Como uma empresa júnior ganha dinheiro?

No Brasil, já existem mais de 1.300 Empresas Juniores com mais de 29.000 membros e 13.000 projetos executados. Essas são associações sem fins lucrativos de alunos de ensino superior, que executa projetos reais que abrangem sua grade curricular. Nenhum dos membros de uma EJ é remunerado. Porém, então para que e como uma empresa júnior ganha dinheiro?

Lucratividade e a Lei

A AEROJR, por exemplo, é a Empresa Junior da Engenharia Aeroespacial da UFMG. Podendo admitir, portanto, somente alunos desse curso e executar projetos relacionados à sua ementa.

Mas, afinal, por que são chamadas de “empresas” se não tem fins lucrativos? Isso se deve ao fato de serem, de fato, empresas. Dessa forma, precisam pagar impostos, realizar processos seletivos, cuidar de sua situação jurídica e financeira e, claro, lidar com clientes reais. Além disso, são regulamentadas pela lei 13.267/2016 da Empresa Júnior e têm obrigações muito semelhantes às de outras empresas, por isso se organizam similarmente. O resultado é um ambiente de empreendedorismo no qual alunos de graduação não só aprendem colocando a mão na massa naquilo que estudam no curso. Mas é, também, por meio da vivência empresarial, inteiramente responsáveis pela sobrevivência e sucesso de sua EJ.

Solucionar, faturar e aprender

Portanto, uma Empresa Júnior tem custos reduzidos por não pagar salários, mas vende soluções para clientes reais a preço reduzido. Ou seja, por meio disso cria um ambiente de intenso aprendizado. Além do conhecimento dos membros adquirido no curso a EJ conta com apoio dos professores e experiência em projetos anteriores, o que resulta em elevada capacidade técnica para uma execução de alta qualidade. A Excelência do movimento em sua capacidade de solucionar problemas e impactar a educação brasileira já é amplamente reconhecida no país, sendo parceiros notórios do movimento a Ambev, o Bradesco e a Vivo dentre outros tantos, através da Brasil Júnior.

Essa capacidade de solucionar problemas a custo reduzido traz grandes benefícios principalmente para pequenas e médias empresas, com bom ROI (retorno sobre investimento) para projetos e consultorias realizadas com EJs. Por isso, o Movimento Empresa Júnior tem experimentado crescimento vertiginoso, gerando retorno para seus clientes e assim ganha dinheiro para se manter e potencializar a educação superior, com grande impacto no Brasil. Então se precisa de consultoria especializada, não perca a oportunidade de contratar uma EJ !

Autores: Jonatas Eler e Carlos Danyel

Compartilhe com seus amigos:

Posts relacionados

Normas ISO 17025 e ISO 9001: diferenças e benefícios

O Que São as Normas ISO 9001 e ISO 17025 eQual a Importância Delas para uma Boa Gestão de Qualidade? As normas ISO 17025 e ISO 9001 são documentos normativos técnicos internacionais que apresentam os requisitos necessários para a execução efetiva de um bom sistema de gestão da qualidade  (SGQ). Assim, a importância dessas está

Consultoria

Aplicativos para mapeamento com Drone: os 5 melhores

O uso de drones no mercado de topografia e georreferenciamento cresce a cada dia mais. Nesse meio, a escolha certa dentre os aplicativos para mapeamento com drone é, com certeza, um diferencial do serviço prestado. Existem vários aplicativos de voo autônomo no mercado, alguns gratuitos e outros pagos, que são utilizados através de dispositivos móveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudar?