Tratamento e Isolamento Acústico

Muitas pessoas se sentem incomodadas com os barulhos excessivos de atividades corriqueiras do nosso dia a dia. Por exemplo, buzinas de trânsito, música alta além do limite e em horários não convencionais, ou até mesmo o ruído constante dos sapatos do vizinho de cima, caso a pessoa em questão more em um apartamento. A maioria dos prédios e residências, atualmente, não contam com nenhum tipo de tratamento ou isolamento acústico. Isso ocorre principalmente por não haver uma preocupação geral sobre o assunto. Porém, o que a maioria dessas pessoas não sabe é que esses ruídos, sejam eles altos, intensos ou frequentes, podem ser prejudiciais à saúde.

Ruídos e os impactos na saúde

Segundo a OMS, Organização Mundial de Saúde, a quantidade de barulho máxima para que um ambiente seja sonoramente agradável é de 50 decibéis. Entretanto, ruídos de escritório e de trânsito são regularmente superiores a esse limite.

Um estudo sobre os efeitos da poluição sonora publicado no British Medical Bulletin, confirmou alguns sintomas graves e crônicos causados quando o ser humano é exposto a ruídos acima do permitido. Dentre eles estão a hipertensão, a redução na capacidade de aprender, a falta de produtividade, doenças cardíacas, a diminuição da capacidade auditiva ou, até mesmo, a perda auditiva gradativa, podendo chegar à surdez completa.

Porém, felizmente, existem soluções que podem ser adotadas na rotina para evitar a exposição a esses sons tão prejudiciais. Tais problemas podem ser resolvidos com alguns instrumentos. Por exemplo, o uso de abafadores sonoros, frequentemente usados em obras e indústrias, ou tampões de ouvido para natação, que conseguem abafar um pouco dos ruídos externos. Contudo, as soluções mais práticas e recorrentes são o tratamento e o isolamento acústico, os quais podem ser usados para diferentes propósitos e em diferentes ocasiões. Por se tratarem de soluções para o mesmo tipo de problema, a maioria das pessoas não sabe a diferença entre os dois métodos.

Tratamento Acústico

Com o intuito de diminuir a quantidade de sons no ambiente, o tratamento acústico é um método que adequa a distribuição sonora no espaço. Ele “absorve” o som para que não haja reverberação de ruídos além da intenção. Esse processo transforma a energia sonora em energias cinética e/ou térmica, controlando o som para a predominância do conforto acústico do ambiente. Para obter este resultado, o tratamento acústico deve ser feito com materiais que possuam características específicas de dissipação do som. Tais especificidades são encontradas em composições porosas, fibrosas ou com perfurações e, acima de tudo, leves. Espumas, lãs e forros minerais são os materiais mais usados em locais nos quais se deseja absorver os sons do ambiente, como salas de cinema e teatros, que precisam emitir sons claros e que não causem desconforto aos frequentadores.

espuma para absorção sonora

Isolamento Acústico

A intenção de locais que possuam isolamento acústico é evitar que o som produzido em um ambiente seja ouvido em outro, criando uma barreira sonora intransponível. Para tal, o uso de materiais densos, compactos e com poucas características de condução sonora se faz necessário. Materiais esses como o concreto, vidro laminado e madeira maciça. Dependendo do tipo de ruído a ser controlado, essa barreira transforma-se em uma série de obstáculos, tornando ainda mais difícil a passagem de som e obtendo um local livre de barulho externo. Como exemplo, podemos citar locais que possuam janelas de vidros duplos ou fundações com paredes duplas, separadas por molas resistentes.

isolamento acústico

O isolamento acústico é muito usado, por exemplo, em auditórios, tanto para evitar que o som interno seja ouvido do lado de fora quanto para prevenir que qualquer ruído do entorno consiga ser ouvido do lado de dentro.

Diferença entre tratamento e isolamento acústico

Apesar de muito similares, os dois conceitos são bastante distintos. Enquanto o isolamento acústico evita a entrada ou saída de sons, o tratamento acústico, controla a qualidade do som existente.

Ambas as técnicas podem ser usadas em conjunto para atingir melhores resultados diante de necessidades específicas. Em estúdios, por exemplo, o uso de isolamento acústico é preciso para evitar que o alto som produzido seja um incômodo para aqueles que estão na vizinhança. Já o tratamento acústico é necessário para que esse mesmo som produzido seja ouvido de forma mais clara e limpa. Assim, podemos ver que o tratamento e o isolamento acústico se complementam, atuando em focos distintos.

escala sonora

Norma da ABNT

O isolar ou condicionar um ambiente acusticamente vem se tornando muito importante. Visando o conforto e saúde das pessoas, a ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas, desenvolveu a NBR10152. Esta norma regula os níveis de ruído para conforto acústico em diferentes áreas. Esse tipo de regulamentação, em conjunto com a legislação vigente a respeito de barulhos excessivos nas cidades, ajuda a manter o bem-estar sonoro dos ambientes. Além disso, traz efeitos diretos no rendimento profissional das pessoas. Afinal, quem consegue se concentrar com buzinas ou música alta nos arredores?

Saiba mais sobre isolamento e tratamento acústico!

Esses são dois conceitos diferentes, com uso de materiais distintos, e que podem ser complementares, dependendo da necessidade. Você já pensou qual das duas técnicas soluciona melhor o seu problema com a vizinhança no trabalho ou em sua casa? Podemos te ajudar com isso, basta nos contatar!

Compartilhe com seus amigos:

Posts relacionados

Normas ISO 17025 e ISO 9001: diferenças e benefícios

O Que São as Normas ISO 9001 e ISO 17025 eQual a Importância Delas para uma Boa Gestão de Qualidade? As normas ISO 17025 e ISO 9001 são documentos normativos técnicos internacionais que apresentam os requisitos necessários para a execução efetiva de um bom sistema de gestão da qualidade  (SGQ). Assim, a importância dessas está

Consultoria

Aplicativos para mapeamento com Drone: os 5 melhores

O uso de drones no mercado de topografia e georreferenciamento cresce a cada dia mais. Nesse meio, a escolha certa dentre os aplicativos para mapeamento com drone é, com certeza, um diferencial do serviço prestado. Existem vários aplicativos de voo autônomo no mercado, alguns gratuitos e outros pagos, que são utilizados através de dispositivos móveis.

2 comentários em “Tratamento e Isolamento Acústico”

  1. Olá,

    O meu espaço foi construindo com paredes de tijolos, mas emboço externo e interno, totalizando 4cm de emboço. Pelas minhas pesquisas, iria preparar à armação com os encaixe da matéria Prima ( Lã de pet ou lã de rocha ) em ato continuo à encaixaria, e para acabamento, Dryawall, mais os bass trap e painéis acústicos.
    Reitero a necessidade de mencionar os materiais que uso no meu home studio, meus monitores são da fabricante YAMAHA, modelo HS8, minha placa é da Fabricante M-audio, modelo Profire2626.

    Minha necessidade seria sim ter um ótimo insolamento e um espaço condicionado corretamente e confortável para que eu tenha certeza que meu ambiente não estará me enganando nas horas das minhas criações musicais ( produção )

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudar?