O que Saber Antes de Comprar um Helicóptero?

Atualmente, é uma grande vantagem possuir um helicóptero para locomoção, mesmo que, nem todos possuam essa oportunidade. Entretanto, já imaginou o que é necessário avaliar antes de comprar um helicóptero? Caso esteja em busca de mais conhecimentos na área ou ter certeza de que está no caminho certo na escolha do seu helicóptero, trouxemos aqui todas as dicas necessárias para isso!

A grande vantagem de comprar um Helicóptero

A cada ano o trânsito nas principais e maiores cidades brasileiras se torna mais caótico. Com isso, limitam o tempo daqueles que precisam se locomover rapidamente pelos lugares, principalmente na esfera empresarial e empreendedora. O famoso ditado “tempo é dinheiro”, embora polêmico, se torna indiscutivelmente verdadeiro quando se trata da agilidade dos deslocamentos no mundo dos negócios. Por isso, muitos empresários precisam deslocar grandes distâncias em questão de horas, para comparecer a duas ou mais reuniões durante um único dia de trabalho. Tal realidade pede uma solução rápida, segura, prática e extremamente versátil: o helicóptero.

A capacidade de um helicóptero decolar e pousar com facilidade proporciona maior agilidade na sua operação. Além de não necessitar de uma pista de pouso, e sim de um heliponto, muito mais prático de ser construído próximo aos grandes centros comerciais. Tudo isso torna-o o meio de transporte ideal para empresários.

Diante disso, iremos apresentar 7 coisas que você deve levar em consideração antes de comprar o seu helicóptero.

1. Piloto ou passageiro?

Antes de se adquirir um helicóptero é importante levar em consideração se você será o piloto, ou um passageiro – ainda que dono – na aeronave. Inclusive, vale ressaltar que quanto maior a aeronave, maior a habilidade necessária para pilotá-la, e maior o tempo de dedicação e prática necessários para dominá-la. Portanto, se você for pilotar a própria aeronave, é interessante que opte por um modelo menor e mais compacto. Dentre as aeronaves de pequeno e médio porte mais utilizadas no Brasil, estão os modelos R22, R44 e R66 da Robinson, e o AS350 da Helibrás, mais conhecido como “Esquilo”.

Helibrás AS350, o “Esquilo”; fonte: http://www.girikair.com/eurocopter-aS350.html
Helibrás AS350, o “Esquilo”

Agora, se for optar pelo conforto de contratar um piloto, existem aeronaves maiores, mais rápidas, que transportam mais carga e que oferecem opções de luxo atrativas, como modelos das marcas Airbus (H160), Bell (430), Leonardo (AW169) e Sikorsky (S-76). Os helicópteros de maior porte oferecem um diferencial interessante, que é a possibilidade de operação em condições adversas, segundo as Regras de Voo por Instrumento (IFR).

Airbus H160, um dos helicópteros mais modernos da atualidade; fonte: https://www.helibras.com.br/website/po/ref/H160_23.html
Airbus H160, um dos helicópteros mais modernos da atualidade

2. Pense nas despesas

Não se pode pensar em aeronaves – seja de qual tipo ela for – sem pensar em custo. A princípio, é extremamente importante fazer um levantamento de despesas do helicóptero. E, logo depois, adequar sua escolha às suas necessidades. Entretanto, lembre-se que a capacidade, a autonomia de voo, o consumo de combustível e as manutenções necessárias influenciam fortemente no seu preço.

Enquanto que a capacidade e a autonomia de voo do helicóptero são características da aeronave e influenciam diretamente no seu preço de compra, o preço da manutenção e o consumo de combustível são despesas constantes, e dependem não só do modelo do helicóptero, mas também do mercado. O preço do combustível, por exemplo, cresce de maneira imprevisível, e a manutenção deve ser realizada periodicamente por mão de obra qualificada que, querendo ou não, sofre influência da Lei da Oferta e Procura.

Ainda sim, existem meios de se economizar na aquisição de um helicóptero como o compartilhamento de aeronaves. Talvez, essa possibilidade seja, no futuro, uma grande tendência.

3. Vai para onde?

Ainda pensando na escolha de uma aeronave ideal para suas necessidades, é importante ter em mente a distância que percorrerá com o helicóptero. As aeronaves menores têm uma autonomia de voo reduzida quando comparada à dos modelos de médio e grande porte. Portanto, não sendo adequadas para voos interestaduais, por exemplo.

4. De quanto luxo você precisa?

Novamente um ponto que depende de como você usará seu helicóptero: o luxo. Se seu helicóptero será, além de um meio de transporte ágil, um local onde você poderá se reunir com clientes, parceiros e demais pessoas importantes para o seu negócio, é interessante causar uma boa impressão investindo no luxo. Nesse sentido, voltamos para a primeira dica apresentada na publicação, ou seja, se a sua aeronave servirá também para o “social”. Dessa forma, seu orçamento deve considerar não só a contratação de um piloto, mas também uma aeronave maior, mais confortável, mais luxuosa, e com maior capacidade de carga e passageiros.

Helicóptero de luxo da Airbus
Helicóptero de luxo da Airbus

5. Procedência

Após a decisão do modelo do helicóptero já encaminhada, você provavelmente já está procurando anúncios de aeronaves usadas à venda. Tendo em vista que seu preço é bem mais competitivo quando comparado com uma aeronave nova. No entanto, é muito importante ter atenção redobrada para a procedência da aeronave e providenciar uma inspeção PPI.

A PPI (Inspeção Pré-Compra) pode ser agendada com seu agente de vendas e com mecânicos especializados em helicópteros, no local de venda, quando um acordo por escrito for firmado e um depósito judicial realizado. Essa inspeção pode requerer de um a dois dias, dependendo do modelo e da idade do helicóptero. Além disso, compreende a avaliação dos livros de registro, da documentação, a inspeção física e um teste de voo.

6. Tem “garagem”?

Antes de comprar o helicóptero, não se esqueça de providenciar um local para alocá-lo, de preferência coberto e protegido de possíveis intempéries. Para isso, existem muitas empresas especializadas em hangaragem de aeronaves que podem cuidar disso para você. Essas empresas oferecem inclusive serviços de atendimento aeroportuário, limpeza e manutenção da aeronave.

Helicóptero em um Hangar

Além disso, se você é piloto e utiliza o helicóptero também para fins pessoais, provavelmente deseja ter um heliponto na sua casa. Se esse for o caso, assegure-se de que o projeto atenda às devidas condições de segurança.

7. Manutenção

Como já foi dito, a manutenção é um aspecto muito importante no processo de decisão de compra de um helicóptero. Logo, a escolha de um centro de serviços de manutenção de aeronaves, ou até mesmo de um engenheiro ou mecânico de confiança, deve começar antes mesmo de se adquirir a aeronave.

Manutenção de Helicóptero

Dessa forma, alguém com experiência na manutenção de um determinado modelo ou fabricante de helicópteros poderá identificar, no momento da PPI, questões de pequena ou substancial influência na hora da decisão final de compra. Por exemplo, estimativas para qualquer MRO (Manutenção, Reparo e Operação) necessária para o usufruto seguro e despreocupado da aeronave em seu nome.

Comprar ou Não um Helicóptero

Diante dessas dicas, se você se interessa em adquirir um helicóptero, agora pode pensar em todos os pontos que devem ser considerados na decisão da aeronave correta. O fato é: o mercado para esse meio de transporte ágil e versátil vem crescendo muito ao longo da última década no Brasil. Logo, não é à toa que a cidade de São Paulo possui a maior frota de helicópteros do mundo. Além do mais, tem a possibilidade de se livrar do engarrafamento diário das grandes cidades. Assim, quem possui um helicóptero tem um grande diferencial diante das perspectivas de crescimento econômico do país.

Autor: Victor Montandon

Compartilhe com seus amigos:

Posts relacionados

Consultoria

Aplicativos para mapeamento com Drone: os 5 melhores

O uso de drones no mercado de topografia e georreferenciamento cresce a cada dia mais. Nesse meio, a escolha certa dentre os aplicativos para mapeamento com drone é, com certeza, um diferencial do serviço prestado. Existem vários aplicativos de voo autônomo no mercado, alguns gratuitos e outros pagos, que são utilizados através de dispositivos móveis.

Aeronáutica

Homologação de Helipontos: Importância e como realizar

A homologação de um heliponto é o processo de reconhecimento de que esse está de acordo com as normas da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), realizado a partir da estruturação de um Plano Base de Zona de Proteção de Heliponto (PBZPH) , caracterizando que este está apto para o uso. Assim, no decorrer deste texto,

2 comentários em “O que Saber Antes de Comprar um Helicóptero?”

    1. Olá Armando! O valor de um helicóptero depende de diferentes fatores, tais como o tamanho e o luxo da aeronave. Helicópteros mais compactos podem ser adquiridos por valores entre 500 mil e 3 milhões de reais! Entretanto, o preço de helicópteros maiores e mais modernos pode chegar a 90 milhões de reais. Caso deseje conhecer mais o mercado, visando efetuar uma aquisição mais assertiva, entre em contato conosco através do e-mail contato@aerojr.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudar?