É obrigatório ser acreditado na ISO/IEC 17025:2017?

Sua empresa emite laudos de monitoramento de ruído? Venha entender sobre a obrigatoriedade de possuir um Sistema de Gestão de Qualidade e ser acreditado na norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017.

Importância da Qualidade e da Adequação à ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017

Ao contratar um serviço ou comprar um produto sempre é feita uma análise daquilo que está prestes a ser adquirido. Para tanto, sempre é levada em consideração, ou pelo menos deveria ser, a qualidade apresentada por este bem ou trabalho. Quem nunca gastou tempo ou dinheiro com algo e depois arrependeu-se por não ter avaliado sua qualidade? Em virtude disso, no ramo empresarial existem normas que definem os requisitos obrigatórios que devem ser atendidos. Isso serve para garantir os atributos inerentes ao que é comercializado, bem como sua eficácia. 

Em relação às empresas que realizam ensaios e calibração, aqui entendidas como laboratórios, a referência mundial em termos de garantia de competência e resultados confiáveis é a norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017. Revisada e publicada no ano de 2017 pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a terceira edição da norma cancela e substitui sua versão anterior (ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005). As principais mudanças foram a redução dos riscos prescritivos, os novos requisitos baseados em desempenho e a inclusão da definição de laboratório. 

ISO/IEC 17025:2017

A partir da publicação da norma pela ABNT, esta fica disponível para acesso e para que os laboratórios brasileiros se adequem a ela. Assim, esses laboratórios podem obter o selo de reconhecimento, mediante processo de auditoria pelo INMETRO ou demais organismos competentes.

Apesar de a adequação não ser obrigatória em todo território nacional, alguns órgãos regionais podem exigir a acreditação na norma. Esse é o caso do estado de Minas Gerais (MG). Em Minas, o Conselho Estadual de Política Ambiental (COPAM) estabeleceu a data limite de 01/01/2020 para que os laboratórios obtenham o selo de reconhecimento de competência da ISO/IEC 17025:2017.  

Quais laboratórios precisam se adequar à ISO/IEC 17025:2017? 

Segundo a Deliberação Normativa COPAM nº216 de 27 de outubro de 2017, os laboratórios em MG que emitem relatórios de ensaios ou certificados de calibração referentes as medições ambientais devem também se adequar à ISO/IEC 17025:2017.

Em tais medições, enquadra-se a emissão de laudos de monitoramento de ruído ambiental. Bem como, eles serão analisados pelos órgãos e entidades integrantes do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema).

Para tal, esses laboratórios têm até a data limite citada acima. A partir deste prazo, as atividades aqui mencionadas devem ser suspensas da carta de serviços até que seja obtida a acreditação.

Por que implementar um Sistema de Gestão de Qualidade?

O principal motivo para os laboratórios em Minas Gerais se adequarem é o fato de ser obrigatório. Entretanto, existem outros fatores que levam as empresas a correrem atrás do reconhecimento de competência.  

Imagine que seu laboratório possui no portfólio os serviços de ensaio ou calibração e seja reconhecido na ISO/IEC 17025. Além disso, existem concorrentes que realizam o mesmo tipo de serviço, porém, nenhum deles buscou obter o selo de reconhecimento. Portanto, com a obrigatoriedade a partir da data estabelecida pelo COPAM, apenas seu laboratório poderá executar os serviços. Por consequência, sua demanda aumentará para suprir as necessidades do mercado e seu serviço será mais valorizado. Excelente negócio, certo? 

 superar a concorrencia - Photo by UX Indonesia on Unsplash

Vale ressaltar, que a implementação de um Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) é um processo longo e, muitas vezes, caro para um laboratório. Unindo isso ao processo de reconhecimento de competência, o resultado é uma significativa parcela de laboratórios que não buscam se adequar. Portanto, não podem realizar mais os serviços sobre os quais a norma dispõe. Fato que agrega ainda mais valor para aquelas empresas que possuem um SGQ implementado e reconhecimento de competência. 

Ademais, temos os benefícios e melhorias decorrentes da implementação da ISO/IEC 17025 no cotidiano dos laboratórios. Dentre eles, destacam-se a capacidade desses em demonstrar que operam com competência e produzem resultados confiáveis, garantido, desta forma, a qualidade dos serviços prestados.

E você, possui ou trabalha em algum laboratório que ainda não está adequado a ISO 17025? Não perca mais tempo! A AEROJR. oferece assessoria especializada na implementação de um Sistema de Gestão de Qualidade pelo melhor preço praticado no mercado e excelência na execução. Entre em contato agora mesmo conosco!

Autor: Humberto Dutra

Compartilhe com seus amigos:

Posts relacionados

Aeronáutica

Como Renovar o Cadastro do meu Heliponto?

Você sabe quais são os procedimentos para renovar um heliponto? Ao trabalhar com esse aeródromo é impossível fugir das normas, documentos e seus prazos. Então, venha conhecer como é realizado tal serviço!

Consultoria

Conheça 4 drones que se destacam em habilidades surpreendentes

Drones estão com a tecnologia cada vez mais avançada. O que pode servir de brinquedo, é também objeto indispensável para empresas que querem se consolidar em tecnologia. Drones com visão computacional conseguem jogar pingue-pongue ou outros tipos de jogos sem colidir-se ou esbarrar em objetos parados ou em movimento. Assim, os drones vêm ganhando o

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudar?