Você sabe quais benefícios a vivência de uma empresa Júnior pode trazer? Ou Já pensou em participar de uma iniciativa como essa? Bem, há diversas razões para aproveitar essa atividade extra curricular e nesse texto apresentamos 7 as quais te convencerão de que é uma experiência engrandecedora!
Tudo começou na França
![Logo Junior ESSEC Conseil](https://www.jpl.nasa.gov/images/msl/20160613/pia20602-16.jpghttps://aerojr.com/imagens_upload/2019/03/attachment_16773350.png)
Em, 1967, na França, alunos da ESSEC – L’École Supérieure des Sciences Economiques et Commerciales, devido a necessidade de ter conhecimento das ferramentas utilizadas no mercado de trabalho fundaram a junior ESSEC Conseil, a primeira empresa júnior do mundo.
De lá pra cá o movimento empresa júnior – MEJ, só cresceu: em 1988, nasceu a Empresa Júnior Fundação Getulio Vargas, pioneira no Brasil; em 2014 veio o surgimento da nossa querida AEROJR. e em 2017 o movimento completou 50 anos de história. Atualmente, o faturamento nacional anual do segmento gira em torno de 20 milhões de reais com mais de 13 mil projetos executados, somente no ano de 2018, por todas as Empresas Juniores – Ejs, em terras tupíniquins.
![Logo AEROJR.](https://aerojr.com/imagens_upload/2019/03/VET_AEROJR.-LOGO-com-frase-colorida-1-1024x377.png)
![Logo Empresa Júnior Fundação Getúlio Vargas](https://aerojr.com/imagens_upload/2019/03/200_7b2ed5e226.jpg)
Mas, afinal, o que é uma empresa junior?
Uma empresa júnior é formada exclusivamente por estudantes de graduação, que precisam apresentar ideias, gerenciar todos os projetos e procedimentos de uma empresa de verdade. Uma oportunidade única para você sentir na pele as responsabilidades de dirigir um negócio na vida real. Como não tem fins lucrativos, a empresa júnior cobra valores inferiores aos do mercado pelo seu serviço. Todo dinheiro arrecadado é reinvestido na manutenção da sede da empresa e capacitação dos membros.
Ainda não se convenceu? Então toma! Hoje aqui no blog da AEROJR. vamos listar quais são as razões para experimentar a vivência de uma empresa júnior.
As 7 Razões
1) Contato com um processo seletivo real
Antes mesmo de fazer parte de uma EJ já é possível sentir na pele um pouco da realidade do mercado de trabalho. Isto porque o processo seletivo de entrada segue de acordo com o que é aplicado na imensa maioria das grandes empresas. Assim como é no mercado de trabalho, o candidato enfrentará as etapas de testes lógicos, dinâmicas de grupo, entrevistas individuais dentre outras, colocando a prova suas competências individuais afim de se tornar um novo membro.
![mercado de trabalho e vivência de uma empresa júnior](https://www.radiocaxias.com.br/portal/imagens/novidade/trabalho1-88726.jpg)
A experiência não para por aí, após fazer parte de uma EJ é possível ainda ser um aplicador, gerente ou diretor responsável pela execução do processo de entrada, ou seja, é possível ainda entender como funciona o outro lado, o lado de quem aprova ou reprova um candidato e aprender, na prática, os segredos por trás dos métodos de recrutamento empresarial.
2) Colocar em prática o conhecimento adquirido em sala de aula
Mesmo com as oficinas, cases, seminários e projetos exigidos na sala de aula, é muito mais fácil colocar em prática o conhecimento teórico aprendido quando você vivencia a realidade da profissão.
Uma grande vantagem dessa experiência em relação a um estágio é que, na empresa júnior, um professor estará orientando diretamente as suas atividades, sugerindo mudanças e apontando os melhores caminhos. Esse é um benefício que não é oferecido no mercado de trabalho.
3) Contato com diferentes áreas de atuação e desenvolvimento de soft skills (preparação para o mercado de trabalho)
Uma empresa júnior é 100% composta por alunos de graduação. Isso significa que os próprios alunos gerenciam a empresa. Isso abre um grande leque de possibilidades de atuação. Além de aprimorar a parte técnica nos projetos (hard skills), tem-se contato com áreas como gestão de recursos humanos e financeiros, marketing, gerenciamento de atividades, etc. As soft skills são as competências que competem a personalidade e comportamento do profissional. Envolvem aptidões mentais, emocionais e sociais. O ambiente de trabalho proporciona o desenvolvimento dessas habilidades.
4) É um momento para poder “aprender errando”
![4ª razão para a vivência de uma empresa júnior: Aprender com erros](http://www.filosofiadobonsai.com.br/wp-content/uploads/2017/07/43162_POST-22-_-APRENDER-COM-OS-ERROS-_-28.07-_-BLOG-FILOSOFIA-DO-BONSAI5-940x900.jpg)
Uma empresa júnior é extremamente mais flexível do que uma empresa sênior. Isso te proporciona a chance de aprender com os seus erros para não voltar a cometê-los no mercado de trabalho.
5) Aumentar o networking
![5ª razão para a vivência de uma empresa júnior: contatos](https://t4.ftcdn.net/jpg/00/89/96/77/160_F_89967761_CaCEdobJ4mRoUUkuH4aePbkM3ezlMhmO.jpg)
O contato com os clientes (que na maioria das vezes são empresas seniores) faz com que seja possível expandir sua rede de contatos naturalmente. Além disso, há o contato, também, com membros de outras EJs e membros das demais instâncias que compõem o MEJ que, muitas das vezes, compartilham dos mesmos interesses e ambições devido ao alinhamento natural dos participantes do MEJ.
6) Conhecer novas pessoas
![6ª razão para a vivência de uma empresa júnior: conhecer pessoas](https://png.pngtree.com/element_origin_min_pic/17/07/08/859366859eebba3117a1cfb42dd979e1.jpg)
Dentro da empresa, você tem a chance de conhecer pessoas do seu curso que, pela diferença de períodos, normalmente não ocorreria, em um ambiente cheio de troca de experiências e conhecimento. Há a chance de conhecer pessoas de outras empresas e instâncias. É um ambiente propício para criar e fortalecer amizades.
7) Gerar impacto na sociedade
A maior instância brasileira responsável pelas EJs é a Brasil Júnior. Um dos grandes objetivos dela é fomentar o movimento para formar jovens empreendedores capazes de transformar o Brasil. Isso é possível, pois as EJs oferecem serviços de alta qualidade com valor abaixo do mercado, o que favorece muito micro e pequenos empreendedores na hora de adquirir produtos e serviços. Há, também, a cultura de responsabilidade social das empresas, que fazem ações voluntárias que fazem a diferença para quem está a sua volta.
![vivência de uma empresa júnior ; MEJ (Movimento Empresa Júnior)](http://www.jornaljr.com.br/wp-content/uploads/2018/08/mej.png)
Na AEROJR. temos o Núcleo de Responsabilidade Social Empresarial – RSE que periodicamente executa ações transformadoras na sociedade, a última de nossas ações foi no final do ano passado quando realizamos uma oficina de foguetes.
Vivência de uma Empresa Júnior
Ufa! Agora você já está convencido certo?! Fazer parte de uma EJ é tudo de bom, além de enriquecer substancialmente um currículo, a vivência de uma empresa júnior coloca o estudante em um futuro profissional à frente dos que não sentem essa experiência na pele.
E olha que não te contamos a melhor parte, a nossa tão amada AEROJR. está com o processo seletivo aberto para os aunos do curso de Engenharia Aeroespacial da UFMG, a todos os interessados o acesso ao Edital e à inscrição se dá pelo link: https://bit.ly/2NPJvVD, ta fazendo o que aí parado? Corre lá e se inscreve, não vai querer ficar de fora disso tudo, certo?
Autor: Arthur Azevedo