Conheça as Fabricantes de Aeronaves Brasileiras

Conhecemos muito bem e estamos em contato mais direto com empresas aéreas como a Azul, GOL e Latam. Porém, as fabricantes de aeronaves são pouco conhecidas, com algumas exceções. Venha conhecer mais do mercado aeronáutico reconhecendo nossas fabricantes de aeronaves brasileiras.

Embraer e as aeronaves produzidas no Brasil

Quando se fala em aeronaves fabricadas no Brasil, o primeiro nome que vem a cabeça é o da Embraer. Afinal, a empresa que teve como primeiro presidente o Coronel Ozires Silva, ocupa a 4⁰ colocação no mercado de fabricação de aeronaves comerciais. Assim, ela fica atrás apenas das norte-americanas Boeing e Bombardier, e da europeia Airbus.

Com um valor de mercado de cerca de R$ 14 bilhões de reais, não é de se espantar que ela seja uma referência para os brasileiros nesse mercado. Em 2020, um imprevisto rompimento de uma Joint-venture entre a empresa brasileira e a norte-americana Boeing causou grande choque à Embraer. Com esse fato, a empresa ainda procura maneiras de se estabilizar após o ocorrido.

Conheça outras Fabricantes Brasileiras

O que poucas pessoas sabem, é que no Brasil existem diversas outras fabricantes de aeronaves. Entretanto, a maioria delas optou por focar no mercado de aeronaves experimentais. Isso ocorreu porque o aporte financeiro é consideravelmente menor, assim como as restrições legislatórias. Devido a essa maior gama de possibilidades proporcionada pela aviação experimental, algumas tecnologias interessantes começam a surgir.

Aeroalcool

A Aeroalcool iniciou suas atividades em 2001, com o foco de tornar economicamente viável a utilização de etanol em aeronaves de pequeno porte. O mercado para esse tipo de aeronave é bastante estagnado em relação ao uso de novas tecnologias. Portanto, fez com que essa iniciativa trouxesse destaque para a Aeroalcool.

Hoje, a empresa vem aumentando sua participação no mercado através das aeronaves Quasar Lite e Quasar Fast. Essa última possui um monomotor a pistão de asa baixa, capaz de manter 120 nós em cruzeiro durante 4,5h.

Quasar Fast

Quasar Fast

Scoda

Outra fabricante brasileira que decidiu inovar e apostar em um mercado pouco explorado é a paulista Scoda. Essa empresa foi responsável por aprimorar um antigo projeto francês e trazer à vida o Super Petrel LS. Tal aeronave é anfíbia, ou seja, é capaz de operar tanto na água quanto na terra firme. Além disso, ela possui um motor turbocomprimido.

Por se tratar de uma aeronave leve e com uma performance invejável, tornou-se uma das queridinhas dos pilotos recreativos. Portanto, a Super Petrel LS já soma mais de 300 unidades vendidas no Brasil, e foi o modelo escolhido por um casal francês para uma aventura ao redor do mundo!

Super Petrel em operação aquática

Super Petrel em operação aquática

Helibras

Saindo um pouco do mercado de aviões, voltamos nossa atenção para a Helibras. Essa é uma fabricante de helicópteros com sede na cidade de Itajubá, em Minas gerais.

Ela é uma subsidiária do grupo europeu Airbus. Em 2013, ela já era responsável pela produção de 50% dos helicópteros a turbina, aqueles de médio e grande porte, que voavam no espaço aéreo brasileiro.

AS365 Dauphin, propriedade do Estado de Minas Gerais
AS365 Dauphin, propriedade do Estado de Minas Gerais

A Helibras atua tanto no mercado comercial quanto no militar. Além disso, destaca-se na produção das aeronaves AS350 Esquilo, AS365 Dauphin (modelo utilizado para o transporte pessoal do governador do Estado de Minas Gerais) e a aeronave de combate AS532 Cougar.

AS530 Esquilo, o famoso “Águia”
AS530 Esquilo, o famoso “Águia”

AeroBravo

Para fechar essa lista de fabricantes pouco conhecidas, nada melhor do que mencionar a AeroBravo. Ela está localizada bem próxima à sede da AEROJR., no aeroporto Carlos Prates, região central de Belo Horizonte.

A empresa possui em seu catálogo de produtos cinco aeronaves LSA, sendo que a estrela da companhia é o Bravo700. Esse modelo tem o preço de mercado de aproximadamente R$ 85.000,00. Dependendo da escolha do cliente, esse monomotor é equipado com um motor de 80 hp ou 100 hp. Além de possuir velocidade de cruzeiro de 160 km/h.

Devido ao seu baixo custo, simplicidade construtiva e fácil manutenção, é uma opção viável para quem vê a aviação como um hobbie, e gosta de fazer voos visuais ao redor do Brasil.

Bravo 700 taxiando no Carlos Prates
Bravo 700 taxiando no Carlos Prates

E ainda há muito mais…

Você sabia que existiam tantas fabricantes de aeronaves no Brasil? Surpreendente, não é mesmo?! E esses foram apenas alguns exemplos. Existem diversas outras empresas que projetam e constroem aviões de pequeno porte pelo Brasil afora.

Se você quer ficar por dentro de tudo relacionado à aviação experimental, fique sempre atento ao nosso blog. Aqui colocamos informações sobre renovação de CAVE, RIAM, além de diversas outras informações sobre aeronaves LSA! Mas ainda ficou com alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários ou entre em contato conosco!

Autor: Samuel Cunha

Compartilhe com seus amigos:

Posts relacionados

Consultoria

A Importância do Drone na Indústria de Imagem

Há algum tempo, tirar fotos ou fazer filmagens aéreas era extremamente caro e inviável para a maioria dos profissionais da indústria audiovisual. Entretanto, com o

Aeronáutica

Como Renovar o Cadastro do meu Heliponto?

Você sabe quais são os procedimentos para renovar um heliponto? Ao trabalhar com esse aeródromo é impossível fugir das normas, documentos e seus prazos. Então,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudar?