O Valor do Ensino da Astronomia e Astronáutica nas Escolas

A astronomia sempre despertou no homem grande curiosidade e fascinação. Essa é a área da ciência que estuda o universo como um todo, seus corpos celestes e acontecimentos externos à atmosfera da Terra. Ela está intimamente ligada com a astronáutica, ciência que possibilita a criação de máquinas projetadas para operarem fora da atmosfera terrestre, sejam elas tripuladas ou não tripuladas. Em outras palavras, é a ciência e a tecnologia do voo espacial. Assim, podemos englobar a astronomia e a astronáutica no termo geral: ciências espaciais. 

As duas aliadas podem ser chamadas de ciências espaciais,  nos fazem  entender melhor nosso lugar no universo, o porquê de estarmos aqui e até para onde podemos ir.

Importância para a Humanidade

A astronomia sempre teve suma importância no desenvolvimento das civilizações, desde a criação de calendários e mapas, até a previsão de fenômenos. Avanços teóricos no estudo da astronomia, astronáutica e física possibilitaram a invenção de inúmeras ferramentas essenciais na exploração do nosso sistema solar. Exemplos disso são a invenção de lunetas e telescópios para observação de corpos celestes e o desenvolvimento de veículos espaciais tripulados ou não, que possibilitaram pesquisas para aplicação de sistemas de monitoramento por satélites. Além disso, essas ciências permitiram o desenvolvimento de várias tecnologias que usamos  no nosso dia a dia. NASA Spinoff 2020

Essas ciências nos permitem entender e estudar os planetas, astros e inúmeros corpos celestes. Podemos conhecer e investigar componentes de outros planetas, como marte, ou satélites naturais, como a Lua.

 Greg Rakozy https://unsplash.com/@grakozy?utm_source=unsplash&utm_medium=referral&utm_content=creditCopyText

No sistema educacional brasileiro, a astronomia e a astronáutica podem ser  grandes aliadas. Pois  além de uma teoria encantadora, podem ser usadas para incentivar os alunos a irem mais longe e despertando neles a curiosidade pelas outras áreas da ciência, como a física e a química do universo ao nosso redor.

Astronomia em sala de aula

Vale ressaltar que  é da natureza humana tentar entender as propriedades que regem o mundo. Essa característica deve ser passada para novas gerações, já que a expansão do conhecimento é o que nos permite evoluir e melhorar a cada dia. Neste contexto, é papel das escolas garantir essa continuidade, incentivando os alunos a buscarem esse conhecimento no seu máximo potencial.Esse papel já é reconhecido pela maioria das escolas brasileiras que, hoje, apresentam em seu percurso curricular o estudo da física, uma ciência fundamental para que os alunos entendam a natureza e suas leis, e sua influência no cotidiano.

Aula sobre foguetes

Para além da física, a astronomia e a astronáutica são poderosas ferramentas dentro da sala de aula. Ambas permitem que o professor explore outras maneiras, além da tradicional teoria, para incitar seus alunos. Através de práticas de laboratório, pesquisas e desenvolvimento de projetos, o professor consegue despertar curiosidade perante temas como a origem do universo e nosso lugar nele, o estudo das estrelas e diversos outros assuntos que fascinam e impactam os estudantes. Da mesma forma, a astronáutica pode incitar essa curiosidade trazendo temas como o funcionamento de foguetes e satélites, missões espaciais, entre outros.

Novos Horizontes Interdisciplinares

Além disso, por serem ciências que abrangem várias áreas, são consideradas interdisciplinares. Ao incitar o interesse do aluno em astronomia e astronáutica, podemos despertar o interesse pela física, química e matemática, disciplinas essenciais do ensino fundamental e médio das escolas, oferecendo um conhecimento mais completo, crítico e aplicado aos estudantes.

Aula interdisciplinar sobre foguetes

No entanto, no sistema educacional brasileiro atual, poucos são os docentes com qualificação para lecionar a astronomia e astronáutica de forma compreensível aos alunos. Em consequência disso, essas ciências são pouco difundidas entre os jovens nas escolas. A implementação da Astronomia e da Astronáutica como disciplinas específicas, e não apenas “pinceladas” dentro da Física, abrirá um novo horizonte onde cada vez mais jovens se tornarão profissionais capacitados, contribuindo com a evolução da ciência e passando seus conhecimentos para novas gerações.

O Gravidade

A AEROJR. reconhece a importância da astronomia e astronáutica e, por isso, quer disseminar o conhecimento sobre as áreas de forma acessível para os alunos e escolas. Pensando nisso, tivemos o carinho de elaborar o curso “Gravidade”. O curso foi desenvolvido por membros da nossa empresa, estudantes de Engenharia Aeroespacial da UFMG, com o objetivo de incitar nos alunos do Ensino Médio e Fundamental o interesse pela Astronomia e Astronáutica.

Nosso curso tem ênfase no aprendizado de nossos alunos. Prezamos por um ensino claro e objetivo, que combina a teoria com a prática. O conteúdo é repassado para os alunos de forma dinâmica, sendo esse um diferencial da forma que outros cursos são construídos. Para isso, mantemos a proximidade, mesmo fora das salas de aulas, para sanar quaisquer dúvidas que possam surgir durante o curso. Essa proximidade se mantém mesmo após o encerramento do curso, no acompanhamento do desempenho de cada estudante.

Aula do Gravidade: curso de astronomia e astronáutica sobre Buracos Negros
Aula do curso Gravidade sobre Buracos Negros

Olimpíada de Astronomia e Astronáutica (OBA)

Além das aulas de astronomia e astronáutica, nosso curso traz o Momento OBA, que é a preparação para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), onde focamos em provas antigas para preparar os alunos.

O “Gravidade” é adaptável às necessidades do colégio, tanto nos assuntos que serão abordados quanto na duração do curso.

Aplicação do Gravidade: curso de astronomia e astronáutica no Colégio Loyola
Aplicação do Gravidade no Colégio Loyola

No último ano, aplicamos o curso em um dos colégios mais renomados de Belo Horizonte, o Colégio Loyola. E com um curso personalizado, com proximidade e ênfase nos alunos, além do Momento OBA, conseguimos 3 medalhas de ouro na OBA, uma do 3° ano do ensino médio e 2 do 9° do ensino fundamental.

Por não nos prendermos numa forma engessada de ensinar, conseguimos nos adaptar também aos percalços que possam vir a ocorrer. Assim, devido a pandemia do Covid-19 adaptamos o Gravidade para uma versão totalmente online voltada para o público geral. Mesmo sendo online, mantivemos o dinamismo e interatividade das aulas. No total foram 8 aulas com temas diversos.  Tivemos 246 ingressos vendidos, uma média de 30 alunos por aula, foi um sucesso.

A AEROJR. acredita no potencial dos alunos e das escolas do Brasil. Achou nosso curso interessante? Entre em contato!

Autora: Marina Martins

Compartilhe com seus amigos:

Posts relacionados

Consultoria

Aplicativos para mapeamento com Drone: os 5 melhores

O uso de drones no mercado de topografia e georreferenciamento cresce a cada dia mais. Nesse meio, a escolha certa dentre os aplicativos para mapeamento com drone é, com certeza, um diferencial do serviço prestado. Existem vários aplicativos de voo autônomo no mercado, alguns gratuitos e outros pagos, que são utilizados através de dispositivos móveis.

Aeronáutica

Homologação de Helipontos: Importância e como realizar

A homologação de um heliponto é o processo de reconhecimento de que esse está de acordo com as normas da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), realizado a partir da estruturação de um Plano Base de Zona de Proteção de Heliponto (PBZPH) , caracterizando que este está apto para o uso. Assim, no decorrer deste texto,

3 comentários em “O Valor do Ensino da Astronomia e Astronáutica nas Escolas”

  1. Laodiceia Monteiro

    Muito bom o artigo. espero que venham divulgar projetos que possam ser trabalhados em sala de aula com os alunos do ensino fundamental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudar?