Sabemos que o mercado de drones vem crescendo nesta última década. Com ele, diversos serviços são prestados, indo muito além do uso recreativo. Dentre estes serviços, encontramos melhorias logísticas em empresas, monitoramento e segurança, fotografia e usos em esportes radicais. Apesar disso, um dos serviços mais vantajosos é o uso de drones para topografia e estudos de terrenos. Este, inclusive, está em pleno crescimento no Brasil.
Tradicionalmente, os estudos de topografia são feitos por helicópteros, aviões ou equipes de topógrafos em terreno. Assim, a maioria dessas alternativas vêm se tornando obsoletas, tendo em vista que as duas primeiras são demasiadamente caras e podem colocar em risco a vida humana quando se analisa terrenos de difícil acesso. Já o estudo em terreno despende um tempo extremamente grande para se fazer o mesmo trabalho das alternativas anteriores. Entretanto, tem como vantagem a exatidão do resultado final, que é maior que as anteriores.
Drones: uma nova solução
Pensando nisso, a topografia com drones se torna a melhor alternativa, aliando um baixo custo, rápido tempo de voo e mínimo risco possível. Além disso, consegue alcançar áreas de difícil acesso, algo que nenhuma das outras alternativas poderiam conseguir. Dessa forma, os drones aplicados à aerofotografia conseguem realizar em poucos minutos o trabalho que seria despendido em dias com os equipamentos convencionais próprios para topografia, como a Estação Total e o GPS RTK. Ademais, as imagens oferecidas pelos drones são superiores às imagens que os satélites oferecem, mesmo que exista nuvens no caminho do drone enquanto ele percorre a área.
Como é feita a topografia com drones?
Nesse sentido, os passos para se fazer uma topografia com drones são:
- Delimitação da área a ser sobrevoada e realização do plano de voo;
- Mosaico 2D das imagens obtidas e sobrepostas;
- Geração do modelo em 3D com a nuvem de pontos obtidos nas imagens;
- Cálculos em softwares específicos do modelo topográfico.
Apesar das inúmeras vantagens do uso de drones para levantamentos topográficos, é fundamental que se analise as necessidades de cada projeto. Desse modo, é possível escolher a melhor forma de obter os resultados esperados, de acordo com os requisitos de cada projeto.
Além da diminuição drástica dos custos e da facilidade de operação para o serviço, a popularização dessa tecnologia gera uma banalização dos procedimentos técnicos necessários para o projeto. Sendo assim, é comum encontrar clientes que tiveram uma péssima experiência com a tecnologia de drones no levantamento topográfico de seus terrenos, tendo em vista os mitos e verdades acerca do assunto. Dessa maneira, é importante frisar a necessidade de profissionais da área para que o estudo do terreno saia da forma correta, tendo em vista que esse é um trabalho de engenharia.
Invista na Topografia Com Drones
Se interessou? Então, que tal falar com quem entende do assunto? Nós da AEROJR. (empresa voltada ao ramo aeronáutico), em conjunto com a Emas Jr (empresa do ramo de meio ambiente, saneamento básico e construção civil) estamos prontos para sanar suas dúvidas e lhe apresentar o que tem de mais moderno e econômico no uso de drones para topografia!
Portanto, contate-nos!
Autor: Pedro Picanço