Como a Modelagem 3D pode aumentar a vida útil do seu equipamento

Um mercado competitivo não exige da empresa apenas uma linha de produção que seja sustentável e demande pouca manutenção e troca de equipamentos. Ele exige também que ela gere um produto com a durabilidade e qualidade desejadas. Nesse meio, surge a Modelagem 3D. Sendo assim, uma das principais características da modelagem é justamente aumentar a vida útil dos equipamentos, bem como baratear a sua fabricação.

A constante busca pela qualidade e economia no desenvolvimento de projetos leva as empresas a procurarem alternativas cada vez mais eficientes para os processos de fabricação e otimização. Dessa forma, a Modelagem Tridimensional se torna um recurso essencial para um projeto de engenharia de qualidade. Isso vale, inclusive, tanto para prototipagem, quanto para a fabricação de peças finais. O baixo custo e a possibilidade de simulações de sistemas e prevenção de falhas são vantagens imprescindíveis para um projeto rentável e seguro.

Mas o que é a modelagem tridimensional?

Modelagem 3D é o protótipo virtual do objeto físico. Sendo assim, ela fornece uma análise dimensional extremamente precisa e rica em possibilidades de modificação de maneira simples e flexível. Nesse meio, as aplicações para a modelagem são muito amplas, sendo possível construir modelos virtuais personalizados para variados objetivos. Peças mecânicas, móveis, eletrônicos, equipamentos e basicamente qualquer objeto pode ser modelado para algum fim.

Os benefícios das simulações

A modelagem peça por peça permite montar um sistema que simule o objeto em pleno funcionamento, identificando erros e falhas antes do início da fabricação. Assim, a simulação de movimentos é muito comum na confecção de projetos como motores, máquinas e equipamentos industriais.

Exemplo de simulação com a modelagem 3d

Utilizando os recursos dos softwares de CAD é possível simular as diversas tensões que a peça sofrerá em sua futura utilização. Dessa maneira, é possível ver efeitos como: a atuação da fadiga, os atritos dos materiais e os pontos de tensão concentrada. Além disso, com a modelagem é possível ainda realizar simulações de ensaios destrutivos de tração e torção nas peças projetadas. Torna-se possível, assim, reduzir ou até eliminar os custos de testes em protótipos físicos, já que a peça pode ser otimizada antes mesmo da produção.

Economia e durabilidade

O protótipo virtual traz grande economia na fabricação do projeto. Isso acontece pois as peças modeladas podem ser confeccionadas em impressoras 3D, que tem um custo cerca de dez vezes menor do que um protótipo usinado. Entretanto, mesmo para os processos com utilização de usinagem comum, como por exemplo a fresa, a modelagem ainda permite uma produção mais rápida e eficiente. Com a modelagem, assim, as dimensões são bem mais precisas do que com outras formas de representação convencionais, como a planta de três vistas.

A Modelagem para impressoras 3D

Além disso, uma vez realizado o protótipo virtual, ele pode ser reproduzido sempre que necessário. Uma das facilidades que isso traz vem na hora da manutenção, onde a modelagem é revista para identificar com mais eficiência regiões com maior predisposição à falhas, trincas ou mesmo para a visualização original da peça para comparação do desgaste sofrido.

Confiança do cliente

Todos esses recursos aplicados no protótipo durante a modelagem trazem confiabilidade e segurança ao produto, o que é um fator determinante para o consumidor na hora da compra. As ferramentas de CAD possibilitam ainda a renderização da imagem tridimensional, gerando um layout visualmente apresentável em termos de Marketing. Sendo assim, torna-se possível uma visualização confiável do produto para o cliente antes mesmo de produzi-lo.

Aumente a vida útil usando modelagem!

Diante de tantas vantagens que a modelagem oferece, você não pode deixar de aplicar este recurso para aprimorar o seu produto e alavancar suas vendas. Sendo assim, é essencial ter uma equipe bem capacitada para realizar as modelagens com eficiência, sem falhas e reduzindo as dores de cabeça na produção do seu produto.

AEROJR. é uma empresa júnior de Engenharia Aeroespacial sediada na UFMG, e conta com profissionais capacitados para oferecer serviços de excelência em modelagem 2D e 3D, estando sempre à disposição para ajudar com o seu projeto. Entre em contato com a nossa equipe para saber mais!

Autor: João Victor Nunes e Maria Clara Lobo

Compartilhe com seus amigos:

Posts relacionados

Sem Categoria

O que você precisa saber sobre o PBZPAH?

O Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromos e Helipontos (PBZPAH) é um documento técnico que estabelece diretrizes e regulamentos para a proteção de aeródromos e helipontos contra obstruções que possam interferir na segurança das operações de pouso e decolagem de aviões e helicópteros. Ele é fundamental para manter áreas ao redor livres de

sistema de gestão da qualidade atualizado
Manual da Qualidade

Como um Sistema de Gestão da Qualidade Garante que os Laboratórios se Mantenham Atualizados

A norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017 – Requisitos Gerais para a Competência de Laboratórios de Ensaio e Calibração – apresenta diretrizes para a padronização de aspectos que influenciem diretamente na confiabilidade dos resultados dos laboratórios. Abordaremos, então, como a implementação de um sistema de gestão da qualidade ajuda os laboratórios a se manterem atualizados com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudar?