A Importância da Astronomia na História da Humanidade

No dia 08 de abril, é comemorado o Dia Mundial da Astronomia, a ciência natural mais antiga já estudada pelo homem. O termo “Astronomia”, etimologicamente, tem origem grega, sendo formado pelas palavras “astron” e “nomos”. “Astron” significa estrela, enquanto “nomos” significa lei. Dessa forma, é visível que essa ciência trata do estudo e entendimento de corpos externos à atmosfera terrestre, como planetas, nebulosas, galáxias e cometas.

Desde a Pré-História

Desde os primórdios da humanidade, a astronomia mostrou-se de extrema importância para as sociedades que se desenvolviam. No período pré-histórico, os céus eram observados com um olhar e uma interpretação místicos. No entanto, nessa época, a análise das estrelas e astros já estavam relacionados com a sistematização da passagem do tempo e navegação.

Na antiguidade, por mais que as observações fossem feitas a olho nu, o estudo dos astros possibilitou que os grupos humanos aprimorassem suas atividades, criando calendários e mapas e prevendo fenômenos. Os fenícios, por exemplo, estudavam o céu para que pudessem se deslocar e desenvolver suas navegações. Os maias, por sua vez, determinavam as melhores épocas para suas colheitas de acordo com o ciclo de Vênus. Dessa forma, o estudo da astronomia foi fundamental para o desenvolvimento das civilizações.

calendário lunar
Calendário Lunar
Tabela de Vênus
Tabela de Vênus

Em 1608, nos Países Baixos, Hans Lippershey desenvolveu, para uso bélico, duas lentes unidas por um tubo, com o objetivo de ampliar imagens de objetos distantes. Um ano depois, na Itália, Galileu Galilei desenvolveu uma série de aparelhos semelhantes aos do holandês, com o intuito de investigar o céu. Seu instrumento óptico ficou conhecido como luneta. Por meio de sua invenção, o italiano permitiu que o nosso universo fosse explorado mais de perto, revolucionando o estudo astronômico e possibilitando expansão da astronomia moderna.

Luneta de Galileu
Luneta de Galileu

Astronomia na Contemporaneidade

Nos dias de hoje, astrônomos fazem pouco uso de telescópios e lunetas. Esses profissionais desenvolvem suas pesquisas com o uso de câmeras com dispositivos de carga acoplada ou placas fotográficas. O estudo da astronomia, no entanto, não se restringe à observação, na medida que a análise dos dados recolhidos também é de suma importância. Por se tratar de uma ciência vasta, com múltiplos objetos de estudos e atividades, a astronomia foi subdividida em teórica e observacional.

Astronomia Observacional

 A astronomia observacional baseia-se no uso de diversos meios para a obtenção de dados sobre fenômenos distintos. Ela pode ser categorizada de acordo com a região do espectro magnético utilizada para captar imagens do Universo e, portanto, pelo método de coleta dados. Essas subdivisões são:

Radioastronomia:

Analisa radiação com comprimento de onda maior que 1 mm. Essas ondas de rádio podem ser tratadas como ondas ao invés de fótons discretos. Dessa forma, a medição de sua amplitude e fase é facilitada. A análise dessa radiação permite o estudo de diversos corpos celestes, como supernovas e pulsares.

Astronomia Infravermelha:

Detecta e analisa a radiação infravermelha. Essa radiação, no entanto, é, majoritariamente, absorvida pela atmosfera da Terra. Dessa forma, para que ela possa ser captada de maneira adequada, os observatórios devem estar localizados em locais de grande altitude ou no espaço. Esse tipo de análise é extremamente útil para o estudo de corpos que não emitem luz visível, como planetas.

astronomia infravermelha

Mapa do céu foi feito na faixa do infravermelho. A faixa brilhante no centro corresponde ao plano da nossa galáxia, a Via Láctea, com outras galáxias próximas e muito luminosas nas pontas.

Astronomia Óptica:

É a forma mais antiga de astronomia e se baseia na análise de imagens. No passado, essas imagens eram desenhos ilustrados à mão e capturas fotográficas. Nos dias de hoje, são captadas com o uso de detectores digitais.

Astronomia Ultravioleta:

Desenvolve observações no comprimento de onda ultravioleta. A luz nesse comprimento de onda é, majoritariamente, absorvida pela atmosfera terrestre e, dessa forma, para que a coleta de dados seja adequada, os observatórios devem estar situados em locais de grande altitude ou no espaço

Galáxia M31 (Andrômeda) registrada em ultravioleta
Galáxia M31 (Andrômeda) registrada em ultravioleta

Astronomia Teórica

A astronomia teórica, por sua vez, faz uso dos dados da astronomia observacional para testar teorias e modelos, explicar observações e prever novos resultados. Essas duas grandes áreas podem, ainda, ser subdivididas de acordo com os métodos utilizados.                                                                         

Classificação de Objeto de Estudo

Tanto a astronomia teórica quanto a observacional podem ser, ainda, categorizadas de acordo com seus respectivos objetos de estudo. Nesse sentido, podem ser classificadas como:

  • Astronomia Solar: Estuda a evolução do Sol, seus fenômenos físicos e sua dinâmica.
  • Astronomia Planetária: Analisa a evolução dos planetas, suas formações e propriedades físicas. Para esse tipo de estudo, são enviadas sondas espaciais que realizam uma série de medições e imagens nesses astros.
  • Astronomia Estelar: Estuda as diferentes estrelas, suas formações e evoluções.
  • Astronomia Galáctica: Investiga os componentes da nossa galáxia, comparando-a com galáxias próximas e semelhantes. Além disso, estuda sua formação e desenvolvimento.
  • Astronomia Extragaláctica:  Estuda objetos e corpos externos à nossa galáxia.
  • Cosmologia: Investiga a origem do Universo e de seus diferentes astros.

Os benefícios da Astronomia

Apesar de se tratar de uma ciência ampla, com muitos campos de estudo, a importância da astronomia é, muitas vezes, questionada. No entanto, essa ciência nos traz benefícios em diversos setores das nossas vidas.

O estudo da astronomia depende diretamente do desenvolvimento de tecnologias que facilitem a coleta e análise de dados. Assim, para a expansão dessa área do conhecimento, são criados novos aparelhos, softwares e mecanismos de engenharia que, no futuro, poderão ser empregados no dia a dia na Terra.

Os computadores, por exemplo, foram desenvolvidos para fins espaciais e, posteriormente, popularizados. Os sensores CCD que, atualmente, compõe diversas câmeras fotográficas e webcams, foram desenvolvidos para a astronomia, visando capturar imagens do Universo. Painéis solares, satélites de comunicação e Sistemas de Posicionamento Global também tiveram suas origens no espaço.  Dessa forma, por mais que o investimento nessa área da ciência não gere sempre aplicações imediatas, há a sistematização de pesquisa básica que, futuramente, poderá fundamentar novas aplicações úteis à vida no planeta Terra.

Sensor CCD
Sensor CCD
Paineis Solares em Satélite
Paineis Solares em Satélite
Funcionamento do GPS por triangularização
Funcionamento do GPS por triangularização

O desenvolvimento de tecnologia por meio da exploração do espaço, todavia, não afeta apenas nosso dia a dia no sentido prático. Inúmeros estudos comprovam que o investimento em ciência em épocas de crise ajuda países a superarem esse momento instável. É gerado, portanto, um grande retorno cultural, humano e econômico.

Estudos recentes desempenhados por astrofísicos da Universidade Federal de Minas Gerais identificaram três novos aglomerados de estrelas que se movem na Via Láctea. Eles são formados por estrelas que nasceram na mesma região e possuem características semelhantes. O estudo desses aglomerados nos permite ampliar nossa compreensão sobre a nossa galáxia e sua evolução. Além disso, gera benefícios para a sociedade, na medida em que depende de câmeras de altíssima resolução e com grande capacidade de processamento, e consequentemente, desenvolvem a tecnologia.

Ainda Temos Que Explorar

A astronomia é, portanto, uma ciência essencial para o ser humano e que já conquistou grandes avanços. Ela possibilita o desenvolvimento tecnológico e econômico da nossa sociedade, além de contribuir para nossa formação cultural. No entanto, ainda há muito o que ser investigado e descoberto e assim, o investimento nessa área torna-se essencial.

Autor: Luíza Manfrini

Compartilhe com seus amigos:

Posts relacionados

Normas ISO 17025 e ISO 9001: diferenças e benefícios

O Que São as Normas ISO 9001 e ISO 17025 eQual a Importância Delas para uma Boa Gestão de Qualidade? As normas ISO 17025 e ISO 9001 são documentos normativos técnicos internacionais que apresentam os requisitos necessários para a execução efetiva de um bom sistema de gestão da qualidade  (SGQ). Assim, a importância dessas está

Consultoria

Aplicativos para mapeamento com Drone: os 5 melhores

O uso de drones no mercado de topografia e georreferenciamento cresce a cada dia mais. Nesse meio, a escolha certa dentre os aplicativos para mapeamento com drone é, com certeza, um diferencial do serviço prestado. Existem vários aplicativos de voo autônomo no mercado, alguns gratuitos e outros pagos, que são utilizados através de dispositivos móveis.

4 comentários em “A Importância da Astronomia na História da Humanidade”

  1. Rossana Cristina dos Reis Lara

    A importância dos instrumentos de observação e exploração do universo para a humanidade vem desde muito tempo atras antes de existir celulares que mostram a previsão do tempo todos os dias, existiam pessoas que por meio de instrumentos como a luneta de Galileu Galilei, observavam os astros e assim podiam sinalizar quando ia fazer sol, chover,ETC e assim podiam comunicar a população.

  2. Wow, incгediƅle weblog layout! How lengthy have yоu
    been blogging for? you made running a blog look easy.

    Ꭲhe entіre look of your website is magnificent, let alone the content!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudar?