Case Gravidade: do Presencial ao Virtual

Você já deve conhecer a AEROJR. como uma empresa de prestação de serviços nas áreas de aeronáutica e acústica. Mas e sobre o nosso projeto de incentivo à ciência e tecnologia a crianças e adolescentes, já ouviu a respeito? Hoje vamos falar sobre o projeto gravidade e ao final deste texto você entenderá a importância de incentivar seus alunos a explorar o infinito!

Como surgiu o Gravidade?

O Projeto Gravidade surgiu da necessidade de repassar o conhecimento das áreas de astronomia e astronáutica durante e que era pouco trabalhada nos colégios. Percebemos também que era necessário esse amparo aos colégios, para que os alunos tivessem a oportunidade do contato com futuros profissionais da área aeroespacial e acesso a materiais de estudo de qualidade.

Entendendo esse contexto e percebendo o valor do ensino da astronomia e da astronáutica nas escolas, criamos o Gravidade, um curso de astronomia e astronáutica completo, didático e totalmente personalizado. Por sermos uma empresa sem fins lucrativos, além do conteúdo e da didática serem muito bem estruturados, o valor do curso está abaixo dos valores de serviços oferecidos pelo mercado.

Abordamos um assunto que desperta muito interesse, pode melhorar os resultados dos seus alunos em até 100% na OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica) e fornece repertório para se preparar para as questões de física e história e para a redação do ENEM.

A importância da astronomia e astronáutica nas escolas

A importância do fomento da ciência ainda na fase do ciclo básico educacional já foi percebido pelos educadores a um tempo e hoje vemos cada vez mais colégios se preocupando em oferecer atividades extracurriculares que incentive os alunos a se interessarem por assuntos da área. Porém, se tratando do incentivo ao conhecimento nas áreas da astronomia e da astronáutica, há grande dificuldade por parte dos professores e da gestão das escolas em encontrar material didático e capacitação especializada na área, o que dificulta a viabilidade do trabalho na instituição sem auxílio externo.

Além da importância de fomentar a ciência pelo seu valor na sociedade, o bom preparo dos alunos para prestar olimpíadas de conhecimento têm sido cada vez mais priorizado. Atualmente, diversas Universidades no país têm utilizado como carta de ingresso as medalhas adquiridas em olimpíadas e isso têm feito com que cada vez mais escolas se tornem assíduas nas participações dessas. O Gravidade auxilia nesse preparo de maneira direta para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e de maneira indireta para as de física e matemática.

A OBA foi criada principalmente para despertar futuros profissionais na área, visto que o Brasil vem crescendo no ramo da tecnologia espacial e que estamos tendo dificuldades em encontrar mão de obra capacitada em território nacional. Mas atualmente têm também auxiliado vestibulandos de diversas áreas do conhecimento a realizar o sonho de ingressar numa universidade.

Como é a dinâmica das aulas? 

Foguetes Gravidade

As aulas são ministradas por dois membros da AEROJR., um com conhecimentos específicos para a área da astronomia e outro com conhecimentos específicos para a área da astronáutica. Os aplicadores são sempre graduandos do curso de Engenharia Aeroespacial da UFMG e são previamente avaliados e capacitados para que estejam preparados para dar a aula.

Para que as aulas não sejam apenas expositivas, durante a aula o aplicador sempre levará dinâmicas que permitam a interação do aluno e avaliarão se ele aparenta ou não estar prestando atenção no conteúdo que está sendo passado. Isso permite que a aula ocorra de forma fluida e que o aluno realmente absorva o conhecimento que está sendo passado. Ao final da aula também reservamos um tempo para responder algumas questões pertinentes aos assuntos abordados, a maioria delas retiradas da OBA.

Além das aulas, também disponibilizamos uma apostila nossa para os alunos do curso, que foi totalmente elaborada por alunos e professores do curso de engenharia aeroespacial da UFMG. Ao final do curso também sorteamos um livro na turma, para que um dos alunos seja contemplado com conteúdo extra.

Quais temáticas são abordadas? 

Buscando trazer um curso mais completo possível, os temas do Gravidade foram planejados com base na linha do tempo do homem em relação ao descobrimento e à exploração da astronomia e da astronáutica. Sempre iniciamos com uma introdução histórica, contextualizando as primeiras descobertas do homem e as primeiras utilidades que ele deu a essas descobertas. Isso nos permite ligar nossos conhecimentos astronômicos ao nosso dia a dia e trabalhar outra área do conhecimento: a história.

Apostila Gravidade

Ao longo da apostila de astronáutica, são inseridos conceitos físicos e químicos envolvidos na construção, no lançamento e na execução da missão de foguetes e satélites. O que também permitirá que o aluno veja formas de aplicação de conceitos vistos em sala de aula.

Ao final da apostila, tanto na parte de astronomia quanto na parte de astronáutica, falamos sobre quais são as expectativas futuras para a exploração do espaço e para o descobrimento de novas estrelas e planetas.

Oficina de foguetes

Pensando na importância do estímulo à participação ativa dos alunos durante o curso, oferecemos uma maneira de concluí-lo colocando a mão na massa. Por isso uma oficina de foguetes, que é feita sob supervisão e instruções dos aplicadores, faz muito sucesso com os alunos e colégios.

Oficina de foguetes

A oficina funciona da seguinte forma: Nos 15 minutos iniciais ocorre uma aula introdutória explicando como confeccionar um foguete de garrafa pet e os fundamentos físicos envolvidos em seu lançamento. Depois separamos os alunos em pequenos grupos. Cada grupo terá um instrutor que auxiliará na construção do foguete, mas a montagem é feita sempre pelos alunos. Depois de prontos, os foguetes são lançados com a nossa base e vemos, de acordo com a altura máxima atingida e com a trajetória, quais foram os melhores foguetes da turma.

Oficina de foguetes AEROJR.
Oficina de foguetes do Gravidade

.

.

.

.

O que os alunos acham?

Buscamos sempre entender sobre a qualidade do nosso serviço e sobre como podemos solucionar a dor do nosso cliente. Para nos aproximamos dos alunos e fazemos com que eles se sintam confortáveis para nos dizer o que estão achando do curso. O que nos gratifica é ver que em todas as nossas aplicações, tanto em conversas entre as aulas quanto na avaliação final, os comentários são sempre positivos e as repostas para “De 0 a 10, quanto você recomendaria o Gravidade a um amigo? ” são sempre 10.

“Gostei muito, não sabia que haviam estrelas maiores que o Sol.”
“Amei o curso e a interação dos professores.”
“Foi a experiência mais fantástica que já tive em toda a minha vida. ”

Esses são alguns dos diversos comentários que coletamos durante o final do projeto. Adoraríamos fazer com que os alunos do seu colégio também pudesse avaliar nosso projeto e ter essa experiência fantástica!

Além da transparência de mostrar a você como o projeto Gravidade funciona, trouxe também algumas experiências de aplicações nossas.

Case 1: Aplicação no Colégio Loyola para o Ensino Médio

A primeira será a nossa primeira aplicação do curso. Ela ocorreu numa turma para alunos dos primeiros e segundos anos do ensino médio do colégio. Foram contratadas 3 aplicações de 2 horas cada. Os aplicadores foram muito bem recebidos na turma e vários alunos além de se encantarem pelo curso, se encantaram também pela Engenharia Aeroespacial.

Projeto Gravidade no Colégio Loyola

Já nessa primeira turma, após o curso tivemos três medalhistas da OBA no mesmo ano, o que mostra a assertividade do nosso planejamento de material didático e das aulas mesmo na primeira experiência.

Case 2: Aplicação no Colégio Sabiracema para o Ensino Fundamental II

Nossa segunda aplicação que será contada aqui, foi numa turma com alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Essa experiência nos permitiu entender como adaptaríamos o curso para alunos de um faixa etária menor. Adaptando nossa didática àqueles que ainda não viram tantos conceitos específicos das áreas da ciência quanto os alunos do ensino médio.

Mesmo com um novo desafio em mãos, conseguimos trabalhar de forma a não perder a qualidade do serviço. Além disso, obtivemos excelentes avaliações tanto da gestão do colégio quanto dos alunos do curso. Inclusive já caminhamos para uma segunda aplicação ainda no fim da execução da primeira.

Projeto Gravidade no colégio Sabiracema

Resultados gerais do presencial

Ao final de cada projeto a AEROJR. faz um levantamento com os alunos participantes e também com a gestão do colégio para que eles possam nos avaliar. Dessa forma, podemos analisar se as expectativas criadas no início na contratação foram atingidas.

Essas avaliações também são muito parecidas em todas as aplicações e temos uma média de 100% em avaliação de didática do curso e qualidade das aulas, avaliado pelas escolas parceiras e pelos alunos do curso.

Webinar Gravidade

Em um momento estávamos realizando serviços à comunidade escolar da Grande BH, e logo nos deparamos em meio a uma pandemia que paralisaria nossos trabalhos. No entanto, entendíamos que um trabalho de tamanha importância e valor para o progresso da educação não poderia parar em decorrência da barreira física. Por isso, visando dar continuidade a esse trabalho de maneira remota, iniciamos no dia 6 de maio de 2020 nossa primeira aplicação do curso Gravidade que seria completamente à distância.

Nosso primeiro “Webinar Gravidade” contou com mais de 200 inscrições e as avaliações dos participantes ao final do curso foram tão boas quanto nossos feedbacks do curso presencial. Ao todo foram 8 aplicações, sendo que 4 delas tinham temas relacionados à astronomia e 4 com temas relacionados à astronáutica.

Para melhorar a dinâmica das aulas e não perder a qualidade do serviço, aproveitamos os recursos que o próprio Google Meets e outras plataformas online nos dispõem, afim de estimular a interação dos alunos. Exemplos disso foram a realização de quizzes ao final das aulas, a abertura do chat no Google Meets para perguntas e a realização de perguntas durante a aula que também foram respondidas pelos alunos no chat. Isso nos possibilitou engajar os participantes e não deixá-los dispersos durante a aula.

webinar gravidade missão espacial

Adaptamos também a forma como disponibilizaríamos o material de estudos (exclusivo para alunos do Gravidade). Para isso, elaboramos um “Kit do Participante”, que foi enviado para o e-mail de cada aluno ao final da aula.

O Kit do Participante contém:

  • Mini apostila com a explicação completa e detalhada do tema abordado na aula;
  • Imagens ilustrativas para que durante os estudos fosse possível também compreender visualmente o conteúdo;
  • Várias indicações de filmes, série, livros, aplicativos ou qualquer conteúdo que fosse pertinente ao tema e pudesse permitir que o aluno se aprofundasse e explorasse mais o tema da aula.

Gostou de conhecer nossos cases e entender sobre o projeto e gostaria de dar essa oportunidade aos alunos do seu colégio? Agende uma reunião conosco e vamos juntos descobrir o infinito!

Autora: Layla Rocha

Compartilhe com seus amigos:

Posts relacionados

Consultoria

Aplicativos para mapeamento com Drone: os 5 melhores

O uso de drones no mercado de topografia e georreferenciamento cresce a cada dia mais. Nesse meio, a escolha certa dentre os aplicativos para mapeamento com drone é, com certeza, um diferencial do serviço prestado. Existem vários aplicativos de voo autônomo no mercado, alguns gratuitos e outros pagos, que são utilizados através de dispositivos móveis.

Aeronáutica

Homologação de Helipontos: Importância e como realizar

A homologação de um heliponto é o processo de reconhecimento de que esse está de acordo com as normas da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), realizado a partir da estruturação de um Plano Base de Zona de Proteção de Heliponto (PBZPH) , caracterizando que este está apto para o uso. Assim, no decorrer deste texto,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudar?