Muitas pessoas, quando ouvem falar de isolamento acústico, pensam direto em situações relacionadas à música (estúdios de gravação, por exemplo). O que muitos não sabem, porém, é que todo edifício construído, independente do uso, deve atentar-se à parâmetros mínimos de condicionamento do som descritos em várias normas. No entanto, apenas atender a esses requisitos mínimos pode não ser suficiente em alguns casos, como na medicina e na odontologia, por exemplo. Surge então a necessidade de um Isolamento Acústico voltado especialmente para consultórios, em destaque, nesse caso, para a região metropolitana de BH.
Como nesses casos é muito comum que os cômodos sejam divididos para construir mais salas, muitas vezes não se toma o devido cuidado com a parte do isolamento acústico. Assim, acaba-se muitas vezes possibilitando que dados confidenciais dos pacientes vazem do interior da sala de consulta. Mas você deve estar se perguntando: o que eu faço, então, para garantir a total privacidade do meu paciente com um isolamento adequado? É exatamente isso que responderemos a seguir.
Qual é, de fato, o impacto de uma acústica ruim em uma consulta?
O primeiro impacto, e também o mais evidente, é a entrada direta de ruídos. Ela dificulta a conversa e compromete a troca fundamental de informações entre o paciente e seu médico durante a consulta. Esse prejuízo à anamnese, um dos princípios basilares na área da saúde, tem potencial, inclusive, para desacreditar o profissional e sua atuação.
Por outro lado, além da entrada de ruídos, tem-se também, como já mencionado, o vazamento de dados pessoais. Essa saída de informações pode gerar diversos problemas para o consultório, incluindo questões jurídicas e legais. Isso se dá justamente pelo fato de que o sigilo médico é prezado pelo próprio Código de Ética Médico.
Desta forma, pode-se concluir que a não atenção ao isolamento acústico do consultório pode trazer (e muito provavelmente trará) malefícios para os seus dependentes.
Identificando o problema no isolamento acústico
O primeiro passo, nesse cenário, é identificar um possível problema. Ele se torna evidente caso, durante uma consulta, o médico ou dentista consiga escutar vozes vindas de fora da sala. Isso, claro, considerando tanto as vozes daqueles que aguardam na sala de espera quanto daqueles em alguma sala ao lado. Nesse caso, temos um sinal de que a acústica do consultório está mal condicionada. Isso significa dizer que o som está viajando com grande liberdade pelos cômodos. A partir desse ponto, é necessário, então, buscar a melhor ajuda para dar término a essa indesejada situação.
A melhor solução em isolamento acústico para cada tipo de consultório
Quando o assunto é Isolamento Acústico para Consultórios, dois fatores principais influenciam na qualidade e na disponibilidade de recursos aplicados: o momento da realização do projeto e o valor disponível para tal.
O melhor momento para planejar o isolamento acústico
No geral, a melhor solução (e a mais econômica) é aquela que é proposta antes da construção/reforma do consultório. Garantir um projeto acústico já no início, utilizando dos melhores materiais e métodos construtivos, poderá minimizar consideravelmente os custos. Contudo, essa nem sempre é a realidade corrente. Sendo assim, torna-se necessária a construção de um projeto acústico mais personalizado e eficiente, que traga quão menos mudanças possíveis.
Em consultórios já seccionados, a principal atenção, além da acústica, é ao espaço que as soluções apresentadas utilizarão. Nesses casos, acaba-se tendo pouca margem para trabalho. Sendo assim, o projetista deve verificar dentre as possibilidades, aquela que afete em menor quantidade a área útil do ambiente.
Às vezes, ainda, dependendo das condições, pode-se propor uma otimização da estrutura de drywall (material comumente utilizado) já existente. Essa solução, assim, poderá ser aplicada tanto pelo seu preenchimento com materiais absorvedores quanto pelo aumento, em pequena escala, de sua espessura. Vale destacar que esse aumento se alinha, também, a um preenchimento da camada existente. Além disso, os septos existentes no forro merecem uma atenção especial, para garantir que eles não sirvam de caminhos para a passagem do som.
Para o caso de consultórios em que se manteve a estrutura original do cômodo, pode-se ainda levantar outras abordagens. Por exemplo, caso haja área suficiente e o orçamento permitir, um reforço nas paredes seria uma resposta viável. Assim, seria possível interromper, de vez, o fluxo de informações, dependendo, claro, do grau do isolamento acústico do consultório. Ademais, as portas, por serem grandes passagens de som, devem ser incluídas no projeto para se tornarem, assim, barreiras eficientes.
O orçamento disponível para o projeto
Outro ponto relevante é o orçamento disponível para se executar esses tipos de projeto. Caso ele seja mais amplo, o projetista terá mais liberdade para propor ideias que isolem por completo o ambiente. Caso contrário, ele deverá ter a habilidade de recomendar aquelas opções que ao menos diminuam a intensidade do som a níveis agradáveis e ininteligíveis.
Contudo, dar atenção para a qualidade do som, mesmo depois de isolá-lo, ainda será absolutamente necessário. Isso acontece pois, ao aprisionar o som, ele pode acabar reverberando no ambiente e criando um certo desconforto. Sendo assim, deve-se ter certeza de que ele não ficará ativo por muito tempo no espaço.
O Isolamento Acústico para Consultórios em BH da AEROJR.
Como você pôde ver, um consultório com um tratamento acústico ineficiente pode trazer prejuízos tanto ao profissional quanto ao paciente. Dessa maneira, problemas de isolamento acústico em consultórios podem, e devem, ter uma solução aplicada com prioridade. Um isolamento acústico para consultórios bem elaborado é essencial para aqueles que querem desfrutar de um ambiente tranquilo e seguro, e primordial para os que estão buscando um auxílio médico. Isso tudo, claro, visando sanar os problemas de acordo com a realidade de cada cliente, baseado nas suas projeções de custos e necessidades.
É nesse contexto que entra a AEROJR. Oferecendo aos nossos clientes projetos acústicos personalizados e direcionados a resolver suas dificuldades, buscamos sempre trazer as melhores soluções para as particularidades de cada trabalho. Com a nossa ajuda, seu consultório pode trabalhar com mais tranquilidade e conforto. Tudo isso respeitando a confidencialidade dos pacientes e sem incômodos externos, como o barulho da rua, por exemplo.
Caso queira saber mais sobre como nós podemos ajudá-lo com o seu consultório ou tenha alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato conosco ou comente aqui embaixo!
Autor: Felipe Baptista Jorge