Um pouco sobre a evolução dos drones e um comparativo de drones usados em diferentes finalidades, tudo isso para quem é fã da área!
A evolução da história humana mostra que, desde muito tempo, desenvolvem-se novas tecnologias para a guerra, mas acabam tornando-se de uso civil e pacífico. Não é a primeira vez que isso acontece e não será a última.
Assim, pode-se dizer que o GPS é o maior exemplo disso. Ele começou como uma arma de rastreamento à distância. Porém, com o decorrer do tempo, tornou-se de acesso público. Dessa forma, passou a ser de grande ajuda para localização e locomoção principalmente nos grandes centros.
A evolução dos drones no decorrer da história
Com os drones aconteceu uma história muito semelhante. Sendo assim, surgiram como uma arma de guerra para atacar/monitorar locais sem a necessidade de um piloto e hoje são usados para recreação.

No início, os drones eram bem restritos, disponíveis apenas para uso das Forças Armadas. Além disso, a tecnologia usada era rudimentar em relação à que temos hoje, sendo a eficiência dos drones bem baixa e os preços exorbitantes. Entretanto, essa realidade mudou com os elevados investimentos em pesquisa na área. Portanto, proporcionou-se uma grande melhora na eficiência desses veículos e na tecnologia empregada. Mais um salto evolutivo que jogou os drones nas prateleiras das lojas de eletroeletrônicos mundo afora.
Hoje, o acesso público a esses veículos aéreos já permite usá-los em diversas aplicações. Por exemplo, na indústria sua utilização é no monitoramento de locais de difícil acesso ou para segurança e na fotografia para esportes ou propagandas com imagens fantásticas. Assim, vemos que a cada dia descobre-se mais utilizações para essa tecnologia, e tudo isso por um preço bem acessível!



Comparativo dos mais diferentes modelos de drones
Fizemos, então, uma lista comparando alguns modelos de drones. Apresentamos desde os mais simples até os mais avançados, entre baratos e caros, militares e civis. Dessa forma, a lista está ordenada do menor e mais barato para o maior e mais caro drone feito até hoje.
1 – EACHINE E55
Com um tamanho ultracompacto e um desing delicado, o E55 da Echine é um drone para uso pessoal que literalmente cabe no seu bolso! Ele possui apenas 16 cm quando pronto para voo, os quais permitem manobras em lugares fechados ou com pouco espaço. Portanto, pode-se utilizá-lo até mesmo em sua casa ou apartamento.

Além disso, ele conta com uma câmera que apesar de não ser muito avançada, é suficiente para ótimos takes!
2 – PARROT MAMBO FPV
Um modelo FPV (First Person View) é feito para usá-lo com um óculos de imersão. Nele, a “visão do drone” passa a ser a “visão do usuário”, ou seja, é um equipamento de imersão no qual o usuário se coloca no lugar do drone. O PARROT MAMBO FPV tem uma câmera que grava em HD dois modos de voo – caso queira correr com ele – e uma bateria de alta performance.

Esse modelo costuma ser mais caro que o E55 da Eachine, mas é mais potente em voo com uma câmera melhor. Sendo assim, perfeito para quem quer adrenalina em um voo imersivo!
3 – DJI PHANTOM
Sendo o modelo de drone pessoal mais conhecido para uso civil, os modelos Phantom da empresa DJI são considerados top de linha. Desse modo, são perfeitos tanto para uso profissional quanto amador, uma vez que os Phantom contam com câmeras HD 1080p para a melhor resolução em voo.

O Phantom 4 Pro v2.0 conta com redução de barulho das hélices, conectividade com vários aparelhos simultâneos e ainda com um voo de até 30 minutos! É uma experiência incrível para os amantes de drones e o melhor de tudo é poder usar um desses para trabalhar!
4 – MQ-9 REAPER
Entrando agora na área militar temos o MQ-9 REAPER, um drone relativamente simples, se comparado com o próximo dessa lista. Ele é muito usado pelas Forças Armadas norte-americanas, realizando diferentes tarefas.
Tal modelo foi projetado para realizar missões de vigilância, reconhecimento, apoio aéreo, busca e resgate em combate, ataque de precisão, supervisão de comboio, liberação de rota e orientação aérea terminal. Assim, inúmeras funções para um drone com enorme poder de fogo são o que fazem dele uma arma perigosa.
Por ter fins militares, esse drone não está disponível para uso civil.

5 – RQ-4 GLOBAL HAWK
O nosso último modelo de drone dessa lista é mais um modelo militar. Projetado para voos em altas altitudes e longas viagens, o RQ-4 GLOBAL HAWK chega a 574 km/h e não possui armamento militar. É equipado com sensores poderosos para monitorar o clima em escala global, prestando auxílio ISR (sigla em inglês para inteligência, vigilância e reconhecimento) para forças combatentes pelo mundo.
A evolução dos drones nos levou a um momento em que eles estão presentes em todo lugar, sejam civis ou militares, profissionais ou amadores. Eles estão cada vez mais acessíveis e atuando para melhor atender o ser humano e o meio ambiente de forma equilibrada e saudável. Entretanto, até onde isso pode ir? Será que no futuro os drones serão o principal veículo delivery, entregando até mesmo sua pizza em casa? Será que veremos “policiais drones” fazendo patrulhas de fronteiras? Teremos que esperar para ter certeza do que virá, mas até lá você pode dar suas sugestões do que espera para o futuro dessas máquinas. Comente aqui em baixo! E para mais conteúdos sobre drones acesse nosso blog!
Autor: Thalles Raspanti
Adorei seu conteúdo Parabéns, bem completo e dinâmico. Era exatamente o que eu estava buscando na internet e todas as minhas dúvidas foram tiradas aqui. Muito sucesso e gratidão!
Agradecemos muito o comentário Amanda! Nos esforçamos para poder trazer conteúdo de qualidade para nossos leitores e que realmente atendem suas necessidades. Temos outras postagens sobre drones se for seu ramo de interesse e ainda traremos muito mais conteúdo a cerca dessa temática! Fique atento a nossa categoria drones https://aerojr.com/blog/category/drones/