Saiba quais são os Materiais mais Utilizados em Acústica

Quando uma onda sonora, ao se propagar por um ambiente, colide com uma superfície, sua energia pode ser dissipada, refletida ou transmitida para outro meio. Essa distribuição de energia está relacionada com o tipo de material que constitui a superfície. Dessa forma, para um aprimoramento acústico adequado, é necessário compreender quais os diferentes tipos de materiais acústicos e quais são suas interações com as ondas sonoras. Esses materiais podem ser classificados como refletores, difusores, isolantes e de absorção.

Classificações dos Materiais Acústicos

Materiais Refletores

Os refletores possuem superfícies mais lisas e duras, que fazem com que grande parte da energia incidente seja refletida. Eles aumentam a reverberação interna do ambiente e, consequentemente, ampliam o som produzido, tornando o ambiente mais vivo.

materiais acústicos
Materiais acústicos.

Esse tipo de material é apropriado para a aplicação no exterior de um ambiente. Assim, evita que ruídos externos sejam transmitidos para o seu interior. No entanto, se utilizados em áreas extensas e com poucos obstáculos, provocam eco. São exemplos de materiais acústicos refletores cerâmicas, azulejos, massa corrida e madeira.

Materiais Difusores

A difusão acontece quando ondas sonoras, ao incidirem sobre um material refletor e rugoso, são refletidas em diversas direções. Dessa forma, um material difusor promove maior espalhamento sonoro no ambiente, garantindo melhor qualidade e uniformidade sonora. Além disso, mantém a acústica do ambiente viva e evita o eco. Seu uso é apropriado, portanto, em auditórios, casas de show e estúdios de gravação. Pedras e lambris de madeira são exemplos desses materiais.

Materiais Isolantes

Quando uma onda sonora entra em contato com uma superfície, ela gera vibrações nesse material. Consequentemente, essa superfície passa a atuar como uma fonte emissora de som, transmitindo-o ao longo de sua estrutura. Assim, ocorre a transmissão sonora, ou seja, a passagem de som de um ambiente, para outro. Os materiais isolantes, por serem rígidos e com alta densidade, impedem essa transmissão. São exemplos desse tipo de material o tijolo maciço, pedra lisa, gesso, madeira e vidro.

Materiais de Absorção

Os materiais acústicos de absorção diminuem a reflexão e a transmissão do som, absorvendo energia sonora. Para isso, transformam energia mecânica vibracional em energia térmica. Assim, diminuem o tempo de reverberação interna e tornam o som do ambiente mais seco. Esses são fibrosos e tendem a ser flexíveis. Ademais, são porosos e o ar presente em seu interior dificulta a passagem do som. É válido ressaltar que, quanto maior a superfície e espessura do material absorvedor, maior sua capacidade de absorção. São materiais de absorção a lã de vidro revestidos, manta de poliuretano, forrações com cortiças, carpetes grossos e cortinas pesadas.

Convencionais vs. Não Convencionais

Além da classificação dos materiais acústicos quanto às suas diferentes interações com as ondas sonoras, há ainda a separação desses materiais em convencionais e não convencionais.

Os Materiais Convencionais são de vedação de uso comum na construção civil. Como principal vantagem, possuem um isolamento acústico razoavelmente bom para uso comum. São materiais desse tipo os blocos cerâmicos, blocos de concreto, madeira e vidro.

Já os Materiais Não-Convencionais são desenvolvidos especialmente para promover o isolamento acústico de diferentes ambientes. Geralmente, são materiais que possuem vantagens térmicas. A lã de vidro, fibra de coco e as espumas elastoméricas são alguns exemplos.

Para que o aprimoramento acústico seja desempenhado com êxito, além de conhecer os tipos de materiais existentes na área, é importante dominar as características específicas de cada material a ser utilizado no projeto. Aqui, são detalhados alguns materiais expressivos nesse tipo de atividade.

Tijolo Maciço

O tijolo maciço é também chamado de Bloco Termo Dissipador (BT). Ele é uma criação recente dos arquitetos colombianos Miguel Niño e Johanna Navarro, uma dupla que buscava desenvolver a construção civil de maneira sustentável. A invenção consiste em um bloco de cerâmica com uma secção transversal irregular e uma face angular, que protegem o material da radiação solar. Assim, há a dissipação de calor e manutenção da temperatura no interior das construções. Ademais, o tijolo possui uma estrutura interna porosa que ajuda na absorção.

Difusor Acústico DA3113

O difusor acústico DA3113 possibilita o espelhamento hemisférico de ondas sonoras, aprimorando a acústica do ambiente. Ele é constituído por espuma de Poliuretano semirrígida Fireproof e envolvido por laminado melamínico. Esse laminado garante, ainda, baixa absorção sonora, aprimorando, assim, a difusão de sons no ambiente. Para a sua instalação, basta fixá-lo na parede ou no teto, utilizando cola para Sonique.

Azulejos acústicos

Os azulejos acústicos surgiram através de uma parceria entre a designer já falecida Eva Zeisel e a marca de painéis de feltro acústicos FilzFelt. A empresa especializada em acústica transformou seus produtos em azulejos para a parede, inspirando-se na designer. Dessa forma, aliou o tratamento sonoro a um design inovador e moderno. Cada azulejo é constituído por um substrato acústico de PET virgem.

Lã de Vidro

A lã de vidro é constituída por fibra de vidro e areia e é um dos materiais mais utilizados no isolamento térmico e acústico. Dessa forma, é ideal para impedir que o som passe de um ambiente para outro. O material possui uma textura porosa, que possibilita, assim, a absorção das ondas sonoras.

Trata-se de um material seguro e econômico. Além disso, possui alta performance e durabilidade. Seu uso é bem abrangente: é ideal para o isolamento de galpões, comércios e residências. A lã de vidro pode, inclusive, ser utilizada em equipamentos eletrônicos.

Sua aplicação deve ser feita exclusivamente por especialistas. Pode ser aplicado no teto no formato de manta ou nas paredes em formato de placas.

Madeira

A madeira é um material com uma gama ampla de aplicação na acústica. Pode ser usada tanto sozinha, em difusores, por exemplo, com uma estrutura montada para atender os propósitos de difusão. Pode também, estar relacionada com outros materiais em um painel absorvedor, que é conjunto com estrutura de madeira e preenchimento de lã – de vidro ou outra – que visa diminuir o tempo reverberação de um ambiente.

São vantagens da madeira: boas propriedades acústicas, leve e pode ser facilmente fabricada de modo a criar materiais esteticamente agradáveis, contribuindo com a arquitetura do local.

Há, portanto, uma infinidade de materiais acústicos que podem ser utilizados no aprimoramento acústico. No entanto, é importante ressaltar que os materiais designados para cada projeto devem ser escolhidos de maneira cautelosa, buscando atender às especificações e limitações de cada um. Para isso, profissionais da área podem auxiliar no entendimento das demandas de cada projeto. Tanto para entender casos de Isolamento e Tratamento Acústico, quanto para recomendar os materiais mais apropriados.

Ficou interessado em saber mais sobre acústica? Baixe o nosso e-book sobre Leis Acústicas! Ou ainda, está pensando tratar ou isolar acusticamente algum ambiente? A AEROJR. pode ajudá-lo! Nós realizamos projetos acústicos personalizados para diferentes ambientes e pensando em cada detalhe de acordo com as suas demandas. Para isso, basta entrar em contato com o nosso time!

Autora: Luíza Manfrini

Compartilhe com seus amigos:

Posts relacionados

Normas ISO 17025 e ISO 9001: diferenças e benefícios

O Que São as Normas ISO 9001 e ISO 17025 eQual a Importância Delas para uma Boa Gestão de Qualidade? As normas ISO 17025 e ISO 9001 são documentos normativos técnicos internacionais que apresentam os requisitos necessários para a execução efetiva de um bom sistema de gestão da qualidade  (SGQ). Assim, a importância dessas está

Consultoria

Aplicativos para mapeamento com Drone: os 5 melhores

O uso de drones no mercado de topografia e georreferenciamento cresce a cada dia mais. Nesse meio, a escolha certa dentre os aplicativos para mapeamento com drone é, com certeza, um diferencial do serviço prestado. Existem vários aplicativos de voo autônomo no mercado, alguns gratuitos e outros pagos, que são utilizados através de dispositivos móveis.

1 comentário em “Saiba quais são os Materiais mais Utilizados em Acústica”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudar?