O Ano Novo e a Origem dos Foguetes

Com o final de ano chegando, sempre ficamos ansiosos para a chegada do dia 31 de Dezembro. Momento cujas festividades de Réveillon ocorrem no mundo todo, se manifestando nas mais variadas formas. Apesar da diversidade dessas festas, um momento sempre é muito esperado pela maioria delas: a chuva de fogos de artifício que ocorre à meia noite. Pensando nisso, você já percebeu as semelhanças que esses fogos têm com foguetes? Neste texto explicaremos sobre a relação entre a origem dos foguetes e os fogos de artifício!

Os foguetes mais primitivos foram criados na Ásia com o uso de bambus e fogueiras , há milhares de anos antes de Cristo, mesmo antes da criação da pólvora, que ocorreu por volta de dois mil anos atrás. Nesse sentido, a pirotecnia – uso de explosivos e fogos de artifício para entretenimento – foi desenvolvida de forma acidental, quando esses povos pré-históricos jogaram bambus verdes na fogueira e perceberam que havia pequenas explosões decorrentes da dilatação da planta e de bolsas de ar e seiva armazenadas no caule quando em contato com o calor. Dessa maneira, seu uso se tornou cultural nas festividades, com o intuito de espantar os maus espíritos.

Fogos de Artifício e origem dos Foguetes

Com a criação da pólvora, as técnicas foram somadas e o resultado das explosões eram ainda mais atrativos. Dessa maneira, além do barulho da explosão, foi desenvolvida a variação das cores, dependendo do elemento químico utilizado na queima, devido ao avanço da antiga alquimia.

dark, night, fireworks-2600123.jpg
  • Nitrato + carbonato ou sulfato de estrôncio = vermelho;
  • Nitrato + clorato ou carbonato de bário = verde;
  • Oxalato ou carbonato de sódio = amarelo;
  • Carbonato ou sulfeto de cobre + cloreto mercuroso (calomenano) = azul.

Muita história se passou e os fogos de artifício e seus princípios físicos e químicos foram difundidos pelo mundo. Nesse ínterim, eles foram desenvolvidos como armamentos militares, conhecidos como precursores dos mísseis, mas que davam grande vantagem a quem dominava a técnica. O auge do uso desse novo armamento foi na criação do famoso míssil V2 – o qual não foi idealizado pelo seu criador von Braun como uma arma, mas como um dos primeiros foguetes da história –, e foi muito utilizado na II Guerra Mundial. Mais tarde, o mesmo criador do V2 foi o engenheiro por trás do famoso foguete Saturno V, que foi o foguete que entrou para a história ao levar os primeiros humanos à Lua!

Mas afinal, qual a semelhança dos fogos de artifícios e dos foguetes, já que eles se diferenciaram durantes a história e, atualmente, possuem objetivos completamente diferentes?

Princípio Físico dos Foguetes

Primeiramente, eles possuem o mesmo princípio físico, o qual está fundamentado na Terceira Lei de Newton – para toda ação (força) sobre um objeto, em resposta à interação com outro objeto, existirá uma reação (força) de mesmo valor e direção, mas com sentido oposto. Quando um pequeno fogo de artifício começa a pegar fogo e queimar a pólvora contida nele, gases são expelidos, produzindo uma força de reação do gás contra o corpo do fogo de artifício, fazendo com que ele suba até cessar a combustão.

De maneira análoga, um foguete de centenas de toneladas também funciona dessa maneira, diferindo pelo combustível, no qual chamamos de propelente para esse segundo caso. Assim, dadas as proporções, fogos de artifício e foguetes têm uma grande história em comum e funcionam pelas mesmas leis físicas e químicas da natureza.

Ciência dos foguetes no Cotidiano

Dessa maneira, percebemos que a ciência está sempre envolvida no nosso cotidiano, nas mais variadas formas. Seja num lançamento de foguete ou, até mesmo, na famosa chuva de fogos de artifícios que encontramos todo ano no Réveillon!! E se você gosta de foguetes, não deixe de conferir nosso texto sobre como fazer o seu próprio foguete usando uma garrafa plástica! No mais, nós da AEROJR. lhe desejamos um feliz ano novo!

Autor: Pedro Picanço

Compartilhe com seus amigos:

Posts relacionados

Consultoria

Aplicativos para mapeamento com Drone: os 5 melhores

O uso de drones no mercado de topografia e georreferenciamento cresce a cada dia mais. Nesse meio, a escolha certa dentre os aplicativos para mapeamento com drone é, com certeza, um diferencial do serviço prestado. Existem vários aplicativos de voo autônomo no mercado, alguns gratuitos e outros pagos, que são utilizados através de dispositivos móveis.

Aeronáutica

Homologação de Helipontos: Importância e como realizar

A homologação de um heliponto é o processo de reconhecimento de que esse está de acordo com as normas da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), realizado a partir da estruturação de um Plano Base de Zona de Proteção de Heliponto (PBZPH) , caracterizando que este está apto para o uso. Assim, no decorrer deste texto,

3 comentários em “O Ano Novo e a Origem dos Foguetes”

    1. Tudo certo Nino, que bom que gostou do nosso site. Ficamos muito contentes em poder trazer conteúdos relevantes para o nosso público e muito gratos pelo comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudar?