Desde o início da civilização humana, conhecer o terreno que está é uma necessidade de sobrevivência. Nesse viés, diversas técnicas de mapeamento foram desenvolvidas e aprimoradas com o passar do tempo, dentre elas, uma vem se destacando, a Aerofotogrametria.
Esse método tem se popularizado juntamente ao uso de drones e vai continuar crescendo com o tempo, devido à sua precisão, flexibilidade e espaço para evoluir, visto que drones vieram para ficar! Se você ainda não está convencido, vamos a alguns tópicos pertinentes.
O QUE É AEROFOTOGRAMETRIA?
Aerofotogrametria, ao contrário do que muitos pensam, não é uma simples foto aérea! Se trata de centenas de fotos sobrepostas, permitindo correções que não podiam ser feitas anteriormente, como efeitos de perspectiva. Ou seja, um mapeamento feito por essa técnica é muito mais preciso, permitindo medições exatas do terreno, como por exemplo diferentes altitudes.
A técnica pode ser feita por aviões ou drones e conta com 7 etapas:
- Planejamento de voo: Consiste em um estudo detalhado da área a ser mapeada, para que se selecione a melhor câmera, local de lançamento, etc;
- Locação de pontos de controle: Alguns pontos são selecionados e marcados na área de voo para ajudar no controle e precisão da aerofotogrametria;
- O voo propriamente dito;
- Acompanhamento do voo por um profissional;
- Georreferenciamento das imagens: Colocar no mapa coordenadas geográficas, baseadas nos pontos de controle;
- Ortorretificação dos erros: Correção de erros gerados por desvios feitos pelo próprio avião ou drone;
- Processamento de imagens: as imagens são sobrepostas e criam o mapa.
Quais profissões podem se beneficiar da aerofotogrametria?
Diversas profissões já estão se beneficiando da Aerofotogrametria, dentre elas a pilotagem de drones, que agora tem um campo enorme para atuar. Além destas, outras áreas foram positivamente afetadas, como a da segurança e monitoramento, agricultura, construção civil, mineração, delivery, filmagem e fotografia, entre diversas outras que já existem e serão criadas.
Benefícios da realização da aerofotogrametria com drones
Além de serem mais viáveis economicamente, pilotar um drone é algo que pode ser feito com muito menos treinamento que um avião, por exemplo. Para além da praticidade, o uso dessa tecnologia oferece outros benefícios como qualidade de imagem, rapidez, entre outros. Visto isso, fica evidente o porquê de metodologias antigas de mapeamento estarem sendo rapidamente substituídas, uma vez que o uso de drones não apresenta pontos negativos.
Uma visão do futuro
Como foi dito anteriormente, o mercado dos drones tende apenas a expandir, visto que se trata de uma tecnologia relativamente no início de sua vida, e que já impacta diversas áreas diferentes. Isto posto, é certo que tudo que envolva estes veículos vá crescer em importância na sociedade, substituindo técnicas mais antigas, gerando a necessidade de profissionais cada vez mais capacitados para que as mudanças não os afetem negativamente.
Se interessou? A AEROJR. pode te ajudar! Oferecemos diversos serviços como o curso de pilotagem de drones e o curso de Aerofotogrametria, te dando apoio desde o nível mais básico ao avançado! Caso tenha interesse, não deixe de entrar em contato conosco!
Autor: Davi Rodrigues
2 comentários em “Aerofotogrametria: Tudo que você Precisa Saber!”
Muito bom conteúdo, vocês tem um site de pesquisas?
parabéns informações importantes sobre os drones DJI, como o Mavic 3, Mini 3 Pro e Avata. sobre a tecnologia por trás dos drones