Drones no Brasil: Saiba como podem ser promissores em serviços públicos

Popularmente chamados de drones, os VANTs (Veículos Aéreos Não Tripulados) estão se tornando cada vez mais comuns nos céus do mundo inteiro. A praticidade, a versatilidade e o baixo custo são fatores que fazem com que o uso desses equipamentos sejam aplicados de maneira ampla. Assim, nos serviços públicos, a utilização dos drones também é uma realidade em muitos países. Veja a seguir as utilizações mais promissoras de drones no Brasil.

Atuação dos Drones no Brasil

No Brasil, o mercado de drones acompanha a tendência mundial: crescendo anualmente e tendo cada vez mais novas áreas de aplicação da tecnologia. Segundo a Drone Industry Insights (DRONEII), estima-se que o mercado pode movimentar no Brasil, até 2024, um bilhão de dólares. Entretanto, no nosso país essas áreas de aplicação ainda são muito restritas. Assim, a maior parte delas são voltadas para a criação de fotos e vídeos, como também para topografia e mapeamento.

Utilização de Drones pelo mundo

Ao redor do mundo, as áreas de aplicação dos drones são ainda mais variadas. De acordo com as projeções da DRONEII, é possível que o mercado cresça o suficiente para  atingir a marca de 43 bilhões de dólares até 2024. Dessa forma, esse crescimento irá não somente expandir os nichos de atuação dos VANTs, mas também diversificar os modelos de drones que, usualmente, são os quadricópteros. A seguir, listamos como o setor público já utiliza os drones em alguns países.

1. Drones para auxiliar a polícia e o corpo de bombeiros

O uso de VANTs pela polícia pode ser de interesse para prover informações em tempo real, tornando o trabalho das autoridades responsáveis mais eficientes. Portanto, como fator mais importante, torna possível uma investigação que não coloque um agente em campo, priorizando a segurança à vida. No Reino Unido, as forças policiais utilizam os drones para melhorar o controle de multidões em situações de potencial perigo, bem como em partidas de futebol e em festivais. Além disso, o uso dos drones pode ser crucial para auxiliar, com imagens em tempo real, o corpo de bombeiros a localizar a fonte de um incêndio.

Em São Paulo, no Brasil, os drones são utilizados na segurança pública desde 2017 pelo programa DRONEPOL. Segundo a Prefeitura, isso foi feito “com a finalidade de reforçar as operações da Guarda Civil Metropolitana e da Defesa Civil, monitorando áreas de risco, invasões ambientais, locais com grande aglomeração de pessoas e auxiliando no combate à criminalidade”.

É necessário pensar no treinamento geral e especializado que deve ser aplicado para os profissionais responsáveis, como também nos modelos de drones que se adequam à segurança pública. Tudo isso de forma a entender se já existem modelos que contemplam a necessidade da polícia ou se há a necessidade do desenvolvimento de um novo drone.

2. Drones no controle da pandemia 

Devido à pandemia do Covid-19, foi necessário desenvolver novas formas de abordar a saúde pública. No cenário de isolamento social, era preciso entregar o suporte necessário para os cidadãos sem que eles se aglomerassem. Na China, os serviços públicos utilizaram os drones para combater o Coronavírus a partir de três principais vias, como veremos a seguir.

  • Pulverização e desinfecção de ambientes: realizada de maneira análoga à forma que é feita a pulverização agrícola, a desinfecção por meio dos drones foi importante para diminuir os focos em que o vírus poderia se espalhar por meio das superfícies contaminadas;
  • Entrega de medicamentos: a China utilizou os drones para realizar a entrega de medicamentos, reduzindo significativamente o contato humano. No cenário de lockdown isso foi bastante relevante para seguir as medidas de proteção;

  • Entrega de mantimentos: a China realizou a entrega de mantimentos para a população. Porém, atualmente, serviços de delivery chineses já trabalham com a logística por drones, mesmo fora do cenário pandêmico.

3. Drones para inspeções mais eficientes

Pode-se imaginar algumas atividades de inspeção mais simples, nas quais um agente in loco consegue analisar o ambiente e os equipamentos necessários e inspecioná-los sem nenhum problema. Os drones, no entanto, se destacam quando a inspeção deve ser feita em lugares de difícil acesso, ou até mesmo quando são necessárias muitas informações. Afinal, eles podem facilmente reunir muitas informações de forma remota, preservando a segurança.

Em alguns lugares do Reino Unido, as entidades públicas utilizam os drones para realizar a inspeção anual de prédios. Essa inspeção periódica com os drones, além de possibilitar uma análise detalhada da estrutura dos edifícios no decorrer dos anos, traz consigo uma economia significativa de gastos — em novembro de 2018, autoridades locais já relatavam uma economia de 4,5 milhões de libras esterlinas.

4. Drones para a localização e resgate de vítimas

O tamanho e a velocidade de alguns modelos de drones, somados às câmeras de alta qualidade e às ferramentas de processamento de imagens térmicas, possibilitam que grandes áreas sejam cobertas em minutos. Em comparação a isso, as buscas realizadas a pé demandam muito mais tempo. Além disso, a capacidade de voo mais próximo das regiões de busca permite que os drones forneçam imagens que os satélites não conseguiriam fornecer. Assim, aumenta o nível de informação e, por consequência, as chances de encontrar a vítima.

No caso da proteção da vítima, os drones podem auxiliar nas melhores rotas para a equipe de resgate chegar em locais de difícil acesso. Com a grande gama de dados que os drones conseguem coletar, o tomador de decisões consegue ser contemplado com maiores informações, possibilitando o melhor resgate possível. Além disso, enquanto o resgate não for possível, pelas diversas complicações reais, os drones são ferramentas de grande importância para o transporte de suprimentos de sobrevivência.

5. Drones para tornar uma cidade auto reparável

Em Leeds, na Inglaterra, uma equipe de engenheiros é responsável pelo projeto de pesquisa e desenvolvimento no uso de drones para o reparo de buracos no asfalto. Nesse projeto, a ideia é tornar Leeds a primeira cidade auto reparável do mundo. Portanto, esse é um tipo de aplicação de drones que evidencia como essa tecnologia tem mais áreas de aplicação do que imaginamos!

Saiba mais!

As utilidades dos drones no setor público são mostradas na prática, dia após dia e em muitos lugares diferentes. Dessa forma, embora esse tipo de aplicação de drones no Brasil ainda seja incipiente e cheio de desafios, ele é certamente muito promissor. Portanto, se você trabalha no setor público e pensa em trazer os drones para a sua operação, ou se ainda tem alguma dúvida sobre essa utilização de drones, entre em contato conoscoAssim, o nosso time pode lhe ajudar!

Autor: José Campos

Compartilhe com seus amigos:

Posts relacionados

Aeronáutica

Como Renovar o Cadastro do meu Heliponto?

Você sabe quais são os procedimentos para renovar um heliponto? Ao trabalhar com esse aeródromo é impossível fugir das normas, documentos e seus prazos. Então, venha conhecer como é realizado tal serviço!

Consultoria

Conheça 4 drones que se destacam em habilidades surpreendentes

Drones estão com a tecnologia cada vez mais avançada. O que pode servir de brinquedo, é também objeto indispensável para empresas que querem se consolidar em tecnologia. Drones com visão computacional conseguem jogar pingue-pongue ou outros tipos de jogos sem colidir-se ou esbarrar em objetos parados ou em movimento. Assim, os drones vêm ganhando o

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudar?