Projetos Acústicos de Sucesso

Venha entender mais sobre a importância dos projetos acústicos, como eles podem solucionar seus problemas e como obter projetos acústicos de sucesso.

Acústica no Cotidiano

Você já parou para pensar como o estudo da acústica está presente no nosso dia a dia? Provavelmente a maioria das pessoas nunca parou para analisar os efeitos dos ruídos que as cercam. Porém, com certeza houveram profissionais que gastaram horas de trabalho. Por exemplo, para definir qual o nível aceitável de ruído que um ônibus passando ao seu lado pode produzir para não causar incômodo excessivo, e até mesmo qual a intensidade sonora máxima você pode emitir na sua residência sem infringir alguma lei.

Fica claro, então, que mesmo as pessoas que não trabalham diretamente com atividades acústicas estão sob a influência das legislações e estudos sobre a área. Abaixo são listados alguns exemplos de profissões e algumas responsabilidades relacionadas à emissão de ruído.

Análise de Ruído

Basicamente, percebe-se que as responsabilidades estão muito alinhadas com o bem-estar geral daqueles que são alvos dos ruídos por se tratar de um assunto subjetivo como o conforto. Dessa maneira, tentou-se definir limites para emissão de ruídos de forma a tornar possível enquadrar qualquer emissão sonora como confortável ou desconfortável.

Desse modo, a caracterização ocorre por meio da análise do valor da intensidade sonora emitida no local através de um analisador de ruído. Esse equipamento define o valor médio através de cálculos específicos. Após isso, é feita uma comparação entre o valor medido e o valor permitido por lei para aquele município.

Para exemplificar, abaixo são apresentados os limites de intensidade sonora em cada horário para a capital mineira, Belo Horizonte.

  • Em período diurno (07h01 às 19h): 70 decibéis;
  • Vespertino (19h01 às 22h): 60 decibéis;
  • No período noturno, entre 22h01 e 23h59: 50 decibéis;
  • E durante a madrugada, entre 0h e 7h: 45 decibéis.

Fonte: Lei nº 9.505 de 23 de janeiro de 2008 que dispõe sobre o controle de ruídos, sons e vibrações em Belo Horizonte.

Portanto, caso o estabelecimento desrespeite esses limites, qualquer pessoa que se sinta desconfortável tem o direito de fazer uma queixa à polícia. Ela contatará o proprietário e possivelmente aplicará uma multa. Além disso, a polícia poderá também solicitar o fechamento do estabelecimento. Vale ressaltar que esses limites também se aplicam a atividades privadas, como tocar uma bateria ou guitarra em sua residência.

Felizmente, adequar-se aos limites não é uma tarefa muito cara quando executada por profissionais competentes. A AEROJR. é uma empresa júnior que concentra grandes esforços no estudo da acústica de ambientes. Ela executa serviços de isolamento e tratamento acústico para ambientes diversos. E é claro, a um custo muito acessível e competitivo.

Adequação – Tratamento e Isolamento Acústico

Para se adequar aos limites de emissão de ruído, o estabelecimento obrigatoriamente deverá passar por um processo de tratamento e/ou isolamento acústico. Nesse processo, é feita uma medição prévia para caracterizar o ruído do local, entendendo a realidade do cliente. Em seguida, desenvolve um projeto acústico personalizado de engenharia levando em consideração as suas demandas e a capacidade financeira.

Os projetos acústicos possuem seções para explicação de:

  • soluções propostas;
  • resultados esperados;
  • especificações dos materiais que deverão ser adotados;
  • desenhos em planta do ambiente com a posição otimizada dos materiais;
  • simulações acústicas, quando necessário;
  • análise de mercado com sugestões de vendedores.

Esse último visa garantir que o cliente estará sempre comprando o melhor produto com o melhor preço.

Qualidade Sonora nos Ambientes

Porém, o isolamento e tratamento acústico não são exclusivos para empresas que precisam se adequar à legislação. Pois, a cada dia cresce a demanda pela Qualidade Sonora nos ambientes.

Essa qualidade está relacionada, por exemplo, a capacidade de manter uma conversa em um local cheio, como um restaurante, sem grandes dificuldades para ouvir a pessoa a sua frente. Ou ainda, estar em um local e não ser influenciado pelo barulho produzido em outro, como o quarto de apartamento. Ou até mesmo tocar e cantar em um cômodo sem que o som seja distorcido pela configuração espacial e pelos elementos presentes no ambiente.

Portanto, todas essas situações são recorrentes no dia a dia e demandam um estudo acústico especializado como o desempenhado pela AEROJR.

Projetos Acústicos Arquitetônicos

Abaixo são exibidas algumas imagens de projetos acústicos arquitetônicos. Esses são para construção de Home Studios, elaborados pela AEROJR., para músicos que necessitavam de um ambiente próprio para a prática em suas residências.

Projeto Pelicano

Neste, foi desenvolvido o projeto de uma cortina acústica visando isolar o ambiente, além de 3 painéis acústicos desenvolvidos com lã de vidro desejando aumentar a absorção acústica na frequência mais crítica para o instrumento tocado, neste caso, um saxofone.

projetos acústicos - cortina acústica para isolamento

Projeto Pica-Pau

No segundo foi desenvolvido o projeto acústico de uma sala flutuante com paredes inclinadas com o intuito de conter as vibrações advindas do uso da bateria direcionar as ondas sonoras, utilizando uma das paredes como superfície difusora que, devido a sua irregularidade, contribui para o “espalhamento do som”. Além disso, elementos absorvedores como painéis, cortinas e tablados também foram utilizados no projeto.

projetos acústicos - sala flutuante

Projeto João-de-Barro

Por se tratar de um estúdio com diversos instrumentos musicais, tiveram de ser adotadas várias técnicas de condicionamento acústico. Dentre elas se destacam os painéis absorvedores nas paredes, que foram projetos em dois modelos para aumentar a faixa de frequência tratada; um difusor de madeira, com o intuito de deixar o som mais uniforme no ambiente; portas e janelas acústicas, aumentando o isolamento do ambiente; e nos cantos o posicionamento de basstraps (“armadilhas de grave”), pensando em tratar o som gerado principalmente pela bateria.

Outro exemplo de projeto acústico executado por nós é o de isolamento de salas de um consultório médico, visando garantir que as conversas entre médico e paciente permanecessem nas salas, permitindo a confidencialidade necessária, bem como impedindo que ruídos externos atrapalhassem as consultas. A imagem abaixo faz parte desse projeto, exemplificando parte da solução proposta.

Autor: Pedro Henrique Sousa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudar?