Retrospectiva Astronômica 2019

Gosta de Astronomia? Acompanhou durante todo o ano de 2019 os acontecimentos astronômicos e os avanços na área astronáutica? Então, no último dia do ano vamos relembrar alguns acontecimentos importantes para a área da astronáutica e astronomia. Vamos fazer uma retrospectiva astronômica onde iremos falar sobre assuntos como o lançamento de 60 satélites do Elon Musk, as imagens dos satélites que o INPE e a NASA divulgaram alertando sobre as queimadas da Amazônia, a primeira fotografia de um buraco negro e outros fatos que marcaram o ano de 2019 na história da ciência astronáutica. 

21 jan – Eclipse Lunar Total 

Começamos o ano com uma imagem que encantou a todos, pessoas pararam para olhar a lua e fãs de astronomia tiraram um tempo para poder fotografá-la. O que aconteceu foi o eclipse lunar total que também foi chamado de “A Lua Sangrenta” devido ao tom avermelhado que ela adquiriu. 

imagens do eclipse lunar total

12 Fev – Sobrevoo da sonda Juno

No mês seguinte aconteceu a chegada da sonda Juno no planeta Júpiter que realizou seu primeiro sobrevoo de 7 que foram planejados. A missão feita pela NASA foi com o intuito de entender mais sobre o planeta gasoso e após ter as primeiras imagens divulgou uma de sua famosa “mancha vermelha” que na verdade é uma tempestade que ocorre a centenas de anos já, pesquisadores tentam descobrir quais as substâncias que ela possui para ter esse tom e porque ela já ocorre a tanto tempo.

imagem da sonda juno

10 Abr – 1ª imagem de um Buraco Negro

Em Abril aconteceu uns dos maiores marcos da história da astronomia: Foi registado a primeira imagem de um Buraco Negro. Foi um desafio durante anos, pois buracos negros estão a distâncias absurdas da Terra. O que foi registrado está a mais de 500 quinquilhões de quilômetros de distância. Porém com a ajuda de 8 telescópios espalhados pelo mundo conseguimos obter uma imagem a qual pode esclarecer um pouco mais sobre esse fenômeno, e quem sabe fazermos grandes descobertas sobre ele futuramente. 

primeira imagem de um buraco negro

23 Maio – Satélites de Elon Musk

Em 23 de Maio de 2019 com o lançamento de 60 pequenos satélites começou a missão de Elon Musk de lançar o total de 12 mil satélites com o objetivo de transmitir internet de alta velocidade em seu novo projeto de internet global:  O projeto Starlink. Vale ficar de olho nos próximos passos de Elon, pois o mesmo pode trazer grandes avanços para o mercado astronáutico.

02 Jul – Eclipse solar total

No início do mês de Julho ocorreu outro fenômeno que chamou atenção para o céu novamente. O Eclipse Solar Total ocorreu em algumas partes do Brasil, Chile e Argentina e por demorar cerca de centenas de anos para ser visível novamente no mesmo local, foi um evento que quem acompanhou aproveitou uma oportunidade única. 

eclipse solar total 2019

20 Jul – 50 anos do homem na lua

Apollo 11 foi uma missão que engato ainda mais a curiosidade do homem para se descobrir mais do universo que nos rodeia, a chegada do homem à Lua foi um grande marco científico e político e fez aniversário de 50 anos em 2019, é importante relembrar para mostrar como podemos chegar longe em ciência e pesquisa espacial, como foi dito pelo astronauta Neil Armstrong na época “É um pequeno passo para homem, mas um salto gigante para a humanidade”.

Agosto – Queimadas na Amazônia e INPE

Esse ano houve um aumento de queimadas na região Norte que não se via desde de 2010, o maior destaque foi o mês de Agosto,  o aumento foi de 192% se comparado com Agosto de 2018, os dados foram divulgados no final de Agosto pelo INPE que acompanha as queimadas da Amazônia desde 1998. 

23 Ago – Lançamento do relógio atômico da NASA

Com o intuito de facilitar futuras missões de astronautas pelo universo a NASA lançou um Relógio Atômico que funciona como um GPS no espaço, ele será testado durante um ano. 

8 Out – Prêmio Nobel de Física

O ano de 2019 também foi importante para relevância da ciência astronáutica perante a comunidade científica. O Prêmio Nobel de Física prêmio 3 grandes cientistas: James Peebles, físico Canadense-americano, que desenvolveu a teoria que baseia compreensão atual da história do cosmos e os suíços Michel Mayor e Didier Queloz, ambos astrônomos, por ter feito a descoberta do planeta 51 Pegasi b que orbita uma estrela semelhante ao Sol. 

18 Out – Primeira caminhada espacial feminina

As astronautas Christina Koch e Jessica Meir marcaram a história como as primeiras mulheres que realizaram a primeira caminhada 100% feminina no espaço, importante lembrar que mulheres já estiveram no espaço, mas no total de 227 caminhas, mulheres participaram apenas de 14 e sempre em equipes mistas. O objetivo da missão foi corrigir uma falha no sistema elétrico da Estação Espacial Internacional (ISS).

Astronautas da primeira caminhada feminina no espaço

29 Out – Brasil é 1º Lugar na OLAA

Uma grande conquista para o Brasil esse ano foi a premiação de 5 estudantes na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA), foi o total de 4 medalhas de Ouro e uma de prata. 

Brasil foi primeiro lugar no olaa 2019

11 Nov – Trânsito de Mercúrio pelo Sol

Um evento relativamente raro aconteceu em 11 de Novembro, o Trânsito de Mercúrio pelo Sol foi possível ser visto com telescópio por determinado tempo de acordo com a região observada, para quem conseguiu acompanhar foi visto pequenos eclipses. 

TRANSITO DE MERCURIO PELO SOL

20 Dez – Lançamento do CEBERS 4

A realização da segunda etapa da parceria Sino-Brasileira aconteceu esse ano com o lançamento do CEBERS 4. A família CBERS é uma aliança entre a China e o Brasil que foi realizada com o intuito de monitorar seus imensos territórios com satélites de sensoriamento remoto com o objetivo de ter autonomia nesse quesito. As imagens obtidas são usadas, por exemplo, para o controle do desmatamento e as queimadas da Amazônia Legal.

CEBERS 4

Não só os eventos no Brasil e no mundo marcaram essa retrospectiva astronômica. Claro que diante desse cenário de desenvolvimento da astronomia e astronáutica nós da AEROJR. não poderíamos ficar de fora. E aqui está nossos feito astronômicos de 2019.

Projetos AEROJR. no ano de 2019

Durante o ano de 2019 a AEROJR. realizou grandes aplicações do projeto “Gravidade: O curso de Astronomia e Astronáutica” que fala sobre a história da astronomia, o início da Era Espacial, curiosidades do espaço e a astronáutica Brasileira e também faz um preparamento para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Foi o total de 4 aplicações para as escolas: Colégio Loyola, Colégio Sabiracema, Instituto Rio Branco e o Colégio Torricelli que obteve grandes aprendizados além de trazer 3 medalhas de ouro do OBA no Colégio Loyola.

Perspectivas astronômicas para 2020

O ano de 2019 foi um ano de grandes momentos e conquistas para o meio astronômico e o que podemos esperar de 2020? Além de grandes eventos como chuvas de meteoros, 3 Superluas, Eclipse Solar Anular visível na África e na Ásia também será um ano de grandes avanços tecnológicos para o mundo e o Brasil. Vale destacar o lançamento do primeiro satélite completamente projetado, integrado, testado e operado pelo Brasil o Amazônia-1 que está previsto para o ano de 2020. Gostou de relembrar esses grandes momentos do ano? Procure a AEROJR. para saber um pouco mais do projeto Gravidade e acompanhe nossas redes sociais que estamos sempre divulgando curiosidades sobre astronomia e astronáutica. 

Autora: Gabrielle Gomes

Compartilhe com seus amigos:

Posts relacionados

Aeronáutica

Como Renovar o Cadastro do meu Heliponto?

Você sabe quais são os procedimentos para renovar um heliponto? Ao trabalhar com esse aeródromo é impossível fugir das normas, documentos e seus prazos. Então, venha conhecer como é realizado tal serviço!

Consultoria

Conheça 4 drones que se destacam em habilidades surpreendentes

Drones estão com a tecnologia cada vez mais avançada. O que pode servir de brinquedo, é também objeto indispensável para empresas que querem se consolidar em tecnologia. Drones com visão computacional conseguem jogar pingue-pongue ou outros tipos de jogos sem colidir-se ou esbarrar em objetos parados ou em movimento. Assim, os drones vêm ganhando o

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudar?