Como fazer um foguete de água

Quem nunca ouviu aquela história animada de um amigo que escolheu carreira por conta de um brinquedo que ganhou quando era criança?! Ou quem sabe você mesmo é fruto de um dos brinquedos que gostava muito na infância? Uma coisa é certa: os brinquedos nos ajudam a descobrir muitas coisas sobre nós mesmos. Eles são grandes aliados no processo de aprendizagem infantil e é através deles que a criança aprende e desenvolve elementos fundamentais na formação de sua personalidade.

Além disso, eles proporcionam diversas situações interessantes para estimular a imaginação dos pequenos, auxilia na organização de suas emoções, ajuda na compreensão de informações, constrói autonomia de ação, dentre outros inúmeros benefícios. Por conta de todas essas vantagens, fica mais que claro a importância de incentivar a criatividade, raciocínio lógico e outras habilidades nas crianças através de brinquedos e brincadeiras certas, capazes de ajudar nesse desenvolvimento desde muito cedo.

E para que esse Dia das Crianças seja repleto de brincadeiras, nós da AEROJR. decidimos mostrar de uma maneira muito simples como fazer um foguete de água para que você possa se divertir e muito com a criançada em casa nesse feriado prolongado.

Então vamos ao que interessa?

Materiais:

  • Uma garrafa plástica de 2L;
  • Uma rolha;
  • Uma bomba para encher pneu de bicicleta ou bola;
  • Água.

Procedimentos:

Passo 1: Fure a rolha com a agulha da bomba utilizada.

Passo 2: Encha a garrafa com pouco mais de um terço de água.

OBS: Não coloque muita água, isso fará com que sua garrafa fique pesada e a pressão do ar dentro pode não ser o suficiente para fazer o foguete “voar”.

Passo 3: Tampe a garrafa plástica com a rolha.

Passo 4: Vire a garrafa de ponta-cabeça.

BASE: a base utilizada aqui será bem simples.

1- Encontre um local de apoio para o foguete, de maneira que ele não toque o chão.

2- Para que o foguete não saia reto, incline-o um pouco e o apoie com uma pedra.

foguete de água

Lançamento do Foguete de Água

Agora com o foguete na base, basta somente enchê-lo de ar, comprimindo a bomba. E o foguete saltará por si só e pode voar a até 10 metros de altura!

É interessante ressaltar que existem várias maneiras de se fazer um foguete d’água, desde aqueles com mais de um estágio a outros com bases mais complexas. Esta que ensinamos neste post é uma das mais simples, e caso você queira ver o resultado de um foguete d’água funcionando, basta clicar aqui e acessar as fotos da ação promovida pela AEROJR. usando um foguete muito parecido com o que ensinamos hoje. E não se esqueça de comentar aqui caso você tenha tentado reproduzir este foguete no feriado!

Compartilhe com seus amigos:

Posts relacionados

Acústica

Normas ISO 17025 e ISO 9001: diferenças e benefícios

O Que São as Normas ISO 9001 e ISO 17025 eQual a Importância Delas para uma Boa Gestão de Qualidade? As normas ISO 17025 e ISO 9001 são documentos normativos técnicos internacionais que apresentam os requisitos necessários para a execução efetiva de um bom sistema de gestão da qualidade  (SGQ). Assim, a importância dessas está

Consultoria

Aplicativos para mapeamento com Drone: os 5 melhores

O uso de drones no mercado de topografia e georreferenciamento cresce a cada dia mais. Nesse meio, a escolha certa dentre os aplicativos para mapeamento com drone é, com certeza, um diferencial do serviço prestado. Existem vários aplicativos de voo autônomo no mercado, alguns gratuitos e outros pagos, que são utilizados através de dispositivos móveis.

1 comentário em “Como fazer um foguete de água”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudar?