Saiba quais são as principais utilidades e vantagens do uso de drone na agricultura e como elas podem contribuir para os seus objetivos!
Drones são o futuro
As ARPs (Aeronaves Remotamente Pilotadas) vieram para trazer inovação, otimização e melhoria nas atividades que antes não contavam com tanta tecnologia, dentre elas a agricultura. Assim, em países como a China, o uso de drone na agricultura vem crescendo consideravelmente. Além disso, a tendência é que sua popularização se espalhe para países, como o Brasil, onde as atividades agrícolas têm forte relação com a cultura e com a economia.
Entenda a Importância Dos Drones na Agricultura
Ao pensar na palavra agricultura, ocorre a tendência em defini-la como o processo de plantio e colheita. De forma resumida e superficial a definição está correta. Porém, quando se trata de tecnologia aplicada a esse setor da economia, a definição não é tão simples assim, pois entramos no conceito moderno de “agricultura de precisão”.
Antes de começar o plantio, alguns aspectos devem ser meticulosamente analisados e considerados, tais como o local da plantação, a demarcação da área, o sistema de irrigação e a análise do solo. Após o plantio, deve haver o monitoramento da saúde e do crescimento das plantas, bem como da área onde elas estão se desenvolvendo. Todas essas etapas caminham para o mesmo objetivo final: o aumento da produtividade. Mas onde os drones entram nessa? É isso o que vamos ver a seguir!
5 Usos de Drones na Agricultura
1. Demarcação de Áreas de Plantio
Com o drone, é possível realizar o mapeamento aéreo da propriedade com exatidão, de modo a delimitar as áreas ideais para começar o plantio. Dessa forma, com as imagens obtidas e com os softwares certos, é possível até determinar quais são as melhores áreas por meio da análise topográfica do relevo.
2. Monitoramento da Safra
Por meio das imagens de alta resolução e de sensores específicos, o drone é capaz de fornecer insumos variados sobre a safra, como quantidade, saúde e ocorrência de secas. Com a análise dos dados obtidos pelo ARP, a equipe encarregada pode atuar em regiões ou culturas específicas, de acordo com a necessidade.
3. Monitoramento da Propriedade
O processo de vigilância em uma propriedade rural pode ser bem demorado dependendo do seu tamanho e pode exigir um número considerável de funcionários para realizá-lo. Os drones certamente otimizam esse processo com filmagens rápidas de toda a área, de modo a oferecer maior segurança e agilidade.
4. Detecção de Focos de Incêndios
Os períodos de secas consistem em uma preocupação dos produtores rurais, bem como os incêndios criminosos ou acidentais. Muitas vezes demora-se a perceber que um incêndio está consumindo a plantação, principalmente em áreas muito extensas. Portanto, com as filmagens panorâmicas em altitudes elevadas feitas pelos drones, os focos de incêndio podem ser rapidamente contidos, de modo a evitar prejuízos na colheita.
5. Pulverização
Por meio das imagens obtidas, é possível realizar aplicações exatas e localizadas de produtos químicos para resolver problemas na plantação. Por conseguirem realizar voos rasantes em diferentes velocidades, as aplicações se tornam muito eficazes e evitam o desperdício de produtos (a chamada deriva). Assim, com esse controle é possível promover também a diminuição do gasto com pesticidas, por evitar a propagação generalizada de pragas.
A Legalidade Dessas Atividades
A legislação de drones no Brasil ainda é muito recente, mas está em processo de avanço. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) regularizou em outubro de 2021 o uso de drones na agricultura. Desse modo, alguns processos burocráticos devem ser realizados para a implementação dos drones nas atividades agrícolas. Além disso, o proprietário rural ou a empresa rural deve buscar se informar sobre as regras das operações com ARP, afinal, se tratam de veículos aéreos que exigem uma segurança operacional. O não cumprimento das regras de operação pode resultar em multas indesejadas, por isso, busque se informar o máximo possível.
Como a AEROJR. Pode Ajudar
O uso de drones vem se popularizando cada vez mais em diferentes setores. Quando falamos de drone na agricultura, as possibilidades são inúmeras e dependem também da criatividade do utilizador. Como vimos, eles nos oferecem otimização, agilidade, economia, qualidade, precisão e satisfação nos resultados obtidos.
Eis uma ótima oportunidade de ser reconhecido como um produtor moderno e inovador perante o mercado agrícola, bem como de ser um dos pioneiros na modernização dos processos de produção do setor primário brasileiro, que tem uma forte relevância no PIB e nos mercados internos e externos.
Portanto, se você quer saber mais sobre o assunto ou ainda tem dúvidas, entre em contato com a AEROJR. Consultoria e Capacitação. Podemos ajudá-lo a implementar drones em suas atividades rurais, e na escolha do drone e componentes ideais para a sua operação. Além disso, atuamos desde a homologação do ARP até a consultoria sobre tudo o que você vai precisar para tornar seu desejo de inovar em realidade. Estamos aqui para ajudá-lo a ir além!
Autora: Nicolly Lima