5 Super Dicas para Renovar seu CAVE

Se você tem uma aeronave experimental, seja acrobática, histórica, amadora, ou de exibição, você sabe como é importante ter a documentação de sua aeronave em dia. Entretanto, essa tarefa também pode se tornar um grande fardo. Por isso, viemos te ajudar com dicas para não ter problemas na renovação de um dos documentos imprescindíveis para aviação experimental: o CAVE (Certificado de autorização de Voo Experimental).

O CAVE

Para poder ter menos preocupações na renovação do CAVE, em princípio devemos tomar conhecimento das suas atribuições e do custo esperado para realização junto ao órgão regulamentador.

O que é

O CAVE é uma autorização que permite o uso de aeronaves experimentais. Contudo. esse certificado permite apenas operações experimentais sobre áreas não densamente povoadas. Ou seja, não permite operações com fins lucrativos e nem operações em áreas urbanas. 

É realizada junto à ANAC?

A autorização da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) é condição necessária, porém não suficiente, para a operação desses equipamentos. Também há permissões a serem concedidas pela ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) e DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo).

Validade

Esse documento tem validade de mais ou menos um ano, dependendo da determinação da ANAC.

Custo

A taxa da ANAC para emissão desse documento custa R$ 76,85. Mais um preparo financeiro dentre tantos outros devido a documentações para manter sua aeronave em operação.

Renovação do CAVE

Ter esse documento sempre renovado é estar prevenido. Isso porque, em uma inspeção de rampa, o CAVE será solicitado. Se alguma inconsistência for verificada, pode acarretar multas ou o groundeamento de sua aeronave. Portanto, não deixe que esse documento lhe impeça de aproveitar sua aeronave. Se prevenir pode parecer não compensar o risco, ou ser muito burocrático ou desgastante, porém, aqui estão as dicas que vão deixar seu amor pela aviação experimental sempre nas alturas.

1. Cheque a Validade de seu Seguro RETA

Sabemos que o seguro RETA é obrigatório para todas as aeronaves. Portanto, se você quer aproveitar seus voos mais tranquilo, tenha sempre sua aeronave experimental sempre protegida por esse seguro

Além disso, checar a validade do seguro RETA é importante para ser capaz de operar sua aeronave. Deixá-lo vencer é descumprir com normas obrigatórias.

2. Mantenha o Diário de Bordo Atualizado

Sabemos que criar o hábito de manter o diário de bordo atualizado pode ser uma tarefa difícil. Porém, ele é um documento de controle que contém informações as quais devem estar disponíveis, a todo momento, para o piloto em comando, para o pessoal de manutenção e para a autoridade de aviação civil. E, além de ser fundamental para manutenção da aeronave, ele deve estar devidamente preenchido para a renovação do CAVE.

3. Tenha seu RIAM Sempre em Mãos

O Relatório de Inspeção Anual de Manutenção atesta a realização de Inspeção Anual de Manutenção, conforme programa de manutenção da aeronave enviado à ANAC. O seu modelo deve constar do programa de manutenção proposto pela aeronave. Fique alerta, pois esse documento também é imprescindível para inspeções de rampa.

Estão autorizados a preencher esse documento o engenheiro aeronáutico ou mecânico-aeronáutico com registro no CREA ou mecânico habilitado pela ANAC. Portanto, tenha planejado antes da renovação do CAVE a inspeção de manutenção.

4. Comprove sua Participação em Eventos

Na obtenção do CAVE, o proprietário apresenta uma lista dos eventos (de exibição ou competição) que irá participar. Mas o que fazer quando chega a hora de renovar o CAVE?

Caso tenha participado dos eventos

Lembre-se de obter e apresentar o certificado de participação comprovando a presença no evento.

Caso não tenha participado dos eventos

O proprietário deverá apresentar uma declaração assinada e reconhecida em cartório com justificativas de não participação.

A obtenção de justificativas não é complexa. Assim, justificativas consideradas válidas são: indisponibilidade de calendário, problemas pessoais, entre outras.

5. Procure Agilidade nos Processos

O processo de renovação do CAVE, assim como obtenção e renovação de documentos junto à ANAC, ANATEL e outros órgãos regulamentadores, é um processo burocrático e dispendioso quanto ao tempo. São diversos passos para fazer a renovação. Por isso, é recomendável agilizar esses processos com quem entende do assunto, tem autoridade e está acostumado a lidar com tais processos. Então, nada melhor que contar com engenheiros aeronáuticos para isso. 

Portanto, antes de se frustrar pensando que será mais um elevado custo, a AEROJR. traz para você a solução. Trabalhamos abaixo do preço do mercado e com excelência e cuidado com o cliente. Somos uma empresa sem fins lucrativos que visa a formação dos futuros engenheiros aeroespaciais do Brasil!

Gostou? Quer entender mais do assunto? Entre em contato conosco, estaremos super dispostos para te auxiliar!

Autora: Sarah Frizera

Compartilhe com seus amigos:

Posts relacionados

Aeronáutica

Como Renovar o Cadastro do meu Heliponto?

Você sabe quais são os procedimentos para renovar um heliponto? Ao trabalhar com esse aeródromo é impossível fugir das normas, documentos e seus prazos. Então, venha conhecer como é realizado tal serviço!

Consultoria

Conheça 4 drones que se destacam em habilidades surpreendentes

Drones estão com a tecnologia cada vez mais avançada. O que pode servir de brinquedo, é também objeto indispensável para empresas que querem se consolidar em tecnologia. Drones com visão computacional conseguem jogar pingue-pongue ou outros tipos de jogos sem colidir-se ou esbarrar em objetos parados ou em movimento. Assim, os drones vêm ganhando o

2 comentários em “5 Super Dicas para Renovar seu CAVE”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudar?