A História dos Drones

Os VANTs (Veículos Aéreos Não Tripulados), popularmente conhecidos como drones, são aeronaves que podem ser controladas sem que haja um piloto a bordo. Apesar de parecer um conceito novo, a história dos drones está presente há muito tempo, em especial na área militar.

Primeiros registros

O primeiro registro do uso de um veículo aéreo não tripulado foi em 1849, na Áustria. Contudo, como era para fins bélicos ocorreu por meio de balões bombardeiros. A partir desse, a tecnologia começou a ser estudada mais a fundo, com diversos protótipos sendo criados com intenção usá-los em guerras. No entanto, isso só foi acontecer de fato durante a Segunda Guerra Mundial.

história dos drones

Assim, a primeira produção de drones em larga escala ocorreu com Reginald Denny e a Radioplane Company. A empresa, que vendia protótipos de drones militares para o exército americano, chegou a fabricar quinze mil modelos para a Guerra. Entretanto, o primeiro drone a causar danos reais no conflito foi o Vergeltungswaffe 1 (V-1).

O primeiro ataque usando uma bomba V-1, conhecida como buzz bomb pelo ruído que produzia ao voar, ocorreu em 1944 contra Londres. Depois, com o sucesso da operação, as V-1 começaram a ser produzidas em larga escala. Já no pico de sua fabricação, elas foram lançadas 100 vezes por dia contra a Inglaterra. Registros apontam que quase 9.500 bombas foram lançadas contra o país, tendo interrompido o envio apenas um mês antes do fim da Segunda Guerra Mundial. 

A baixa eficiência da nova tecnologia

Apesar da ampla produção de bombas V-1, sua taxa de sucesso ao atingir o alvo planejado foi de apenas 25%, sendo uma porcentagem muito baixa. Isso ocorreu pois, apesar de ter uma tecnologia em constante aprimoramento, ainda haviam falhas mecânicas e erros de orientação, resultando em desvios frequentes do alvo. Além disso, muitas bombas também foram destruídas pela força aeronáutica britânica em defesa do país (cerca de 1.000), impedindo maiores tragédias.

Após o período das Guerras Mundiais, o desenvolvimento de tecnologia voltada para drones foi incentivado e acelerado. Parte desse incentivo foi promovida pela corrida armamentista e tecnológica existente na Guerra Fria, na qual houve avanços nas áreas de reconhecimento de território e testes nucleares.

A história dos drones no Brasil

Ainda nesse período, foi documentado o primeiro desenvolvimento de um VANT em terras brasileiras. Dessa forma, aconteceu em uma parceria entre o Centro Técnico Aeroespacial (CTA) e a Companhia Brasileira de Tratores (CBT). O projeto foi iniciado em 1982, porém, foi arquivado antes do primeiro voo do drone a jato. Entretanto, esse projeto trouxe fôlego para o mercado de drones no Brasil, o que impulsionou o investimento de outras empresas nessa tecnologia.

A intenção era desenvolver produtos que atendessem as necessidades dos órgãos militares brasileiros, como a Marinha, a Aeronáutica e o Exército. Para eles, o uso de VANTs é vantajoso por vários motivos. Entretanto, o principal, seria o treinamento real de unidades antiaéreas, usando drones como alvos sem que haja riscos para a equipe envolvida no treino.

Todo esse interesse nos benefícios proporcionados pelos drones acabou gerando um novo mercado para eles: VANTs voltados para uso civil. Mesmo que com um passado bélico e uso restrito apenas para fins militares, hoje os drones são vistos quase como brinquedos por algumas pessoas, tornando-se um item recreativo e útil para diversas atividades, como já mostramos por aqui.

De equipamento militar a brinquedo

E não para por aí! Com o constante aprimoramento da tecnologia dos VANTs, a projeção é que novas utilidades sejam encontradas e novos mercados sejam atingidos pela inovação. Desde armas até fontes de renda, fica claro que os drones revolucionaram nossa ciência e nossa maneira de ver o mundo. Dessa maneira, deixamos aqui uma pergunta: o que podemos esperar para o futuro dos veículos aéreos não tripulados?

Então, deixe aqui nos comentários a sua resposta! Mas caso queira aprender mais, baixe aqui o nosso e-book gratuito que fala sobre tudo que os drones podem fazer em empresas!

Compartilhe com seus amigos:

Posts relacionados

Consultoria

Aplicativos para mapeamento com Drone: os 5 melhores

O uso de drones no mercado de topografia e georreferenciamento cresce a cada dia mais. Nesse meio, a escolha certa dentre os aplicativos para mapeamento com drone é, com certeza, um diferencial do serviço prestado. Existem vários aplicativos de voo autônomo no mercado, alguns gratuitos e outros pagos, que são utilizados através de dispositivos móveis.

Aeronáutica

Homologação de Helipontos: Importância e como realizar

A homologação de um heliponto é o processo de reconhecimento de que esse está de acordo com as normas da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), realizado a partir da estruturação de um Plano Base de Zona de Proteção de Heliponto (PBZPH) , caracterizando que este está apto para o uso. Assim, no decorrer deste texto,

1 comentário em “A História dos Drones”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudar?