A vida na terra pode não ser tão ideal, mas e quando estamos far, far away no espaço? Já parou para pensar como um astronauta na Estação Espacial Internacional (ISS) se alimenta? Como faz suas necessidades? Se tem uma cama para ele dormir? Ah, e se está longe no espaço, ainda precisa ir à academia? Intrigante não é mesmo?! Até as tarefas mais básicas da existência podem se tornar desafios no espaço. No texto abaixo, você pode conferir, além das respostas para essas perguntas, muito mais conteúdo sobre o como um astronauta vive na ISS.
A Estação Espacial Internacional
A estação espacial internacional, ou ISS (Internacional Space Station), começou a ser projetada em 1984, pelos Estados Unidos e vários outros países. Inclusive, a AEB já mandou um módulo brasileiro para a estação! A ISS tem o objetivo de possibilitar a realização de pesquisas, científicas ou comerciais, em ambientes sem gravidade. Os astronautas embarcados nela são responsáveis por fazer experimentos como o sensoriamento remoto, a análise de recursos naturais e muitos outros.
Dentro da estação espacial, permanecem de 3 a 6 astronautas por vez, desde o ano de 2000, por períodos de três a sete meses. No entanto, isso não é regra. A americana Peggy Whitson, por exemplo, já passou 534 dias longe da terra!
Outra curiosidade interessante é que Marcos Pontes, em 2006, se tornou o primeiro astronauta brasileiro na estação! Mas eai? Como todos esses astronautas conseguem ter uma vida tão, tão longe da terra?
O Apoio à Vida na ISS
Para garantir as condições necessárias, a Estação Espacial possui as mais avançadas tecnologias. Essas tecnologias são utilizadas, por exemplo, para a geração de oxigênio, para o controle de pressão e para filtrar os odores que escapam sem querer dos astronautas.
Outro ponto de fundamental importância é a energia elétrica. Ela é obtida por painéis solares e outros aparelhos, que são responsáveis pela sua geração, pelo seu armazenamento e pela sua distribuição.
Por fim, para o suprimento de água e alimentos, são necessárias algumas missões vindas da Terra a fim de reabastecer a ISS. Mas que alimentos são esses?
O Cardápio na ISS, uma sobremesa por favor
No início da exploração espacial, a alimentação no espaço se resumia a tubos com comida triturada. Mas, atualmente, os astronautas possuem um cardápio bem variado, parecido com a alimentação da Terra. O responsável por isso é a NASA, que, por meio do Laboratório de Sistema de Comida Espacial, desenvolve alimentos que são devidamente desidratados e embalados a vácuo, para não estragarem.
Antes de comer, os astronautas usam uma câmara de reidratação para devolver a água aos alimentos e depois aquecê-los. Por esse motivo, novas tecnologias de reidratação tiveram de ser desenvolvidas. Uma delas é um tipo de revestimento, que foi aplicado nos alimento, evitando que eles liberassem migalhas – que podem ser prejudiciais à vida na estação. Com tudo isso, um cardápio variado pode ser desenvolvido, desde frutas e vegetais até carnes variadas ou camarão, além de algumas sobremesas.
Dormir flutuando na Estação Espacial Internacional
Eventualmente, depois de comer muito e ficar saciado, os astronautas precisam dormir. Mas como será que eles fazem isso? Como a ISS está em órbita da Terra, não há diferença entre dia e noite! Devido ao fato de esse ciclo não ser definido, os astronautas só dormem quando estão realmente cansados. Além disso, como na estação as luzes não se apagam, eles necessitam de utilizar uma máscara nos olhos para dormir.
No entanto, existe uma grande diferença: na Estação Espacial Internacional (ISS) não há camas, apenas algumas cabines acolchoadas presas a sacos de dormir. Nesse contexto, devido à falta de gravidade, os astronautas têm que amarrar seus braços, pernas e cabeça nas paredes para não saírem flutuando por aí e acabarem se machucando. Outro fato curioso, por sua vez, é que, como inexiste gravidade, os astronautas não identificam o que é em cima ou embaixo. Dessa maneira, eles podem estar dormindo de cabeça para baixo sem nem saber!
Deu vontade de ir ao banheiro, e agora?
Depois de uma boa noite, ou dia, de sono, eles precisam fazer algumas necessidades, certo? Para os astronautas usarem o banheiro na ISS, a tecnologia entra em ação para contornar a falta de gravidade. Sendo assim, eles utilizam principalmente uma mangueira de sucção, que permite que os resíduos produzidos possam ser armazenados ou reciclados.
Dessa forma, para urinar, os astronautas precisam ir até o banheiro e fazer o xixi na mangueira, que está com o mecanismo de sucção ativo. A mangueira tem a função de captar a urina, visto que, na falta de gravidade, ninguém gostaria do xixi flutuando por aí! Além disso, depois de captado, o líquido pode ser reciclado, por meio do devido processo, e, então, ser utilizado como água potável. Na hora de fazer o “número 2”, por sua vez, o processo de sucção da mangueira continua o mesmo. Entretanto, ao invés das fezes serem recicladas, ela são armazenadas no devido tanque. Esse tanque, sendo assim, deve ser trocado periodicamente, dependendo do número de astronautas embarcados.
Higiene Pessoal é de Extrema Importância
Feitas as necessidades, como eles fazem para se limpar? Nesse ponto entra a parte da higiene pessoal, que é fundamental em um ambiente confinado com mais 5 astronautas! Para isso, eles usam uma área específica na Estação Espacial, tanto para tomar banho e para escovar dentes quanto para lavar os cabelos ou fazer a barba. Mas tem um detalhe: eles não utilizam água corrente em torneiras e chuveiros, não sendo possível, então, realmente tomar banho no espaço!
Dessa forma, ao invés de molhar o corpo todo e se lavar, eles utilizam apenas toalhas umedecidas, que podem ser reaproveitadas até 3 vezes por dia. Algumas vezes, porém, essas toalhas ficam secas, sendo necessário injetar mais água nelas. Quando acabam de ser utilizadas, elas devem ser coladas na parede da ISS, para que o resto da umidade seja sugada e utilizada para outros fins.
Além disso, na hora de lavar os cabelos, fazer a barba ou escovar os dentes as atividades são bem parecidas com a maneira com a qual são feitas aqui Terra. Entretanto, pela falta de pias e torneiras, é preciso utilizar shampoos que não precisam de enxágue, além de uma toalha para limpar o rosto, objeto indispensável para um mochileiro das galáxias. Já na higiene bucal, o processo não é muito diferente do nosso. Somente no final da escovação, os astronautas precisam engolir o resto da pasta ou cuspir em uma toalha, diferente do que comumente ocorre aqui na superfície.
Tenho que malhar no Espaço?
Tendo essa vida boa fora da terra, não faltaria mais nada, certo? Errado, o exercício físico é de extrema importância. Devido à microgravidade, os astronautas experimentam grandes mudanças físicas e de saúde no espaço. Isso se explica pelo fato de que, na Terra, nós nos exercitamos constantemente, simplesmente por nos movermos e por estarmos sob o efeito da gravidade. Sem a gravidade atuando nos nossos corpos, dessa maneira, os ossos perdem a densidade mineral e os músculos correm o risco de se atrofiar. Então, para se manterem saudáveis, os astronautas na ISS têm de fazer atividades físicas regularmente.
Para isso, eles utilizam de máquinas, como a bicicleta ergométrica, a esteira e uma máquina de levantamento de peso, a ARED – um dispositivo avançado de exercício de resistência -, para seus exercícios, que são realizados de seis a sete dias por semana, durante aproximadamente duas horas.
Inevitavelmente, cada aparelho foi projetado especialmente para trabalhar no espaço, no ambiente sem gravidade, visto que os astronautas, se utilizassem de equipamento comuns, poderiam sair flutuando por aí e levantar peso não exigiria nenhum esforço!
No caso da bicicleta, por exemplo, que fortalece as pernas, os astronautas têm que se segurar em alças e se apoiar em um encosto para permanecerem parados. Já na esteira, que também não é uma máquina de corrida comum, eles precisam ser amarrados com cordas, senão flutuariam para longe quando iniciaram o exercício. O ARED, por sua vez, consiste em dois cilindros ligados a sugadores, que criam a resistência necessária para os astronautas, conseguindo simular levantamentos de peso para qualquer músculo.
Posso entrar na Internet na ISS?
A conexão de internet na estação espacial é de dar inveja de tão rápida! Ela chega a 600 Mbps, tanto de download quanto de upload. Como a ISS está em órbita baixa da Terra e depende da transmissão de dados para realizar as missões e enviar informações, a comunicação rápida e eficaz é de extrema necessidade para o desenvolvimento tecnológico. Além disso, esse detalhe permite que a ISS realize novos experimentos que exigem dados mais detalhados e de alta resolução. Inclusive, a internet é tão boa que você pode ver agora uma transmissão ao vivo da estação, apenas clicando aqui.
Desvendando Além da ISS
Vemos que a vida na ISS pode ser muito mais complexa do que a vida na Terra, mas, de certa forma, também muito mais emocionante! Apesar de todas as dificuldades que mostramos, como na alimentação, na exercitação ou na excreção, diversos avanços científicos e tecnológicos foram realizados por meio da ISS e dos astronautas que passaram por lá. Além disso, esperamos muitas novidades ainda por vir do espaço!
E aí?! Você trocaria um tempo da vida na Terra por um período na ISS? Imagina o quão espetacular pode ser passar por uma experiência dessas.
Caso você tenha alguma outra dúvida sobre a ISS ou sobre como funciona a vida dos astronautas na Estação Espacial Internacional, comenta aqui embaixo que a gente responde! Se você se interessa pelo assunto, e quer ficar por dentro também das mais recentes descobertas e dos mais fascinantes conteúdos da astronomia e da astronáutica, siga o nosso Instagram @gravidadeaerojr e fique a par de tudo e mais um pouco do que acontece no espaço!
Autor: Alberto Romanhol
5 comentários em “Como um Astronauta vive dentro da ISS?”
Artigo interessante, irei até retornar ao seu site com mais
frequência, para mais artigos como estes. Obrigada
Olá, Maria, que bom que o artigo lhe ajudou! Agradecemos pelo comentário e estamos sempre construindo mais conteúdos relevantes que ajudem nosso público.
Fantástico! Ah, o universo! Fascinante a vida nessa estação espacial.
Eu adoraria passar um tempo la!
Fantástico! Ah, o universo! Fascinante a vida nessa estação espacial.
Eu adoraria passar um tempo la!
Thank you for sharing your info. I really appreciate
your efforts and I am waiting for your next post thanks once again.