Há 59 anos, a primeira pessoa viu a Terra pelo lado de fora. Ao vislumbrar seu planeta natal, a bordo da espaçonave Vostok I, o cosmonauta russo Yuri Gagarin não pode conter a emoção. Sua reação espontânea foi a de dizer “A Terra é azul! Como é maravilhosa. Ela é incrível!”
Além do impacto científico, o evento revolucionário teve repercussão política. Em plena Guerra Fria, Estados Unidos e União Soviética batalhavam para ver quem conquistava o espaço primeiro. Esta competição ficou conhecida como Corrida Espacial e já deu pra perceber quem saiu na frente, não é mesmo? Para comemorar o aniversário do grande feito, nós fizemos uma lista dos 7 fatos mais curiosos acerca da ida do primeiro homem ao espaço:
1. O imponente lançador
O foguete Vostok-K foi o escolhido para levar a espaçonave Vostok 1. Derivado do anterior Vostok-L, teve o seu desempenho aprimorado e a sua capacidade de carga útil ampliada. Ele podia carregar até 4.730kg. A massa total de lançamento do foguete com a nave chegou a 287 toneladas.
Vostok-K possui três estágios, ou seja, três partes que carregam seu próprio combustível, motor e sistema de controle. Os dois primeiros estágios são descartados, assim que seu propelente termina de queimar, deixando o veículo mais leve para o restante da viagem. Tanto o lançamento, quanto as primeiras etapas da inserção orbital do sistema seriam similares ao processos já experimentados com o R-7, o primeiro míssil intercontinental do mundo.
2. A nave pioneira
A Vostok I, apesar de revolucionária, era bastante humilde. Possuía apenas 4,4 m de comprimento, sendo 2,4m o seu diâmetro. Projetada e construída por Sergei Korolev, cientista-chefe da agência espacial soviética, seus detalhes só vieram a público muitos anos depois.
Nela haviam dois módulos: um para acomodar equipamentos (instrumentos, antenas, tanques e combustível para os retrofoguetes), outro onde o cosmonauta ficou. Apesar de garantir certo conforto durante o voo, a cápsula não foi projetada para pousar com um humano ainda a bordo. Naves atuais, como a Soyuz possuem propulsores capazes desacelerá-las enquanto se dirigem de volta à Terra. Como Gagarin não teve essa sorte, precisou ser ejetado antes de chegar ao solo, a uma altitude de cerca de seis quilômetros.
Podemos observar melhor a Vostok I no vídeo abaixo:
3. Os preparativos
Semanas antes da viagem de Gagarin, um protótipo da Vostok I realizou uma órbita baixa em volta da Terra, carregando um boneco em tamanho natural chamado Ivan Ivanovich e Zvezdochk, um cachorrinho (Este sobreviveu! Ufa!). Após o teste, a nave foi considerada propícia para levar um humano ao espaço.
No dia da viagem, as autoridades soviéticas prepararam três comunicados diferentes à imprensa: um anunciando o sucesso e dois o fracasso. A incerteza de uma missão bem sucedida fez com que a URSS só anunciasse ao mundo o que estavam fazendo quando a nave já se preparava para voltar à Terra.
4. O pequeno Gagarin
Pesando 69kg e medindo 1,57m, Yuri Gagarin tinha o biotipo perfeito para viajar em uma nave tão pequena. Entre 200 pilotos de caça da Força Aérea Russa, ele foi o escolhido para a lendária missão, também por causa da sua excelente performance nos treinos do programa espacial soviético.
O cosmonauta, na época com 27 anos, disse instantes antes de entrar na espaçonave: “Queridos amigos, conhecidos e estranhos, meus conterrâneos queridos e toda a humanidade: Em poucos minutos possivelmente uma nave espacial irá me levar para o espaço sideral. O que posso dizer-lhes sobre estes últimos minutos? Toda a minha vida parece se condensar neste momento único e belo. Tudo que eu fiz e vivi foi para isso!”
5. Os 108 minutos que entraram para a história
A missão total durou apenas 1 hora 48 minutos, já a jornada ao redor da
Terra levou menos de uma hora e meia. Na maior parte do caminho, a espaçonave voou a 2800 km/h, chegando a uma altitude máxima de 326,7 km. Então, desacelerou até a cápsula ser puxada de volta à atmosfera terrestre, iniciando sua reentrada balística.
6. O retorno à esfera azul
No início do processo de reentrada à atmosfera terrestre, houve um imprevisto. O módulo de equipamentos e o módulo onde estava Gagarin continuaram acoplados por um feixe de fios, mesmo após o comando de separação. As duas metades interligadas iniciaram a descida e a cápsula com Gagarin começou a sofrer oscilar fortemente. Foi quando os fios se romperam e o módulo tripulado, livre, estabilizou-se. Gagarin, à medida que descia, enfrentou uma aceleração 8 vezes maior que a da gravidade, mas manteve-se consciente.
7. O legado
De volta ao pálido à superfície terrestre, Yuri Gagarin se tornou um herói internacional. O primeiro homem no espaço viajou o mundo celebrando e servindo como garoto propaganda da União Soviética. Ao retornar à URSS, foi proclamado comandante do Departamento de Cosmonautas.
Após a morte de Gagarin, a cidade próxima de sua aldeia-natal foi renomeada em sua homenagem. Além disso, uma das maiores crateras da Lua, localizada em sua face oculta, foi chamada de Cratera Gagarin. O maior museu da aviação e do espaço, na Rússia, também leva seu nome. Já em 2001, foi fundada a “Yuri’s Night” que ocorre todo 12 de abril, atraindo milhares de pessoas do mundo todo.
A chegada do primeiro homem ao espaço teve importante repercussão na Corrida Espacial. O congresso americano cobrou uma resposta à altura. Em 5 de maio mesmo ano, Alan Shepard foi o primeiro americano a alcançar o espaço. Também em 1961, o presidente John F. Kennedy anunciou que os Estados Unidos levariam o homem à Lua antes do fim da década. Então, a NASA lançou o Projeto Apollo, que cumpriu o objetivo. Foi a partir da corrida espacial que desenvolveram-se tecnologias que fazem parte do nosso dia a dia e que sequer percebemos. Alguns exemplos são o GPS, a TV por satélite, o microondas e, até mesmo, a caneta esferográfica! Todos os feitos espaciais mencionados aqui contribuíram não só para o avanço tecnológico, mas também para inspiração, principalmente de jovens, para desbravar o desconhecido.
Autora: Dayana Sales
4 comentários em “7 Curiosidades Sobre a ida do Primeiro Homem ao Espaço”
Que artigo fantástico! Parabéns.!
Ótimo artigo.
Matéria fantástica !
Orgulho e foda,OS planetas,os astros e tudo esta no cosmo entao o viajante por este e o cosmonauta e para ser diferente inventaram o astronauta que viajaria pelas estrelas, so que os astros conhecidos queimariam o viajante. A nasa preferiu astronauta para ser diferente, mesmo sendo inviavel.