Você possui uma ideia de projeto mecânico inovador que pode revolucionar o seu mercado? Essa ideia traz uma solução específica para um problema latente, mas não sabe ao certo como dar início ao seu desenvolvimento? Mais do que isso, como saber se sua ideia é realmente viável e se ela pode dar certo? A fim de responder essas perguntas, neste texto contamos um pouco sobre as principais etapas para o desenvolvimento do seu produto mecânico inovador!
Por que desenvolver um novo produto?
Se destacar no mercado é revolucionar e buscar diferenciais. A inovação caminha junto ao progresso por estar associada ao poder de impactar a vida de pessoas e negócios, ao passo que o desenvolvimento de um novo produto ou solução é uma área em que inovar é a principal chave. Todavia, a concepção de novos equipamentos, mecanismos, peças ou maquinários, bem como adaptações ou modificações em aparatos existentes não é uma tarefa simples e imediata. Feito de maneira impensada, sem seguir determinadas etapas com inteligência, o desenvolvimento de um novo produto pode resultar em perdas financeiras, além de carência de agilidade e eficiência durante o processo.
Quais são as etapas do processo de desenvolvimento de um produto mecânico?
A seguir, explicamos todas as principais etapas para criar seu novo produto, desde o entendimento das necessidades fundamentais no processo até a prototipagem e patente.
1. Viabilidade
A primeira etapa relaciona-se à definição do seu objetivo e ao entendimento da viabilidade do produto. Assim, o primeiro passo é ter em mente qual problema ele solucionará ou como ele trará benefícios. A partir disso, é hora de fazer todo o levantamento de riscos econômicos, legais e técnicos, dependendo do projeto mecânico.
Em seguida, deverá ser feita a definição do público alvo e a compreensão das tendências do mercado e da demanda por sua solução. Dessa forma, você já terá todo o pré-projeto em mãos, com os requisitos necessários para dar prosseguimento às próximas etapas. A maneira mais efetiva de realizar esses processos é por meio de pesquisas de mercado com concorrentes, clientes e demais stakeholders que possam auxiliar no entendimento dos pontos levantados. Além disso, a internet também é uma excelente aliada nessa busca, podendo trazer dados e informações úteis para a seleção dos pontos viáveis técnica e economicamente.
2. Projeto Conceitual
Baseado nas definições e seleções feitas na etapa anterior, pode-se dar início ao desenvolvimento do projeto conceitual. Essa etapa envolve a construção dos desenhos técnicos, modelagem 2D e 3D, simulações e escolha de materiais. Cada uma dessas fases é fundamental para garantir a qualidade, a eficiência, o perfeito funcionamento, a reprodutibilidade e o aumento de vida útil do seu projeto. Tudo isso resultando na minimização de custos e ganho de agilidade. Isso ocorre pois tais processos são a base para o protótipo e o produto final, fazendo com que eles precisem de menos modificações.
Portanto, para essa etapa é altamente recomendado ter um time de técnicos profissionais dispostos a auxiliá-lo durante todo o desenvolvimento do seu projeto mecânico. Eles devem dominar os melhores softwares para executar desenhos técnicos, modelagem e simulações do protótipo em diversas situações de carga, calor e movimento.
3. Prototipagem
Após a criação das bases do seu projeto mecânico é finalmente hora de criar o protótipo que servirá como ponte para o seu produto final. Ou seja, após os desenhos técnicos, modelagem 2D e 3D, simulações e escolha de materiais, o próximo passo é a prototipagem!
Ela pode ser feita de uma infinidade de maneiras, desde a usinagem à impressão 3D, o que dependerá das suas características e dos materiais. Dessa forma, a partir dela pode-se verificar praticamente todas as funções desejadas e realizar as devidas adequações.
4. Construção dos manuais
Após a prototipagem, é necessário realizar o desenvolvimento dos manuais de funcionamento e montagem do seu projeto mecânico. Essa etapa é feita de modo a garantir a correta utilização, manutenção e funcionamento do produto por parte do consumidor. Logo, eles devem ter conter as devidas instruções para uso e informações acerca de suas características, visando sua perfeita preservação.
5. Patente e comercialização
Por último, caso necessário, deve ser realizada a patente do seu projeto mecânico inovador, a fim de garantir sua propriedade intelectual, junto ao órgão competente. A partir disso, pode-se finalmente iniciar a comercialização do produto e receber pelo seu diferencial!
Esta é a sua hora de inovar!
A inovação é a chave para a evolução e o progresso, responsáveis por aprimorar e facilitar o cotidiano de pessoas e empreendimentos. A sua ideia de projeto mecânico tem potencial para revolucionar, mas para isso é fundamental passar por essas etapas para atingir sucesso e destaque no mercado desejado.
Portanto, agora que você já conhece todas as etapas para desenvolver um produto mecânico, dê início a sua inovação! Conte com a AEROJR. durante a etapa do projeto conceitual para te ajudar nesse sonho! Entre em contato conosco!
Autor: Gabriel de Hollanda