em papel ou softwares de engenharia que permitem a elaboração de modelos, desde peças simples até montagens de componentes mais complexos.
Projetar, desenvolver, construir e verificar protótipos, cada vez mais, tornam-se etapas que demandam agilidade no cenário atual da evolução industrial mundial: Industria 4.0. Ou seja, há a demanda de reduzir custos, melhorar a eficiência de processos e investir em soluções que abrangem todas as etapas citadas anteriormente de forma eficaz, como as modelagens em 2D e 3D.
Quais as vantagens da modelagem para as suas peças?
A partir da metodologia do projeto técnico mecânico e da modelagem 3D, é possível realizar simulações térmicas, mecânicas, estruturais, elétricas, dentre outras, em um protótipo virtual e com resultados de alta confiança.
Entretanto, para se aplicar essa tecnologia, é necessário compreender que não é uma tarefa que possa ser realizada por qualquer pessoa, apenas profissionais capacitados, pois demanda conhecimento especializado em técnicas e normas, que se não forem contempladas, invalida a certificação e aprovação, do modelo desenvolvido, no mercado. A seguir, encontram-se o porquê de utilizar a técnica de modelagem em seus projetos.
1. Redução do tempo:
Os softwares de modelagem mecânica permitem maior agilidade no projeto de um componente mecânico pois são precisos e indicam erros de coerência no modelo instantaneamente. Além disso, permitem que tarefas simples, mas dispendiosas, como metrificar o esboço, definir regiões sobrepostas, cortes e conversão entre desenho 2D em um modelo 3D em poucos instantes.
2. Redução de custos:
A substituição de um setor inteiro responsável por desenhos técnicos em empresas hoje é rapidamente feita por apenas alguns profissionais especializados. Além de que projeto digital reduz e/ou não necessita do desenvolvimento do protótipo físico reduzindo assim, seus respectivos custos.
3. Simulações com a peças dentro da modelagem:
Os softwares de engenharia não só permitem a modelagem de um componente, mas também possibilitam a simulação do mecanismo em diversas condições. Assim, ao considerar materiais, cargas, calor, movimentos, vida útil do equipamento dentre outras características reais, garantem maior segurança e confiabilidade ao projeto.
4. Comércio anterior à fabricação:
Como mostrado, é possível obter projetos de grande qualidade e precisão através de softwares de modelagem. Dessa forma, permite o desenvolvimento de um relatório com a funcionalidade, simulação, desempenho e imagens de alta qualidade do equipamento, permitindo a sua comercialização antes da produção.
5. Fabricação digital:
Hoje em dia é possível finalizar o projeto de um componente e já iniciar sua fabricação apenas com um comando no computador. O projeto digital é convertido em uma extensão especial para que seja lido e interpretado por máquinas CNC (Comando Numérico Computadorizado) que produzem as partes do equipamento com extrema precisão. Trata-se de um processo semelhante ao das impressoras 3D, mas em escala industrial.
Conte com a equipe de Modelagem de Peças da AEROJR.
Caso esteja buscando agilizar o processo de produção de fabricação de uma peça ou produto, ou ainda, os visualizar detalhadamente para vendas e apresentações, saiba que a AEROJR. já realizou diversos serviços de modelagem 2D e 3D e possui a competência necessária para alavancar sua empresa. Portanto, procure a nossa consultoria empresarial entrando em contato com o nosso time!
Autores: Pedro Henrique e Maria Clara Lobo
2 comentários em “Modelagem de Peças: 5 motivos para se preocupar com ela”
muito bom, melhor dica obrigado, já estou aplicando em
meus projeto 3d.
Que bom que curtiu nossas dicas, e pode sempre contar conosco para o que precisar! Desejamos um super sucesso para seus projetos 3D!