Você sabe quais são os aviões mais rápidos do mundo?

Aviões são, hoje, os principais meios de transporte quando se trata de percorrer grandes distâncias em pouco tempo. Viagens que antigamente demoravam semanas de navio, hoje são realizadas em algumas horas a bordo de uma aeronave. Mas quais são os aviões mais rápidos do mundo?

Que os aviões que conhecemos hoje são rápidos, ninguém pode negar. Atualmente, os voos comerciais costumam atingir entre 80% e 90% da velocidade do som (ou Mach 0.8 e 0.9). Mas, você já parou para se perguntar quais são os aviões que conseguem voar com a maior velocidade?

Preparamos uma lista especial para contar quais são os aviões tripulados mais rápidos do mundo e qual a velocidade que eles atingem.

Aviões Mais Rápidos do Mundo

Lockheed SR-71

O primeiro lugar vai para o SR-71, aeronave cujo primeiro voo foi em 1964. O avião foi desenvolvido pela Lockheed Comporation, uma empresa aeroespacial americana. Além disso, foi utilizado pela Força Aérea dos Estados Unidos como um avião de reconhecimento estratégico.

Por ser um avião extremamente rápido, a alta fricção com o ar tornava a temperatura média da superfície da aeronave muito alta, com algumas partes da estrutura chegando à 565 °C. Para controlar esse efeito, o principal material estrutural do SR-71 é o titânio. Ele é revestido por uma característica pintura de alta emissividade preta, na qual irradia parte do calor e alivia o estresse térmico sobre a fuselagem. Por isso, o SR-71 também é conhecido como Blackbird (pássaro negro).

O SR-71 chegava a alcançar velocidades de 3.700 km/h, aproximadamente 3 vezes a velocidade do som (ou Mach 3). Logo após a Guerra Fria, a aeronave parou de ser utilizada, uma vez que seus voos eram muito caros para serem mantidos sem grandes necessidades.

Blackbird SR-71

MiG-25 Foxbat

Usada para interceptação e reconhecimento, a MIG-25 é uma aeronave supersônica projetada na União Soviética em 1964 pela Mikoyan-Gurevich. Foram produzidos 1.190 aviões nesse modelo até 1984. Alguns desses exemplares ainda estão em serviço na Rússia e em outros países.

Quando o MIG-25 Foxbat foi fotografado pela primeira vez, suas grandes asas sugeriram que se tratava de um caça com alta capacidade de manobrabilidade. Por isso, gerou muita preocupação em parte do mundo e impulsionou muitas pesquisas nessa área. Mesmo esta não sendo a finalidade de suas asas, que são grandes por conta de seu peso, a aeronave conta com um radar altamente eficiente e compartimentos para quatro mísseis ar-ar.

Esse avião pode alcançar o Mach 2,8 se for necessário, equivalendo a velocidades de 3.400 km/h. Isso torna o MIG-25 o avião de combate em exercício mais rápido do mundo. Porém, vale ressaltar que caso essa velocidade fosse atingida, era previsto risco considerável de dano em seus motores. 

Mikoyan-Gurevich-25 Foxbat um dos aviões mais rápidos do mundo
Mikoyan-Gurevich-25 Foxbat

NAA XB 70 Valkyrie

Idealizado para ser o maior avião bombardeiro a voar acima do Mach 3, o projeto XB 70 Valkyrie rendeu apenas 2 protótipos. Um deles foi destruído durante um voo que resultou em um acidente fatal em 1966. Já o outro, se encontra exposto no museu da Força Aérea dos Estados Unidos em Ohio.

Com design futurístico, o XB 70 possuía apenas 9% de sua estrutura em titânio, ao contrário de seu irmão de velocidade, o SR-71. Por se tratar de um material muito caro e raro, o titânio foi substituído por uma estrutura em colmeia de aço inoxidável, unida por meio de brasagem, processo muito usado na indústria aeronáutica hoje.

O que tornou o Valkyrie um dos aviões mais rápidos do mundo foi a maior velocidade alcançada por um dos protótipos: alcançou voos acima de 3.310 km/h, ou seja, Mach 2,7. Apesar de sua curta carreira, o XB 70 foi muito usado em pesquisas no campo da aviação supersônica.

NAA XB-70 Valkyrie um dos aviões mais rápidos do mundo
NAA XB-70 Valkyrie

McDonnel Douglas F-15 Eagle

O projeto para esse avião surgiu por meio de uma demanda por parte dos Estados Unidos. Nela, era preciso ter uma aeronave que pudesse ir do continente americano até a Europa de maneira muito veloz, sem parar para abastecimentos. Como resultado, a fabricante McDonnel Douglas fez o primeiro voo do caça F-15 Eagle em 1972. E em 1976, ele acabou sendo introduzido na força aérea.

O que torna o F-15 Eagle tão interessante, além de sua velocidade, é sua versatilidade. Esse avião conta com radares avançados para sua época, aos quais permitem a detecção e perseguição de alvos sem que haja confusão com o horizonte. Além do mais, seu sistema bélico é adaptado para carregar uma grande diversidade de armamento ar-ar.

Mas o que realmente impressiona no F-15 Eagle é o seu potente par de motores turbofan. Combinados com seu modelo aerodinâmico, eles permitem que esse avião alcance 2.665 km/h, ou seja, Mach 2,2. Esse e outros fatores fizeram com que essa aeronave fosse amplamente usada em diversos confrontos militares, como a Guerra do Golfo e a Primavera Árabe.

F-15 Eagle um dos aviões mais rápidos do mundo
F-15 Eagle

Tecnologia em Progresso

Todas as aeronaves listadas neste post são supersônicas, isto é, viajam acima da velocidade do som. Porém, você também pode perceber que muitos desses aviões são antigos, com tecnologias do período da Guerra Fria. Aviões com velocidades que ultrapassam a barreira do som não são mais prioridade de desenvolvimento nos dias atuais. Essa mudança ocorreu, pois, com o passar dos anos, foi percebido que o seu uso sempre envolve altos gastos de combustível e manutenção. 

Entretanto, ainda existem empresas investindo muito nessa tecnologia com o objetivo de desenvolver aviões hipersônicos – que ultrapassem o Mach 5. É o caso da Lockheed, com o SR-72 e da Boeing, com o apelidado filho do Blackbird.

Seja através de aeronaves hipersônicas ou através de modelos LSA, todos nós concordamos com uma coisa: a aeronáutica é uma área que não para de crescer e inovar! E para acompanhar mais sobre as novas tecnologias desse campo tão promissor, é só acompanhar o nosso blog!

Autora: Victoria Santos.

Compartilhe com seus amigos:

Posts relacionados

Consultoria

A Importância do Drone na Indústria de Imagem

Há algum tempo, tirar fotos ou fazer filmagens aéreas era extremamente caro e inviável para a maioria dos profissionais da indústria audiovisual. Entretanto, com o avanço da ciência, quebraram-se essas barreiras tecnológicas e, consequentemente, financeiras. Assim, possibilitou a utilização do drone na indústria de imagem.

Aeronáutica

Como Renovar o Cadastro do meu Heliponto?

Você sabe quais são os procedimentos para renovar um heliponto? Ao trabalhar com esse aeródromo é impossível fugir das normas, documentos e seus prazos. Então, venha conhecer como é realizado tal serviço!

4 comentários em “Você sabe quais são os aviões mais rápidos do mundo?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudar?