Apesar de toda a diversão, já se sentiu incomodado pelos ruídos do carnaval? Perdeu sono, ficou ansioso, ou teve mal-estar? Bem, esta época do ano de fato pode trazer tais incômodos. Porém, com algumas dicas, pode-se amenizá-los para apenas tirar proveito de toda a festa!
Festa Barulhenta
Com uma longa e rica história desde que chegou ao Brasil no século XVII, o carnaval brasileiro se tornou o maior do mundo e o mais longo feriado do país. A maior festa nacional, entretanto, também destaca-se como a mais barulhenta em muitas cidades. Para se ter ideia da diferença de ruído produzido, a Lei do Silêncio em Salvador, por exemplo, é alterada nesse período. De 70 dB durante dias normais é permitido 110 dB próximo ao carnaval. Esse valor é o mesmo que um avião comercial a jato em decolagem ou um show de rock ao vivo. Convertendo essa escala em decibéis, o limite do som é aumentado em 16 vezes!

Sua saúde nesse carnaval
Mesmo para quem quer aproveitar o feriado para se divertir ou para quem quer apenas descansar, o barulho não é só inconveniente como também danoso para a saúde. O excesso de ruído, a depender da intensidade e do tempo de exposição, é capaz de causar danos físicos permanentes e irreparáveis para o tímpano ou células auditivas. Ademais, o excesso também resulta em aumentos da ansiedade, irritabilidade, fadiga mental, e até mesmo dos batimentos cardíacos. Além disso, interferem no sono, no lazer e no trabalho da população exposta ao barulho excessivo.

O melhoramento acústico pode ser uma saída para tais problemas se ocorrerem frequentemente. Entretanto, existem diversas medidas acústicas para evitar esses danos à saúde. Manter distância das caixas de som, alternar a exposição ao som de tempos em tempos, investir em protetores auriculares, entre outras medidas, podem ajudar a evitar tais efeitos negativos.
Carnaval e legislação
O carnaval sempre foi uma época de muito barulho. Nesses dias de folia, muitos se esquecem que há uma legislação que protege os cidadãos de casos extremos de perturbação sonora.
A tão comentada Lei do Silêncio não deixa de valer nesses períodos. As legislações estaduais e municipais reforçam a necessidade de um controle de ruídos em inúmeros casos. Essa lei, na realidade, faz referência a um conjunto de diversas leis, em diversos âmbitos constitucionais, que estabelecem restrições para a emissão de ruídos para determinados períodos do dia.

Na Constituição Federal, a Lei das Contravenções Penais, determina as condições de perturbação do trabalho ou sossego alheios, que podem levar à multa. Em casos extremos, o excesso de ruído leva até mesmo à prisão.
Outras legislações, em especial no âmbito estadual e municipal, trabalham com termos mais específicos. São determinados os níveis máximos de ruídos aceitáveis em cada momento do dia. Em geral, pode-se dizer que aceita-se, durante o dia, ruídos de até 70 decibéis. No período da noite, a partir das 22h, aceita-se ruídos de no máximo 50 decibéis.
Nessa época de carnaval, é importante ficar atento nas legislações locais, e garantir que nenhuma regra está sendo transgredida. Aos que moram em apartamentos, a atenção deve ser dobrada. Os valores máximos de ruído são facilmente alcançados em prédios, principalmente durante a noite.
Como as legislações são muito variadas, vale a pena conferir o e-book produzido pela AEROJR. Ele comenta e explica de forma mais abrangente e detalhada alguns tópicos importantes sobre as leis que tratam de acústica no Brasil.
Soluções Simples

Para quem quer sossego, mesmo que entre um bloquinho e outro, felizmente, nem tudo está perdido durante o Carnaval. Algumas soluções simples podem ser adotadas para minimizar o ruído e não deixar a festa invadir sua moradia em momentos inadequados. Para tanto, devemos nos atentar principalmente às aberturas e frestas que conectam o interior do domicílio ao ambiente exterior – em geral, portas e janelas. Para além do simples fato de fechá-las, seguem algumas dicas:
Tecidos Sobrepostos
Tecidos encorpados e sobrepostos em frente a uma esquadria podem agir como absorvedores sonoros, principalmente para sons mais agudos. Dessa forma, utilize algumas toalhas e/ou edredons e afins para evitar gritos, músicas estridentes e buzinas, por exemplo. Se já houver cortina instalada, feche-a e/ou aproveite sua estrutura para adicionar algumas camadas de tecido nos momentos mais críticos. Se o barulho está vindo da porta, é possível bloquear as frestas com selo acústico. É possível também, simplesmente, colocar uma toalha enrolada nos dois lados da porta, bloqueando a entrada do som pela parte de baixo desta.
Isolamento
Se entra ar, entra som. Portanto, utilize tecidos, borrachas ou espumas para vedar frestas de portas e janelas já fechadas. Isso aprimora ainda mais o isolamento sonoro. Quanto mais camadas de barreira ao som, menos ele entra no recinto.
Cortina acústica
Uma cortina acústica pode ser um investimento interessante para aqueles que enfrentam o problema com frequência. Diferentemente das janelas e portas acústicas, cuja eficiência e preço são significativamente maiores, as cortinas acústicas são soluções mais simples. De fácil instalação, elas apresentam um custo que depende do seu tamanho, formato e efetividade desejados.
Disposição dos móveis
O som também pode estar se propagando pela estrutura do cômodo. Nesse caso, mude a disposição da mobília e posicione móveis densos entre você e a fonte do som. Tapetes também podem ser bons aliados para aprimorar o conforto acústico de um ambiente nestes casos.
Como a AEROJR. pode ajudá-lo
Essas dicas podem fazer a diferença durante o Carnaval e em outras situações de barulho do lado de fora da casa. Mas se os problemas com o som continuam incomodando recorrentemente ao longo do ano, mesmo depois do Carnaval, um projeto acústico de qualidade é a solução definitiva. Barulhos intensos do lado de fora viram absoluto silêncio do lado de dentro de uma casa devidamente isolada, mesmo na “maior festa do mundo”! Portanto, para ajudá-lo, conte com a AEROJR.! Trabalhamos com projetos acústicos personalizados para diferentes ambientes e de acordo com as demandas de cada pessoa. Ficou interessado? Entre em contato conosco!
Assim, esperamos que você possa aproveitar essa época tranquilamente. Feliz Carnaval!