O que é uma Empresa Júnior e por que contratá-la?

O Movimento Empresa Júnior nasceu em 1967, na França, sendo hoje o maior movimento de empreendedorismo jovem do mundo. Ele surgiu pela vontade dos estudantes de se aproximar do mercado de trabalho e de fomentar o aprendizado prático nas universidades.

Empresas juniores (EJ’s) são associações civis sem fins lucrativos. São totalmente gerenciadas por estudantes de graduação e focadas em desenvolvê-los. Elas estão organizadas em três níveis de instâncias: núcleos (regional), federações (estadual) e confederações (nacional). Por exemplo, no caso da AEROJR., uma pequena parte desse movimento gigantesco, estamos filiados ao Núcleo Central (núcleo de empresas júniores de Belo Horizonte e região metropolitana), federados à FEJEMG (Federação das Empresas Júniores do Estado de Minas Gerais) e confederados à Brasil Júnior (Confederação de Empresas Juniores do Brasil ). Somos a Empresa Júnior do curso de Engenharia Aeroespacial da UFMG!

Entenda mais sobre o Movimento Empresa Júnior (MEJ)

Em 2021, já existem mais de 900 EJ’s no Brasil. Portanto, são mais de 22.000 graduandos se desenvolvendo nos pilares de cultura empreendedora, gestão e projetos (em suas respectivas áreas de atuação), e esses números crescem a cada dia! O estudante que participa de uma empresa júnior consegue praticar o que aprende em sala de aula ao mesmo tempo em que passa por uma vivência empresarial que desenvolve muitas de suas hard skills e soft skills.

Os projetos desenvolvidos pelos empresários juniores oferecem soluções de qualidade a preços abaixo do mercado. A busca principal é que o movimento cause um impacto cada vez maior na sociedade. Como são organizações sem fins lucrativos, as EJ’s cobram um valor quase equivalente ao preço de custo de cada projeto. O lucro obtido é então redirecionado para a capacitação dos próprios membros da empresa, buscando sempre aprimorar as habilidades técnicas desses estudantes.

Como a qualidade do projeto é garantida se ele é totalmente executado por estudantes?

A maioria das empresas juniores conta com o apoio de professores mentores, que são geralmente especialistas em nichos de mercado nos quais a empresa atua. Assim, existe uma orientação feita por um profissional já formado e consolidado. Com isso, existe suporte aos estudantes, para que executem seus serviços com qualidade comparável a uma empresa sênior. Dessa maneira, a vivência empresarial é mantida a mais próxima possível do mercado de trabalho real.

Além disso, as EJ’s têm acesso a laboratórios da universidade, trabalhando com equipamentos de confiança e sempre sob supervisão. Ou seja, são empresas com qualidade excepcional e com equipamentos de ponta. Dessa forma, segue-se o que tem de mais atual no mercado, contando, inclusive, com pesquisas acadêmicas no aprimoramento tecnológico.

Por que causar impacto? Por que uma empresa júnior?

O que guia o MEJ no Brasil é a busca por um Brasil mais empreendedor. Ou seja, um Brasil que seja mais competitivo, ético, educador e colaborativo. Alcançar cada parte da sociedade ao desenvolver soluções acessíveis e eficientes para os nossos clientes faz parte da nossa missão.

Além disso, empresas de todos os tipos, produtores independentes e pessoas físicas de todas as classes já alcançaram resultados surpreendentes ao contratarem Empresas Júniores.

O MEJ está no Brasil há mais de 30 anos e já transformou a vida de milhares de pessoas! Contratar uma EJ é investir na formação dos futuros profissionais e, acima de tudo, investir também no seu negócio!

Quer impactar conosco? Contate a AEROJR.!

Autora: Beatriz Salomé

Compartilhe com seus amigos:

Posts relacionados

Consultoria

Aplicativos para mapeamento com Drone: os 5 melhores

O uso de drones no mercado de topografia e georreferenciamento cresce a cada dia mais. Nesse meio, a escolha certa dentre os aplicativos para mapeamento com drone é, com certeza, um diferencial do serviço prestado. Existem vários aplicativos de voo autônomo no mercado, alguns gratuitos e outros pagos, que são utilizados através de dispositivos móveis.

Aeronáutica

Homologação de Helipontos: Importância e como realizar

A homologação de um heliponto é o processo de reconhecimento de que esse está de acordo com as normas da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), realizado a partir da estruturação de um Plano Base de Zona de Proteção de Heliponto (PBZPH) , caracterizando que este está apto para o uso. Assim, no decorrer deste texto,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudar?