Conheça a trajetória da GOL, a maior companhia aérea low cost da América Latina!
Cenário de Nascimento da GOL
No início dos anos 2000, o cenário da indústria de aviação no Brasil estava bastante desgastado. As tradicionais companhias aéreas que atuavam no país estavam passando por muitas dificuldades, inclusive financeiras. Nesse contexto nasceu a GOL – Linhas Aéreas Inteligentes. Fundada no dia primeiro de Agosto de 2000 por Constantino de Oliveira Júnior, a empresa completa, no dia quinze de Janeiro, dezoito anos do início de suas operações.
O nome tinha alguns critérios a serem seguidos para a sua definição: uma palavra monossilábica, de fácil memorização e brasileira. “Gol” representa sucesso, uma conquista e tem a mesma pronúncia não só no Brasil, mas no mundo todo.
Por que Low Cost?
A empresa chegou com a proposta de inovar no mercado e romper com os padrões de luxo e sofisticação que imperavam na aviação civil brasileira. O grande objetivo era democratizar o transporte aéreo no Brasil. Antes de sua fundação, pesquisas apontavam que 95% da população brasileira não tinha acesso aos aviões como meio de transporte.
Visando mudar essa realidade, a GOL foi a pioneira na implantação do modelo low cost, low fare: baixo custo, baixo preço. O mercado buscava por isso, além de qualidade e segurança. A GOL rapidamente atingiu o seu objetivo: provocou fortes mudanças na maneira com que as pessoas viajavam – transição do transporte terrestre para o aéreo –, triplicando o número de passageiros em trânsito nos aeroportos brasileiros.
Uma Companhia Inovadora
A companhia aérea, desde sua fundação, trabalha pautada no princípio da inovação. Ela revolucionou, por exemplo, a forma de comprar passagens e de realizar o check-in: através da internet e, posteriormente, pelos telefones celulares. Essa nova forma de vender passagens fez da GOL, ainda em 2004, uma das maiores empresas de e-commerce do Brasil. Atualmente é possível efetuar a compra até mesmo pela página da GOL no Facebook.
Sempre buscando atingir o máximo possível de pessoas e fidelizar clientes, a empresa lançou em 2005 o cartão Voe Fácil. Ele permite a compra de passagens aéreas através do site sem ter a necessidade de utilizar um cartão de crédito. Além disso, existe a possibilidade de parcelar a compra em até 36 vezes, o que fez as passagens se tornarem ainda mais acessíveis.
Trajetória de Crescimento da GOL
Ao final desse ano, a GOL já operava internacionalmente e era única companhia aérea brasileira que voava para todas as capitais do país. Com tanta atividade, sua frota já era consideravelmente grande e, por isso, em 2006 foi inaugurado o Centro de Manutenção de Aeronaves na cidade de Confins, que é o maior da América Latina. A GOL passou a realizar a manutenção não só de suas aeronaves, como também presta esse serviço para outras companhias.
Em 2011, quando completou dez anos do início das operações, a GOL já havia transportado mais de 160 milhões de passageiros pelo Brasil e pelo mundo e já contava com 112 aeronaves. São marcas extremamente altas para uma empresa tão jovem.
Preocupada em oferecer um serviço de qualidade com segurança – que, inclusive, hoje é um dos valores mais fortes da empresa –, a GOL recebeu, em 2009, a certificação IOSA (IATA Operational Safety Audit), da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA). A obtenção do certificado reflete a excelência da segurança nas operações da companhia.
Alta tecnologia e Sustentabilidade
Além disso foi a primeira companhia brasileira a fornecer um treinamento de alta tecnologia para os seus pilotos. A construção do Centro de Treinamento da SIM Industries, em Diadema (SP), foi apoiada pela GOL e o Centro foi inaugurado em 2013. O espaço conta com simuladores de última geração que proporcionam experiências muito similares a de um voo real das aeronaves da frota.
A frota que, inicialmente, era de quatro 737-700, hoje já é composta por 91 aeronaves 737-800, 24 aeronaves 737-700 e cinco aeronaves 737 MAX 8. Todas elas já possuem assentos em couro ecológico e grande parte conta com uma completa plataforma de conectividade e entretenimento, que visa tornar a experiência de voar ainda mais confortável: a GOL foi pioneira na ampliação de uso de equipamentos eletrônicos a bordo.
A chegada das aeronaves MAX 8 na GOL marcou o início do processo de renovação completa da frota. São aeronaves mais modernas, tecnológicas, ergonômicas e sustentáveis (liberam menos poluentes e emitem menos ruído).
Atualmente, a GOL é uma das empresas aéreas que mais cresce no mundo. É, também, a companhia brasileira que mais transporta passageiros em voos domésticos: são mais de 35% dos passageiros nacionais, distribuídos em cerca de 700 voos por dia.
Para saber mais sobre a história dessa grande empresa brasileira de aviação, basta clicar aqui. Conheça também a história de outra importante companhia low cost brasileira, que tem ganhado muito espaço no mercado da aviação latino-americana: a Azul. A AEROJR. deseja à GOL um feliz aniversário e torce por voos cada vez mais altos!
Autora: Juliana Andrade
1 comentário em “A História da GOL”
História fantástica.
A companhia começou a sua trajetória pensando na população integrando-a a qualidade, segurança e acessibilidade. Entenda acessibilidade aqui como meios de custos que garantem a viagem de muitos.
Minha experiência por meio da viagem a Florianópolis,SC, pela companhia foi ao encontro da excelência de atendimento, conforto e segurança.
À companhia, meu muito Obrigado.