Como a Consultoria Impacta o Mercado Empresarial

O mundo dos negócios passa por diversas situações de conflito que, muitas vezes, pode determinar se a empresa irá crescer, estagnar, ou até mesmo retroagir. Nesse momento, a melhor estratégia é obter a ajuda de um Consultor Empresarial para potencializar o empreendimento, ou ainda, auxiliar novos empreendedores nas oportunidades de mercado. Mas, o que é consultoria e como ela pode impactar na sua empresa?

O que é consultoria e seus tipos

diversos tipos de consultores

A consultoria consiste na prestação de serviços por um profissional qualificado e especializado. A empresa responsável por esse serviço é orientada com base em resultados, está acostumada a avaliar situações semelhantes, facilitando a detecção de problemas e a obtenção de soluções. No Brasil, atualmente, as principais áreas de atuação empresarial são: Administrativa/Financeira; Qualidade/Produtividade; Vendas/Marketing; Gestão de Pessoas; Organizacional; e Engenharia.

As empresas de Consultoria em Engenharia abrangem praticamente todas as especialidades e seus trabalhos podem ser técnicos – desenhos, documentações ou gerenciais – ou coordenação de atividades de projeto – dependendo do tipo e tamanho do projeto do cliente.

Breve histórico da Consultoria Industrial

quebra da bolsa de valores e consultoria

A Consultoria Industrial teve início no final do século XIX, nos Estados Unidos e na Inglaterra, com o intuito de solucionar problemas decorrentes do aumento da complexidade das indústrias. O serviço, no entanto, só ganhou destaque após a quebra da Bolsa de Valores de Nova York em 1929, quando o mercado viu a necessidade de se prevenir contra futuras crises, buscando, então, aconselhamento financeiro, estratégico e organizacional. Como resultado, nos anos de 1980 e 1990, a indústria vivenciou um crescimento significativo com considerável importância no PIB (Produto Interno Bruto).

O impacto da consultoria no ramo empresarial

consultoria no mercado empresarial

A consultoria empresarial é responsável por possibilitar que a organização tenha visibilidade de mercado e posicionamento com os concorrentes e clientes. Os consultores fornecem suporte, visão e soluções eficazes para o seu negócio e, como não fazem parte da organização, a tomada de decisão se torna mais clara e objetiva, focada nos resultados que se deseja alcançar.

Os pequenos negócios, principalmente os novos empreendedores, são os que mais se beneficiam desse serviço. No mercado de intensa concorrência e de instabilidade, a falta de planejamento e auxílio externo faz com que muitas empresas não consigam sobreviver. A consultoria supre a carência nos processos gerenciais e administrativos, permitindo antecipar erros e minimizar riscos, evitando, assim, possíveis prejuízos.

O papel das EJ’s

As empresas juniores são excelentes opções para o serviço de consultoria, principalmente para novos e pequenos empreendedores. Por serem associações civis sem fins lucrativos, desenvolvem projetos com soluções de qualidade a preços abaixo do mercado. A AEROJR. Consultoria e Capacitação, por exemplo, é a empresa júnior de Engenharia Aeroespacial da UFMG que dispõe de universitários qualificados com o apoio de professores experientes, para oferecer serviços de excelência de consultoria aeronáutica em engenharia e capacitação profissional voltada ao setor aeroespacial.

Empreendedor, você já possui um serviço de consultoria? Conheça nosso portifólio: https://aerojr.com/

Autora: Carolina Santos e Carlos Danyel

Compartilhe com seus amigos:

Posts relacionados

Aeronáutica

Homologação de Helipontos: Importância e como realizar

A homologação de um heliponto é o processo de reconhecimento de que esse está de acordo com as normas da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), realizado a partir da estruturação de um Plano Base de Zona de Proteção de Heliponto (PBZPH) , caracterizando que este está apto para o uso. Assim, no decorrer deste texto,

MEJ

O que é uma Empresa Júnior e por que contratá-la?

O Movimento Empresa Júnior nasceu em 1967, na França, sendo hoje o maior movimento de empreendedorismo jovem do mundo. Ele surgiu pela vontade dos estudantes de se aproximar do mercado de trabalho e de fomentar o aprendizado prático nas universidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudar?