Normas ISO 17025 e ISO 9001: diferenças e benefícios

O Que São as Normas ISO 9001 e ISO 17025 e
Qual a Importância Delas para uma Boa Gestão de Qualidade?

As normas ISO 17025 e ISO 9001 são documentos normativos técnicos internacionais que apresentam os requisitos necessários para a execução efetiva de um bom sistema de gestão da qualidade  (SGQ). Assim, a importância dessas está relacionada ao fato de que garantem a otimização de processos e estabelece procedimentos para uma maior agilidade no desenvolvimento de produtos além de definir uma série de práticas para promover uma maior satisfação do cliente.

 As normas abrangem qualquer laboratório que busca a realização de uma boa gestão de qualidade e o aprimoramento da eficácia e conformidade de sua organização. Nesse texto, trataremos a respeito das principais diferenças entre ambas as normas e quais quais os benefícios diretos para para o seu laboratório ao buscar sua acreditação.


Quais São as Principais Diferenças Entre as
Normas e Suas Áreas de Atuação?

A principal diferença entre as duas normas está no propósito da aplicação. Pode- se aplicar a norma ISO 9001 a todo tipo de empresa, abrangendo, não apenas o SGQ, mas também diversos tipos de setores da organização. Enquanto a norma ISO 17025 possui uma aplicação mais exclusiva aos laboratórios de calibração e amostragem. Dessa forma, a ISO 9001 refere-se a um modelo que garante a otimização da qualidade de gestão. Por sua vez, a ISO 17025 estabelece requisitos técnicos e gerenciais que buscam demonstrar a competência e a confiabilidade dos resultados gerados no laboratório.

Assim, ao estar acreditado apenas aos requisitos da norma NBR 17025, para atender aos requisitos da NBR 9001 é necessária a preocupação com alguns outros fatores. Inicialmente, como a segunda norma trata de casos gerais para todas as empresas, necessita-se determinar o contexto no qual o laboratório se insere e desenvolver um âmbito de SGQ, tornando-se um esforço a mais que é eliminado ao buscar diretamente e acreditação da NBR 17025.

Outro caso de diferença entre as especificações técnicas se dá pela generalização proporcionada pela NBR 9001. Como esta exige uma série de requisitos de monitorização e medição mais restritos que aqueles da NBR 17025, que preocupa-se apenas em manter o nível de exigência necessário para um bom SGQ, torna-se desnecessário uma precisão a mais para o contexto de laboratórios de calibração, proporcionando a exigência de um custo extra e evitável.

Por que se Adequar às Normas e Investir em ter
um Bom Sistema de Gestão de Qualidade?

Fundamentalmente, a prática de um SGQ  regido pela norma NBR 17025 é uma decisão estratégica a ser tomada pela instituição que deseja buscar um diferencial de mercado, reduzir seus custos operacionais, garantir a competência em seu trabalho e conquistar a confiança e o bem estar de seus clientes.

É evidente que, com o passar do tempo, houve uma intensa restrição e isolamento dos mercados consumidores. Um exemplo disso se deu na recente Deliberação Normativa COPAM (Nº 216, de 2017) no estado de Minas Gerais. Essa profere a exigência de acreditação na ISO 17025. Portanto, ao adequar-se a essas normas, o laboratório ganha a capacidade de atuação de forma economicamente sustentável em outros nichos de mercado. Já é esperado que a obrigatoriedade da norma seja prevista para outros estados.

Como um bom sistema de gestão de qualidade pode ser um diferencial?

Do mesmo modo, outra atribuição imposta às instituições que buscam a realização de um bom sistema de gestão de qualidade é o cenário atual em que estamos diante de um consumidor muito mais ativo, exigente e informado. O que aumenta a necessidade das organizações fornecerem um serviço melhor que a concorrência. Dessa forma, o reconhecimento na norma NBR 17025 torna-se um diferencial na captação de novos clientes por justamente fornecer ao mercado uma demonstração certa da qualidade das operações e habilidades do laboratório. O que entrega um resultado claramente válido e de destaque, se tornando um forte diferencial competitivo frente aos concorrentes.

Em conjunto a tudo isso, é evidente as atuais dificuldades de grande parte das empresas em lidar com as oscilações da atividade econômica. Tornando quase obrigatório uma busca pela redução de gastos em diversas áreas de operação. Dessa forma, é comum que essas oscilações coloquem laboratórios de calibração em dificuldades financeiras. Por esse motivo, vê-se a necessidade de evitar os custos desnecessários como falhas na qualidade, erros de operação e uma má gestão.

Assim, ao buscar a qualificação à norma ISO 17025, a empresa corta diretamente gastos evitáveis causados por erros de operação, visto a garantia da qualidade de operação e uma boa gestão, que são exigidos por ela, bem como a mentalidade de melhoria contínua que é requisitada para essa acreditação.

Como faço para adequar meu laboratório à norma
ISO 17025 de forma eficaz e segura?

A diferença está na escolha certa. Agende uma consultoria gratuita e descubra como nossos especialistas podem personalizar a implementação da NBR ISO/IEC 17025:2017 para atender às suas necessidades exclusivas. Contate um gerente especialista da AEROJR  e garanta a acreditação eficiente e segura para uma boa gestão de qualidade do seu laboratório.

Compartilhe com seus amigos:

Posts relacionados

Consultoria

A Importância do Drone na Indústria de Imagem

Há algum tempo, tirar fotos ou fazer filmagens aéreas era extremamente caro e inviável para a maioria dos profissionais da indústria audiovisual. Entretanto, com o

Aeronáutica

Como Renovar o Cadastro do meu Heliponto?

Você sabe quais são os procedimentos para renovar um heliponto? Ao trabalhar com esse aeródromo é impossível fugir das normas, documentos e seus prazos. Então,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudar?