Principais Requisitos para a Segurança do seu Heliponto

Para um serviço de qualidade, principalmente ao falar do serviço aéreo de helicópteros é essencial ter em mente a segurança. Uma parte desse serviço envolve os helipontos. Descubra aqui as normas mais importantes elaboradas pela ANAC para garantir a segurança do seu heliponto.

Mercado em Expansão e Segurança

Muitos podem até não acreditar, mas o Brasil possui a quarta maior frota de helicópteros do mundo, de acordo com a Forbes. Baseado nisso, é possível perceber o quanto helipontos podem se tornar investimentos interessantes, sendo uma boa fonte de renda.

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), também está ciente dessa oportunidade, portanto definiu alguns requisitos de segurança para evitar acidentes nesse mercado em expansão. Assim, é necessária uma certificação que atesta as condições de segurança de seu heliponto. Ela possui validade de 5 anos, com necessidade de revisões periódicas do enquadramento com as normas.

10 Requisitos de Segurança para Heliponto

1. Área de Toque e Área de Pouso e Decolagem

Uma das determinações mais importantes é a dimensão das áreas de toque e pouso e decolagem. A ANAC define que a área de toque deve estar situada no centro da área de pouso, atentando ao formato desta. Caso a área de pouso seja quadrada ou retangular, a área de toque deve ser quadrada. De maneira similar, para a área de pouso for circular, a área de toque também deverá seguir o mesmo formato.

As dimensões dessa área devem estar em função da dimensão do maior helicóptero que operará no heliponto (chamado de B pela ANAC). Mas atenção: tanto o lado quanto o diâmetro devem ter, no mínimo, 12 metros de comprimento em todos os casos.

As dimensões da área de pouso e decolagem também seguem essa regra. As exigências, também, dependem do formato da área, porém necessitam de razões de distância maiores do que as da área de toque.

Áreas de pouso e decolagem e áreas de toque

A ANAC orienta que a construção de helipontos com áreas de pouso circulares sejam evitadas. Isso porque, a sobreposição das Superfícies de Aproximação e Saída desse tipo de área prejudicam a construção de outros helipontos próximos. Também é válido lembrar que essas dimensões são válidas apenas para helipontos situados até 300 metros acima do nível do mar. Para altitudes superiores, existe um aumento pré-estabelecido nas dimensões.

2. Área Periférica

Apesar de não ser obrigatória, a existência de uma área ou faixa periférica envolvendo a área de pouso, livre de obstáculos, é muito vantajosa. Sua dimensão deve corresponder a um quarto (1/4) de B que é a dimensão do maior helicóptero operante no heliponto. Entretanto, nunca deve atingir menos que 3 metros de comprimento, para garantir uma zona de segurança.

Área periférica de um heliponto - requisitos de segurança do heliponto
Fonte: port. nº 18/GM5, 1974.

Além disso, caso seu heliponto esteja situado ao nível do solo, é recomendável a instalação de uma cerca de segurança. Ela deve possuir 1 metro de altura, circundando a área para evitar que animais ou pessoas estranhas entrem na área de pouso.

3. Resistência da Área de Pouso

É importante que a área de pouso tenha resistência suficiente para suportar as cargas dos helicópteros que operarão no seu heliponto. Um pouso normal irá impor pouca ou nenhuma carga de impacto, enquanto que um pouso mal realizado irá exigir muito da superfície. Pensando nisso, a resistência da área precisa ser especificamente calculada para receber algumas cargas de impacto. Helipontos de emergência, por exemplo, admitem resistência mínima para um helicóptero de uma tonelada de peso total.

Também é recomendada a estabilização ou pavimentação da área. Tendo em vista que os efeitos das rajadas de ar produzidas pelos rotores na superfície podem prejudicar tanto o helicóptero quanto pessoas e objetos próximos. Ademais, a superfície da área de pouso deve ser gramada ou pavimentada, com um projeto que previna uma boa drenagem de águas fluviais.

4. Pátio de Estacionamento

Necessário apenas quando o heliponto atende mais de um helicóptero ao mesmo tempo. Essa área de estacionamento fica localizada, normalmente, nas adjacências da área de pouso.

Pátio de Estacionamento Heliponto

O comprimento e largura de cada posição de estacionamento deverão ser iguais à B. Além do mais a distância de segurança entre elas deve ser de, no mínimo, 3 metros.

Se houver uma pista de rolagem que liga a área de pouso com a de estacionamento, sua largura deverá ser, no mínimo, de 6 metros. Além de permitir uma boa distância lateral livre de obstáculos.

5. Especificidades para Helipontos Elevados

Se não for possível construir seu heliponto a nível solo, é possível fazer sua instalação em local elevado. Para isso, pode-se ter uma área de pouso abrangendo a totalidade da superfície de um terraço, ou só parte dele.

Heliponto Elevado de Djetsim

Um terraço em um edifício já construído pode suportar a carga dos helicópteros através de uma plataforma de distribuição de cargas. Porém, recomenda-se que sua altura não seja inferior à dos peitoris do terraço.

As dimensões da área de pouso e decolagem e da área de toque são as mesmas citadas anteriormente. Entretanto, se a plataforma de distribuição de carga for utilizada como área de toque, a plataforma deverá ser proporcional às dimensões do trem de pouso do maior helicóptero operante.

6. Zona de Proteção

Este tópico visa somente áreas que necessitam estar desimpedidas sob as superfícies de saída, na decolagem ou aproximação de pouso. Está dividido em três pontos: Superfícies de Aproximação e de Saída, Superfície de Transição, Superfície de Aproximação e de Saída em Curva.

Superfícies de Aproximação e de Saída:

Uma área que vai desde a área de pouso até atingir a altura de voo do helicóptero ou atingir a distância de 1.200 metros do ponto inicial. Portanto, as dimensões variam de acordo com o tipo de área de pouso e a altitude de voo do helicóptero em questão. Entretanto, algumas informações já são definidas, como a largura, que deve ser de 150 metros máximos; e preservar a área livre de obstáculos (a menos que devidamente sinalizados).

requisitos de segurança do heliponto

Superfície de Transição:

Essa área vai desde a área de pouso até atingir 30 metros de altura, tendo dimensões, novamente, particulares à cada tipo de área de pouso.

Superfície de Aproximação e de Saída em Curva:

Esses tipos de superfície surgem com objetivo de evitar obstáculos que já estejam presentes no local. A aprovação desse tipo de área varia com o número e com a natureza de tais obstáculos. Mas vale ressaltar que a troca de obstáculos por manobras perigosas para os helicópteros não são aceitas.

7. Distância entre dois Helipontos

É possível que dois helipontos fiquem próximos um do outro. No entanto, devem seguir algumas condições: não haver superposição de superfícies de transição e não haver superposição de superfícies de aproximação e de saída. Porém, caso a segunda condição não seja satisfeita, é possível atender esse requisito caso haja um desnível mínimo de 50 metros entre as superfícies de aproximação e de saída ou uma distância mínima de 400 metros entre os helipontos.

A Superfície de Aproximação e de Saída de um heliponto somente poderá passar sobre outro heliponto se isso ocorrer a 150 metros, no mínimo, da área de pouso deste segundo heliponto. Lembrando que essas prescrições não podem ser aplicadas a Áreas de Pouso e Decolagem de Emergência para Helicópteros.

8. Ajudas Visuais

Todo heliponto precisa seguir alguns requisitos visuais, pois auxiliam o piloto no momento do pouso e decolagem. Um deles é o sinal de identificação da área de pouso, que deve ser feito com uma letra indicadora do tipo de heliponto (público, privado ou militar), no centro da área de toque em um triângulo apontando para o norte magnético.

Além disso, helipontos precisam apresentar um número indicador do máximo de toneladas correspondente à resistência de seu piso, posicionado à direita do triângulo. As cores das letras dessas informações deverão ser brancas ou amarelas, com contornos podendo ser pintados de preto. Existem especificações rigorosas em relação ao tamanho, fonte e posicionamento de tudo que é escrito no heliponto.

9. Balizamento Luminoso

balizamento luminoso

A existência de luzes indicadoras é necessária em operações noturnas ou situações de má visibilidade. Mas desde que não ofusquem a visão do piloto e auxiliem no entendimento dos limites de área de pouso e das obstruções presentes nos arredores da área de pouso e decolagem. Alguns desses tipos de sinalização são:

Luzes limitantes de área de pouso:

Áreas de pouso devem ser claramente sinalizadas, expondo as áreas onde não são permitidas operações de helicópteros, em especial em helipontos em aeroportos. Existem diversas especificações para o posicionamento, distância e característica dessa sinalização, de modo que haja uma padronização e que a mensagem seja mais clara para o piloto. Um exemplo é que as luzes devem ser amarelas e a distância entre elas deverá ser de, no máximo, 5 metros.

Sinal Luminoso de Identificação:

Caso o heliponto não esteja localizado em um aeroporto, a instalação de um sinal luminoso com características especiais distinguíveis é recomendada. Para helipontos elevados, deve-se ter o cuidado para não ofuscar a visão do piloto. Existem, também, diversas especificações para este tipo de sinalização, tais como a existência de um farol rotativo emitindo luz em cores verdes, amarelas e brancas.

Luzes Indicadoras da Direção de Aproximação:

Elas são auxílio que consiste em seis luzes amarelas. Conforme as luzes delimitadoras de áreas de pouso, são espaçadas a 5 metros umas das outras, indicando as direções de pouso e decolagem.

luzes - requisitos de segurança do heliponto
Fonte: port. nº 18GM5 – M. Aer

10. Prevenção Contra Incêndio

Por se tratar de um tópico de extrema importância, a ANAC define uma série de critérios a serem cumpridos para certificar a segurança do heliponto.

Para helipontos localizados em aeroportos, as medidas do sistema de proteção próprios desses locais podem ser usadas normalmente sem necessidade de alteração. Já em helipontos isolados, existem regras para helipontos a nível solo e mais um conjunto de regras, somadas às anteriores, para helipontos elevados. Algumas dessas regras incluem armazenamento adequado de extintores de incêndio e operações de reabastecimento de helicópteros realizadas apenas por pessoal treinado e autorizado. Ademais, existem diversos outros requisitos elaborados pelo Serviço Contra-Incêndio do Ministério da Aeronáutica.

Ainda mais Requisitos

Essas são apenas algumas especificidades das normas de segurança do heliponto. Os requisitos são numerosos, porém é fundamental estar em conformidade não somente com eles, mas também com todas as demais outras regras da ANAC para helipontos. Mesmo com tantas regras, garantir que seu heliponto atende todas as especificações pode ser mais simples do que parece.

Prevendo essa alta no ramo de helicópteros e seus helipontos, existem algumas empresas no mercado que oferecem consultoria especializada para facilitar o processo de aprovação e assegurar que todas as normais sejam atendidas. A AEROJR. é uma delas! Entre em contato conosco e iremos te ajudar!

Compartilhe com seus amigos:

Posts relacionados

Consultoria

Aplicativos para mapeamento com Drone: os 5 melhores

O uso de drones no mercado de topografia e georreferenciamento cresce a cada dia mais. Nesse meio, a escolha certa dentre os aplicativos para mapeamento com drone é, com certeza, um diferencial do serviço prestado. Existem vários aplicativos de voo autônomo no mercado, alguns gratuitos e outros pagos, que são utilizados através de dispositivos móveis.

Aeronáutica

Homologação de Helipontos: Importância e como realizar

A homologação de um heliponto é o processo de reconhecimento de que esse está de acordo com as normas da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), realizado a partir da estruturação de um Plano Base de Zona de Proteção de Heliponto (PBZPH) , caracterizando que este está apto para o uso. Assim, no decorrer deste texto,

15 comentários em “Principais Requisitos para a Segurança do seu Heliponto”

  1. Boa noite, sou engenheiro eletricista e estou fazendo um projeto de rede eletrica num local que haverá um heliponto na superfície. Preciso saber quais as distância mínimas seguras em relação a obstáculos na horizontal quanto na vertical pois terei postes de altura de 11m próximos.

    1. Olá Thyago, as informações que necessita podem ser encontradas na norma RBAC 155 da ANAC subparte H na secção de resposta à emergência. Esperamos que a norma possa te ajudar 😉

    1. Olá Paulo, infelizmente segundo as normas explicitadas em nosso texto, devido a necessidade das áreas de toque, pouso, além da zona de proteção, não seria possível a construção de um Heliponto com essas dimensões.

    1. Olá, Paulo! Para a construção de um heliponto é sempre oportuno a existência de uma área periférica, na qual ela deve ser 1/4 do tamanho total da área de pouso e decolagem. E no caso de helipontos situados ao nível do solo, além dessa faixa, é recomendável que haja uma cerca de segurança, de 1 metro de altura, circundando os limites da área periférica. Caso tenha outras dúvidas ou deseje conhecer mais sobre mercado aeronáutico, entre em contato conosco pelo e-mail contato@aerojr.com

  2. Quantos metro distância preciso para funcionar um Heliporto Comercial? Temos várias Prédios de 30 Andares na lado e também uma Avenida com bastante Movimento!

    1. Olá, Edwin! Para a construção de um heliponto é sempre oportuno a existência de uma área periférica, na qual ela deve ser 1/4 do tamanho total da área de pouso e decolagem. E no caso de helipontos situados ao nível do solo, além dessa faixa, é recomendável que haja uma cerca de segurança, de 1 metro de altura, circundando os limites da área periférica. Caso tenha outras dúvidas ou deseje conhecer mais sobre mercado aeronáutico, entre em contato conosco pelo e-mail contato@aerojr.com

    2. Olá Edwin, boa tarde!

      A opoeração de um heliponto em meio urbano implica no atendimento de algumas especificações, que variam de acordo com o tipo de operação e a estrutura do mesmo. Entre em contato pelo nosso e-mail contato@aerojr.com para podermos te ajudar melhor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudar?