Aeronave Leve Esportiva (LSA) e Experimental

A aviação é uma modalidade muito recente na história da humanidade. Ela surgiu há pouco mais de um século, com uma evolução muito rápida devido à sua aplicação bélica e às vantagens que apresenta para a economia. Hoje, contudo, temos diversas categorias de aeronaves já desenvolvidas e outras em fase experimental. Portanto, venha entender sobre uma das categorias de amplas possibilidades de aplicação: a aeronave leve esportiva!

O que é uma LSA?

Na aviação temos diversas categorias de aeronaves e a LSA é uma delas. A Aeronave leve esportiva (LSA) – do inglês “Light-sport aircraft” – é menor, menos cara e mais fácil de operar do que os aviões de treinamento de voo típicos. Dessa forma, o uso de aeronaves leves esportivas pode ter diferentes propósitos, como desporto, meio de transporte particular, ferramenta de treinamento de pilotagem dentre outros. Contudo, não se pode utilizar as LSA’s para transporte de pessoas e de bens com fins lucrativos. Sendo assim, é permitido apenas mediante aprovação, a atividade de instrução para obtenção do certificado de piloto aerodesportivo realizada por centros de instrução de aviação civil e associações aerodesportivas credenciadas e autorizadas pela ANAC.

A LSA no Brasil

No Brasil o contato com a aviação, por parte de entusiastas e pessoas que não tinham as condições de empresários, se dava por meio dos aeroclubes, onde todos se reuniam pelo simples prazer de poder ter contato com o voo e conhecer mais o meio aeronáutico. Entretanto, devido ao corte orçamentário do DAC, órgão regulador da aviação civil na época, os aeroclubes começaram a desaparecer e com eles o contato dos entusiastas com a aviação.

Em busca de uma alternativa para que os amantes pudessem manter sua relação com a aviação surgiram os primeiros ultraleves no Brasil. No início, começaram a surgir os primeiros e desajeitados modelos aqui no Brasil. A maioria era feita de tubos e recobertos com lonas e utilizavam motores modificados. Desse modo, era o início das construções de aeronaves experimentais no Brasil, que se intensificou a partir da década de 1990.

Aeronave Leve Esportiva nacional -    
 Conquest  da Inpaer
Aeronave Leve Esportiva nacional –
Conquest da Inpaer

LSA e a Aviação Experimental

Você pode perceber que acima citamos aeronaves experimentais e, anteriormente, estávamos falando sobre LSA correto? É comum acharmos que LSA e aeronaves experimentais são coisas diferentes, porém, isso não é uma verdade. Aeronaves LSA, como já foi dito, é uma classe de aeronaves, que inclui as aeronaves experimentais. Dentro da categoria LSA temos as subcategorias S-LSA e E-LSA.

Abaixo vamos conhecer um pouco mais de cada subcategoria e entender as diferenças entre elas.

S-LSA (Aeronave leve esportiva – Especial)

A S-LSA, do inglês “Special Light-Sport Aircraft” é a categoria projetada para atender as especificações do LSA. Assim, é necessário que atenda a um conjunto de padrões desenvolvidos pela indústria que especificam os requisitos de projeto, teste, fabricação e controle de qualidade.

Com a certificação especial pode-se fazer a venda da aeronave, seja ela pronta para voo ou em forma de kit de montagem. Entretanto, só pode ser modificada com autorização do fabricante. Sua manutenção preventiva pode ser feita pelo piloto se autorizado pelo manual de manutenção do fabricante. Além disso, a manutenção e a inspeção anual de condição devem ser realizadas por um mecânico de fuselagem e/ou de motor certificado pelo órgão regulador.

E-LSA (Aeronave leve esportiva – Experimental)

A E-LSA, do inglês Experimental Light-Sport Aircraft” é uma categoria ampla que se aplica a qualquer aeronave que não tenha obtido um certificado de aeronavegabilidade padrão ou especial. Assim, muitas aeronaves em exposição e apresentações de shows aéreos possuem o certificado de aeronavegabilidade Experimental. Novos projetos de aeronaves são em geral experimentais, pois essas aeronaves estão sendo desenvolvidas e testadas.

Além disso, uma aeronave experimental não pode ser vendida ou alugada. Pode ser modificada por qualquer pessoa, sem a necessidade de autorização do fabricante. Não há requisitos ou restrições sobre quem pode realizar manutenção ou modificações nos E-LSAs. A manutenção e a inspeção anual de condição podem ser realizadas pelo proprietário, desde que ele realize um curso de manutenção especifico para a sua aeronave.

Em geral, as E-LSA são uma versão do kit de um S-LSA no qual o proprietário decide converter para E-LSA. Isso é feito para que ele possa fazer modificações e executar a manutenção ou uma aeronave totalmente construída de forma amadora. Portanto, essa categoria é conhecida como aeronave E-AB.

Então, qual escolher?

As subcategorias de LSA contêm características bem diferentes entre elas. Contudo, a escolha do tipo de certificação pelo proprietário deve levar em consideração o objetivo que ele tem com a aeronave.

Está em dúvida em qual certificação deve escolher? Então, entre em contato conosco da AEROJR. estamos sempre prontos para lhe ajudar!

Autor: Diego Arruda

Compartilhe com seus amigos:

Posts relacionados

Aeronáutica

Como Renovar o Cadastro do meu Heliponto?

Você sabe quais são os procedimentos para renovar um heliponto? Ao trabalhar com esse aeródromo é impossível fugir das normas, documentos e seus prazos. Então, venha conhecer como é realizado tal serviço!

Consultoria

Conheça 4 drones que se destacam em habilidades surpreendentes

Drones estão com a tecnologia cada vez mais avançada. O que pode servir de brinquedo, é também objeto indispensável para empresas que querem se consolidar em tecnologia. Drones com visão computacional conseguem jogar pingue-pongue ou outros tipos de jogos sem colidir-se ou esbarrar em objetos parados ou em movimento. Assim, os drones vêm ganhando o

1 comentário em “Aeronave Leve Esportiva (LSA) e Experimental”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudar?