Certamente, ao menos uma vez em nossas vidas, já participamos de algum evento cujo a filmagem foi realizada por drones. Ou ainda, já lemos/assistimos alguma reportagem que fala, entusiasmadamente, sobre como os drones serão importantes no futuro para entrega de alimentos e mercadorias. O que lhe mostraremos neste texto, no entanto, é a utilização de alguns drones inusitados no mercado a fora. Provaremos que a aplicação desses poderosos instrumentos pode ir muito além do que nossa mente consegue imaginar. Além disso, qualquer um de nós consegue facilitar a vida, em algum aspecto, com a utilização de drones.
Fugindo do esperado
Provavelmente, a primeira coisa que vem em sua mente quando falamos a palavra “aeronave” são as famosas e gigantes que atravessam o mundo, facilitando deslocamentos que seriam de imensa demora e complexidade se feitos por outros meios de transporte. O que poucas pessoas sabem é que uma aeronave pode ser facilmente adquirida (por um valor nem tão caro) por qualquer um de nós. E ainda, não precisa de um hangar para colocá-la (muitas delas cabem em uma maleta!). O objeto, em questão, trata-se de um drone!
O drone é uma aeronave remotamente pilotada que vem ganhando muito destaque nos tempos atuais. Isso é devido às suas funcionalidades e por seu fácil acesso por boa parte da população brasileira. É um fato que os drones estão sendo amplamente usados nas mais diversas áreas e para diferentes aplicações. Porém, existem alguns usos inusitados que são pouco explorados, mas podem revolucionar essas áreas. A seguir falaremos sobre 3 utilidades de drones inusitados.
1 – Drones utilizados para colheita de frutas
Certamente, ao juntar os tópicos drones e agricultura, o que vem em sua mente é pulverização de plantações. De fato, a utilização de drones para irrigação e controle de pragas mostra-se uma excelente vantagem competitiva no mercado agropecuário. O drone é um facilitador simples e barato no trabalho de fazendas em todas as regiões do Brasil. Porém, apesar de pouco difundida, a ideia de utilizar drones como facilitadores na pulverização é pouco inovadora, pois, como já destacado anteriormente, é a primeira das opções na agropecuária quando lidamos com drones.

Uma ideia de drone inusitado que chama a atenção, porém, na agropecuária brasileira, é a da utilização de drones para colheita de frutas. Afinal, um drone possui toda a versatilidade que uma máquina robusta e cara, muitas vezes com foco de atuação específico, não conseguiria proporcionar ao agricultor.
Vantagens de utilizá-los na colheita de frutas
Ter um drone trabalhando na linha de frente da colheita de frutas dá ao agricultor um diferencial de inovação e modernidade que certamente acarretará em uma vantagem competitiva no mercado. Falando em vantagem competitiva, um drone pode fazer o trabalho de forma mais segura e eficiente no campo. Isso gera uma economia com pessoal que poderá ser reinvestida no próprio comércio do agricultor.

É claro que um drone que saiu diretamente da fábrica não conseguirá atender à demanda de coletar as frutas fazenda a fora. Para isso, será necessário fazer algumas modificações em seu drone. Essas modificações devem permitir que ele realize esse e demais trabalhos inovadores que fogem do escopo de sua fabricação. Felizmente, essas modificações podem ser facilmente realizadas, e você pode conferir aqui como realizar esse processo.
2 – Drones utilizados para instalação de cabos de energia elétrica
Passando, agora, para o cenário urbano, nos deparamos com mais uma utilização de drones inusitados, desta vez no setor elétrico. Novamente, vemos que, com as corretas adaptações, um drone é capaz de participar ativamente de um processo de alta complexidade. A utilização de drones em um processo de construção civil não é nada inovadora, uma vez que essa aplicação é pré-determinada nas empreiteiras, tendo o drone um destino certeiro ao entrar em uma obra urbana.

Porém, a ideia inusitada que surgiu de uma multinacional brasileira revoluciona a aplicação dos drones nas redes de energia elétrica. A proposta não se limita à utilização de drones para mapeamento e topografia do local de instalação das redes, como é de comum realização. Mas mostra-se inovadora, já que o drone participa ativamente do processo de instalação das redes elétricas. Sua função é içar os cabos de energia e transportá-los entre as torres.
Benefícios de instalar cabos de energia elétrica com drones
Esse processo ganha destaque pela enorme preservação ambiental que fornece. Caso os drones não estivessem atuando, seria necessário derrubar a vegetação ali presente. Somente assim as equipes conseguiriam chegar ao local de instalação transportando os cabos. No entanto, como o drone possui a versatilidade do transporte aéreo, é possível realizar essa atividade sem que a vegetação seja devastada.
Outro ponto de extrema relevância a ser lembrado é a segurança dos trabalhadores. Transportar os cabos de energia na altura que o drone o faz é humanamente arriscado, levando em conta que, caso haja uma queda, as consequências poderiam ser fatais. Felizmente, como o drone é remotamente pilotado, a única tragédia que possa vir a acontecer é no bolso do proprietário, muito menos valioso que uma vida humana.
É claro que, como no caso dos drones que colhem frutas, algumas adaptações seriam necessárias para seu correto funcionamento nesse tipo de serviço. Outro ponto interessante é que, para as articulações que o drone deve realizar no transporte dos cabos, é muito importante ter um piloto capacitado responsável pela condução do veículo. Para isso, recomenda-se a contratação de um piloto capacitado ou, se preferir, a capacitação de um pessoal interno à empresa através de um curso de pilotagem de drone.
3 – Drones utilizados para controle da covid-19
Os drones inusitados que mais chamam a atenção desde o ano de 2020 certamente são os voltados para o controle da pandemia provocada pelo Sars-CoV-2. Dessa vez, não lidamos com um complexo projeto de prototipagem, mas com um interessante aproveitamento das funcionalidades básicas de um drone. A aplicação em questão trata-se da utilização dos drones em ações que possibilitam tanto o controle quanto a interferência ativa do vírus. Por consequência, promovem uma maior prevenção à população quanto ao contágio do novo coronavírus.
Mas como pode ser feito o controle?
A maior parte dos projetos para o controle da covid-19 envolvem a análise da população em locais públicos. Adaptações nos softwares filmadores dos drones são criadas para que facilitem a identificação de locais de aglomeração descontrolada, distanciamento social, uso de máscaras, temperatura corporal, entre outros. A partir desses dados, órgãos públicos podem ter acesso a um maior banco de informações que auxiliam no controle e tomada de decisões nesse cenário atípico.

Um interessante recurso já muito utilizado, como destacado no caso dos drones no mercado agropecuário, é o de drones como pulverizadores. Apesar de muito comum na agricultura, uma aplicação inusitada desse recurso é a de pulverizar áreas públicas para a inativação do vírus causador da Covid-19.
É importante ressaltar que, apesar de não exigirem modificações complexas, é recomendado que a implementação de softwares e de sistema de pulverização em drones seja realizado por pessoal capacitado, a fim de assegurar a qualidade dos processos realizados. Além disso, por estar sobrevoando área com público, os drones precisam seguir as regras públicas de sobrevoo e devem ter à disposição um piloto capacitado para tal situação.
E aí, gostou dos usos para drones inusitados e quer participar da lista de empresários inovadores no mercado de drones? Caso tenha alguma dúvida ou ideia, deixe aqui nos comentários ou entre em contato conosco pelo e-mail [email protected]
Autora: Luana Sartori