Acústica em Eventos: Por que Investir?

Você provavelmente já passou por uma situação inconveniente devido à problemas com acústica em eventos. Estar em um teatro e não conseguir ouvir direito a parte mais interessante da peça, por exemplo. Ou ainda, em um grande evento, como um casamento, em que a fala do interlocutor parece embolada, tendo aquela sensação chata de eco.

Esse tipo de situação, é reflexo do tratamento e isolamento acústicos inadequados ou, muitas vezes, inexistentes. Esse texto, vai fazer você entender um pouco melhor a importância de se preocupar com a acústica nos seus eventos. Vem comigo!

Mas afinal, o que é uma “boa acústica” em eventos?

Embora muitas vezes pareça subjetivo falar em um ambiente acusticamente confortável, existem parâmetros bem definidos que podem ser medidos e avaliados na hora de caracterizar um teatro, uma igreja ou um salão de festas.

O Tempo de reverberação (T60), por exemplo, é uma informação valiosa sobre a nossa percepção do som em um ambiente. Esse parâmetro, dado em segundos, é o tempo gasto pelo som  para decair em 60 dB após cessada sua fonte de emissão. Quando o tempo de reverberação de uma sala (e aqui entenda sala como um ambiente qualquer, fechado) é muito alto, temos a sensação de um som, fala ou música, embolado. Se, por outro lado, o T60 é muito baixo, o som pode parecer muito “morto”. E esse efeito também é indesejável para igrejas, teatros e estúdios, por exemplo.

Reverberação em evento

Outro fator muito importante quando falamos na realização de eventos, é o vazamento de ruído. Enquanto o tempo de reverberação é um parâmetro de qualidade e tratamento acústico, o vazamento de ruído diz respeito ao isolamento do seu ambiente. Aqui, nos preocupamos com o barulho fora do evento, que pode incomodar os vizinhos, gerar reclamações e até multas!

Porque investir em um projeto acústico para eventos?

Em primeiro lugar, a contribuição de um evento ou estabelecimento para o ruído local em região urbana é legislada por cada município. E, geralmente, não pode ultrapassar 60 dB durante à noite em área residencial, sujeito a fiscalização e multa da prefeitura. Além disso, incomodar a vizinhança com barulho inadequado pode gerar comentários negativos em sites de avaliação. Eles interferem diretamente na imagem da organização do evento, ou do estabelecimento em si.

Em segundo lugar, quando falamos em tratamento acústico, uma igreja ou um salão que foi tratado adequadamente, consegue expandir sua utilização. Eventos musicais, festas, casamentos, formaturas, coquetéis diurnos… tudo isso frente a um menor investimento em equipamento de som e filmagem, gerando uma experiência ímpar para o seu cliente. Igrejas e salões em que ocorrem casamentos e formaturas, por exemplo, necessitam, além do isolamento acústico, de um tratamento adequado. Imagina os convidados não conseguirem ouvir os votos da noiva ou o discurso do orador?

acústica em eventos

Ademais, estes detalhes valorizam o espaço, como o conforto acústico, e a possibilidade de ouvir um bom som e ainda, assim, conseguir conversar sem gritar. Tudo isso garante a melhor experiência possível aos presentes, o que pode ser o diferencial na hora de fidelizar ou não seu cliente.

E então, qual tipo de projeto eu preciso?

Quando falamos em parâmetros, definindo o que é uma boa acústica, você pode ter pensado: “Bom, eu não tenho problema com reverberação na minha sala, mas bem que poderia melhorar o isolamento”. Ou ainda, “Meu isolamento está ok. Porém, tenho um problema na hora de alugar meu Buffet para um evento muito grande, porque a reverberação torna o ambiente desconfortável na presença de muitas pessoas”. 

De fato, além da utilização do ambiente, suas características construtivas e  arquitetônicas exigem uma análise específica de cada situação. Por isso, trabalhamos com projetos acústicos personalizados, a fim de garantir o melhor custo benefício e a excelência da solução. 

A consultoria acústica garante que a utilização de materiais e soluções comerciais, como painéis, portas e janelas acústicas, sejam utilizadas de maneira adequada. Além disso, sem superdimensionar uma solução ou deixar o problema resolvido pela metade.

Na AEROJR. analisamos a melhor solução acústica de um jeito que cabe no seu bolso e resolve os problemas de isolamento e tratamento acústico no seu evento! Ficou interessado? Entre em contato com o nosso time!

Autora: Anne Mendes

Compartilhe com seus amigos:

Posts relacionados

Sem Categoria

O que você precisa saber sobre o PBZPAH?

O Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromos e Helipontos (PBZPAH) é um documento técnico que estabelece diretrizes e regulamentos para a proteção de aeródromos e helipontos contra obstruções que possam interferir na segurança das operações de pouso e decolagem de aviões e helicópteros. Ele é fundamental para manter áreas ao redor livres de

sistema de gestão da qualidade atualizado
Manual da Qualidade

Como um Sistema de Gestão da Qualidade Garante que os Laboratórios se Mantenham Atualizados

A norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017 – Requisitos Gerais para a Competência de Laboratórios de Ensaio e Calibração – apresenta diretrizes para a padronização de aspectos que influenciem diretamente na confiabilidade dos resultados dos laboratórios. Abordaremos, então, como a implementação de um sistema de gestão da qualidade ajuda os laboratórios a se manterem atualizados com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudar?