A Importância do Drone na Indústria de Imagem

Há algum tempo, tirar fotos ou fazer filmagens aéreas era extremamente caro e inviável para a maioria dos profissionais da indústria audiovisual. Entretanto, com o avanço da ciência, quebraram-se essas barreiras tecnológicas e, consequentemente, financeiras. Assim, possibilitou a utilização do drone na indústria de imagem.

Ao analisar o contexto de mais ou menos 10 anos atrás, as fotos aéreas eram feitas por balões, helicópteros e aviões. O mais utilizado na época eram os helicópteros, que permitiam aos fotógrafos uma grande versatilidade e controle para realizar as imagens aéreas. Mas o custo financeiro ainda tornava essa prática quase inviável.

No meio desse contexto surgem os VANT’S (Veículos Aéreos Não Tripulados), nossos queridos drones. Dessa forma, com a tecnologia avançada e cada vez mais popular, eles são, hoje, a felicidade dos fotógrafos. Assim, os drones permitem e trazem para a fotografia a tecnologia necessária para ver o que está escondido aos olhos humanos. E, é claro, tudo isso com muita praticidade, agilidade e independência.

Imagens aéreas são muito mais fáceis de serem feitas usando drones.

Os benefícios do drone

As vantagens dessa tecnologia são evidentes, e a seguir listamos algumas:

Disponibilidade

Essa é a maior das vantagens. Em uma época na qual tempo é dinheiro, ter disponibilidade imediata é um sonho. E imagine só o quão difícil seria ter que pagar helicóptero, pedir disponibilidade de piloto, verificar disponibilidade do espaço aéreo, tudo isso para realizar um único trabalho. Sem dúvida, é uma dor de cabeça que ninguém gostaria de ter.

Custo-benefício

Os drones são muito baratos comparando-se às outras práticas adotadas. Drones têm preços bem variados, e os mais avançados podem custar até R$9000,00, mas existem outros muito mais simples e com pouca capacidade de altitude que podem custar R$700,00. Entretanto, vale lembrar que comprar o mais barato nem sempre é uma boa opção e que o drone certo varia para cada projeto.

Praticidade

A praticidade dos VANTS é muito clara. Eles são pequenos e facilmente transportáveis, podendo ser levados em viagens de carro, avião e ônibus. Existe também a facilidade de manobrá-lo em espaços restritos, com um alto fator de segurança envolvido, tanto para o transporte da câmera (para aqueles que não têm câmeras embutidas), quanto para as pessoas envolvidas.

Desse modo, as vantagens de se ter um drone para quem está pensando em entrar no ramo da fotografia ou para quem já está inserido nesse ambiente são libertadoras em todos os sentidos. Os VANT’S podem ser usados em inúmeras ocasiões, como:

  • Eventos esportivos;
  • Festivais de músicas e shows;
  • Marketing de empreendimentos imobiliários;
  • E, o tradicional, vídeos e fotos de casamentos.

Como usar seu drone?

Mas se você não faz ideia de como explorar os drones, aqui vão algumas sugestões de como tirar suas fotos aéreas:

  • Incline o drone para baixo: alguns locais não são muito atrativos na visão terrestre e o profissional acaba se desinteressando pelo lugar. Nesses casos, inclinar a câmera totalmente para baixo dá um ângulo que revela um enquadramento onde o piloto consegue captar uma fotografia aérea que se assemelha a um quadro.
  • Estude o ambiente: é muito bom identificar sua localização no terreno que será filmado ou fotografado. Os drones, em sua grande maioria, operam com GPS, então, quando decolar, você conseguirá ver sua posição no visor do controle. Sendo assim, para voltar, é possível identificar no mapa para qual lado você deve retornar.
  • Esteja atento às cores: mude o perfil das cores! Na configuração padrão, os drones vêm com uma saturação e o contraste que dão tons a foto de amadores. Tente usar o modo Cinelike que gera menos contraste e menos saturação, permitindo assim, um trabalho muito melhor na pós-produção. Além disso, uma boa opção também é fazer ajustes manuais.

Que os drones podem mudar as perspectivas da indústria da imagem é mais do que comprovado! Portanto, agora que você já conhece as vantagens, que tal entrar nesse ramo também? Só não se esqueça da documentação do seu drone, que é muito importante, principalmente para o uso profissional. E para mais textos de dicas como essas, basta acompanhar o blog da AEROJR.!

Autora: Gabriela Vital

Compartilhe com seus amigos:

Posts relacionados

Consultoria

Aplicativos para mapeamento com Drone: os 5 melhores

O uso de drones no mercado de topografia e georreferenciamento cresce a cada dia mais. Nesse meio, a escolha certa dentre os aplicativos para mapeamento com drone é, com certeza, um diferencial do serviço prestado. Existem vários aplicativos de voo autônomo no mercado, alguns gratuitos e outros pagos, que são utilizados através de dispositivos móveis.

Aeronáutica

Homologação de Helipontos: Importância e como realizar

A homologação de um heliponto é o processo de reconhecimento de que esse está de acordo com as normas da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), realizado a partir da estruturação de um Plano Base de Zona de Proteção de Heliponto (PBZPH) , caracterizando que este está apto para o uso. Assim, no decorrer deste texto,

2 comentários em “A Importância do Drone na Indústria de Imagem”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudar?