Se você é fã de Star Wars, com certeza já se surpreendeu com os robôs da saga. De maneira especial, o C-3PO, o R2-D2 e o BB-8, roubam a cena e são personagens de grande importância na trama. A saga que, ao longo dos anos ganhou fãs no mundo todo, ficou marcada por trazer uma história envolvente atrelada a uma visão futurista e tecnológica que nos leva hoje a conversar sobre os robôs de Star Wars, a robótica dos filmes e da vida real.
C-3PO
O personagem C-3PO é um robô androide, fluente em 6 milhões de línguas. Sua aparência chama a nossa atenção para o desenvolvimento crescente de robôs humanoides capazes de se comunicar com seres humanos e dotados de inteligência artificial. Em função de sua incrível habilidade linguística, o C-3PO cumpre, ao longo da saga, a função de intérprete e é categorizado como um “droide de protocolo” e, apesar de parecer muito distante de nossa realidade, cada vez mais robôs possuem características humanas e são programados para serem cada vez mais inteligentes e comunicativos.
É o caso da Sophia, a robô mais inteligente do mundo. Além de se parecer muito com uma pessoa, a Sophia é capaz de expressar emoções e reações faciais. Isso é algo que chamou a atenção do mundo todo. Sophia é capaz de dar entrevistas, formulando suas próprias respostas, gravar comerciais e até mesmo posar para capas de revista.
R2-D2
Já dróide astromecânico R2-D2 é um dos principais personagens da trama. Ficou marcado por bancar o herói em diversos momentos dos filmes, ganhando o coração do público. Além disso, o R2 é o responsável pela manutenção e navegação de astronaves.
Parece coisa de filme, né? Mas o Robonaut 2, também chamado de R2, é o primeiro robô a bordo da ISS (International Space Station). O R2 da vida real é responsável por operações espaciais de alta precisão que podem gerar riscos para os astronautas.
BB-8
Por último, mas não menos importante e aclamado, o BB-8 é um robô esférico com movimentação livre de sua cabeça em formato de domo. Por meio da inteligência artificial ele consegue se comunicar com quase todas as espécies da galáxia, inclusive humanos. Nos filmes o BB-8 é interpretado por um fantoche e também por uma unidade robótica controlada por controle remoto.
A característica mais marcante do BB-8, além de ser fofo, é sua capacidade de comunicação. De maneira semelhante, o robô NAO, projetado pela empresa francesa Aldebaran Robotics, é capaz de se comunicar com seres humanos em diversas línguas e tem sido objeto de várias pesquisas sobre o benefício da interação humano–robô. O NAO é equipado com microfones, alto falantes, câmeras, sensores táteis, luzes (LED), mãos e movimentos corporais, além de possuir reconhecimento de voz e de face, e ter um controle de voz ajustável.
Todas essas características fazem com ele seja ferramenta para o desenvolvimento de pesquisas e metodologias que visam a melhoria da qualidade de vida de pessoas autistas, por exemplo. O NAO também se faz cada vez mais presente nas salas de aula estimulando o aprendizado teórico e prático sobre robótica.
Robôs da Atualidade
A importância desses robôs vão além das áreas de saúde e de educação. O desenvolvimento de robôs mais inteligentes também são de extrema importância e aplicabilidade nas ciências espaciais.
Como exemplo, a sonda espacial Curiosity chegou à Marte em 2012, e sua sucessora a Mars-2020 promete ser completamente inovadora. Ferramentas e instrumentos científicos, como câmeras, lentes de aproximação, um espectrômetro de raios X, um laser que consegue vaporizar as rochas e o solo para analisar a sua química, bem como novas rodas e mais autonomia do que o Curiosity, com certeza potencializarão o conhecimento da humanidade sobre o planeta vermelho.
O desenvolvimento da robótica aplicada à exploração espacial, além de ser muito legal, economiza dinheiro, tempo e, principalmente, reduz riscos. Dessa forma, assim como os robôs de Star Wars, os da vida real atuam como protagonistas na exploração espacial atual.
May the 4th be with you!
No final das contas podemos notar que o desenvolvimento tecnológico se aproxima cada vez mais da ficção. Portanto, coisas que antes não eram possíveis hoje em dia estão acontecendo. Sejam sondas espaciais ou robôs humanoides, uma coisa é certa: a vida está imitando a arte. May the 4th be with you!
2 comentários em “Conheça os Robôs de Star Wars da Vida Real”
A internet hoje em dia ajuda muito com informações e leva
as pessoas aos lugares que elas nunca imaginaram, mas
existem alguns artigos na internet que são pura perda de
tempo. Posso dizer que seu artigo ajudou muito e também
é extremamente útil. Obrigado pela informação e
compartilhado no meu facebook.
Que bom que gostou do nosso artigo! Agradecemos muito pelo seu comentário e por ter compartilhado! Esperamos poder contribuir cada vez mais trazendo conteúdos relevantes e que ajudem nosso público.