O mundo dos negócios passa por diversas situações de conflito que, muitas vezes, pode determinar se a empresa irá crescer, estagnar, ou até mesmo retroagir. Nesse momento, a melhor estratégia é obter a ajuda de um Consultor Empresarial para potencializar o empreendimento, ou ainda, auxiliar novos empreendedores nas oportunidades de mercado. Mas, o que é consultoria e como ela pode impactar na sua empresa?
O que é consultoria e seus tipos
A consultoria consiste na prestação de serviços por um profissional qualificado e especializado. A empresa responsável por esse serviço é orientada com base em resultados, está acostumada a avaliar situações semelhantes, facilitando a detecção de problemas e a obtenção de soluções. No Brasil, atualmente, as principais áreas de atuação empresarial são: Administrativa/Financeira; Qualidade/Produtividade; Vendas/Marketing; Gestão de Pessoas; Organizacional; e Engenharia.
As empresas de Consultoria em Engenharia abrangem praticamente todas as especialidades e seus trabalhos podem ser técnicos – desenhos, documentações ou gerenciais – ou coordenação de atividades de projeto – dependendo do tipo e tamanho do projeto do cliente.
Breve histórico da Consultoria Industrial
A Consultoria Industrial teve início no final do século XIX, nos Estados Unidos e na Inglaterra, com o intuito de solucionar problemas decorrentes do aumento da complexidade das indústrias. O serviço, no entanto, só ganhou destaque após a quebra da Bolsa de Valores de Nova York em 1929, quando o mercado viu a necessidade de se prevenir contra futuras crises, buscando, então, aconselhamento financeiro, estratégico e organizacional. Como resultado, nos anos de 1980 e 1990, a indústria vivenciou um crescimento significativo com considerável importância no PIB (Produto Interno Bruto).
O impacto da consultoria no ramo empresarial
A consultoria empresarial é responsável por possibilitar que a organização tenha visibilidade de mercado e posicionamento com os concorrentes e clientes. Os consultores fornecem suporte, visão e soluções eficazes para o seu negócio e, como não fazem parte da organização, a tomada de decisão se torna mais clara e objetiva, focada nos resultados que se deseja alcançar.
Os pequenos negócios, principalmente os novos empreendedores, são os que mais se beneficiam desse serviço. No mercado de intensa concorrência e de instabilidade, a falta de planejamento e auxílio externo faz com que muitas empresas não consigam sobreviver. A consultoria supre a carência nos processos gerenciais e administrativos, permitindo antecipar erros e minimizar riscos, evitando, assim, possíveis prejuízos.
O papel das EJ’s
As empresas juniores são excelentes opções para o serviço de consultoria, principalmente para novos e pequenos empreendedores. Por serem associações civis sem fins lucrativos, desenvolvem projetos com soluções de qualidade a preços abaixo do mercado. A AEROJR. Consultoria e Capacitação, por exemplo, é a empresa júnior de Engenharia Aeroespacial da UFMG que dispõe de universitários qualificados com o apoio de professores experientes, para oferecer serviços de excelência de consultoria aeronáutica em engenharia e capacitação profissional voltada ao setor aeroespacial.
Empreendedor, você já possui um serviço de consultoria? Conheça nosso portifólio: https://aerojr.com/
Autora: Carolina Santos e Carlos Danyel