Já imaginou poder vislumbrar o resultado final de uma máquina ou peça, sem antes mesmo montá-la ou construí-la? Tal ação é possível graças à modelagem 3D, mecanismo que possibilita o esboço dos seus projetos. Isso facilita a percepção de possíveis erros e oportunidades para otimização da sua produção. Veja agora como e por que o mercado da modelagem 3D está em ascensão.
Por que utilizar a modelagem 3D?
A tecnologia 3D é fundamental para facilitar o projeto de desenvolvimento de produtos e componentes mecânicos. Ela permite a sua visualização completa, e testa materiais e resistências sob simulações de condições reais, como temperatura e umidade.
Dessa forma ela acaba se tornando um fator essencial para garantir a competitividade de um produtor, além de garantir diversos benefícios ao projeto, como aumentar a vida útil do componente. Atualmente, existem diversos softwares que realizam tal função, apresentando diferentes ferramentas que facilitam o desenvolvimento do projeto, reduzindo custos e ampliando a possibilidade de testes.
O mercado da modelagem 3D
O cenário em 2022 para tal mercado é bem positivo, sendo a modelagem um fator decisivo no processo de manufatura. Isso porque um ambiente competitivo não exige da empresa apenas uma linha de produção, mas também um formato de produção que seja sustentável e que demande pouca manutenção e troca de equipamentos, gerando produto com a durabilidade e qualidade desejadas. E a modelagem 3D oferece esses benefícios.
De acordo com estudo da consultoria Markets and Market, até 2025 o mercado global das impressoras 3D deve atingir um valor de US$ 42,9 bilhões, com crescimento médio de 23,3% (2018-2025).
Benefícios da Modelagem
É possível perceber que a modelagem 3D só entrega benefícios a seu usuário. Um exemplo seria o desenvolvimento com menores chances de erros. Isso acontece porque os esforços são calculados com maior precisão, com possibilidade de detalhamento do artefato e realização de testes de viabilidade. Isso otimiza a fabricação posterior utilizando as ferramentas do software.
Além disso, a personalização das peças torna-se mais fácil, já que a interface permite a realização de modificações estruturais de forma muito prática.
Como iniciar o processo de modelagem?
Esse processo pode partir de um esboço 2D de, por exemplo, apenas uma vista da peça, e por meio de ferramentas do software utilizado, torná-lo tridimensional. Esse mecanismo permite que peças modeladas separadamente tenham uma montagem esquematizada na interface, permitindo testes, como ângulos de rotação, sentidos de encaixe, entre outros.
Como implementar este diferencial no trabalho?
O primeiro passo é selecionar um software que melhor atenda às necessidades da empresa, possibilitando que os funcionários realizem a modelagem 3D com facilidade. Além disso, pode contar com o auxílio de empresas que fornecem o serviço de modelagem caso precise de peças específicas e de difícil acesso.
Gostou? Se quiser saber mais sobre o mercado da modelagem 3D, ou tem interesse em ter esses resultados de forma rápida e com qualidade, entre em contato conosco! A AEROJR. conta com um serviço totalmente personalizado ao cliente, além de possuir um preço inferior ao de mercado. Basta nos contactar em qualquer rede social.
Autora: Geovana Carvalho.