Qual a diferença entre certificação e aceitação de aeronaves?

A regulamentação aeronáutica brasileira ainda é desconhecida por grande parte das pessoas. Esse fenômeno pode ser explicado pela dificuldade do tema e pela complexidade (e riscos) envolvidos nas operações de uma aeronave. Dentro desse ramo, poucos sabem da diferença entre certificação e aceitação de aeronaves, e diferentes procedimentos são realizados para alcançar a permissão de voo em cada um desses casos.

A certificação de aeronaves

A certificação de uma aeronave consiste em atestar que o veículo em questão é capaz de realizar a operação a que é proposto. Além disso, deve operar em condições seguras e de acordo com as normas estabelecidas pelos órgãos nacionais responsáveis. Em suma, o produto aeronáutico, seja ele a aeronave ou qualquer outro componente isolado dela, deve passar por uma avaliação pela autoridade competente. Assim, garante-se que ele está em conformidade com os requisitos mínimos de operação.

Esse procedimento se aplica a diversos tipos de aeronaves, mas é certo que os requisitos a serem atendidos pelo veículo variam de acordo com fatores como tipo de operação, utilização pretendida, e o próprio tipo da aeronave, e devido a isso, existem diferentes normas reguladoras. 

aeronave leve esportiva


O processo de certificação é longo e extremamente complexo. Ele envolve milhares de páginas de relatórios de análise de resistência estrutural, desempenho, estabilidade, qualidade de voo, comportamento da aeronave em situações de alto risco e proteção aos passageiros. Aspectos estes que são avaliados, visando garantir a solidez do projeto e a segurança dos que voarão naquele veículo. 

Nem toda aeronave, no entanto, passa por um processo tão longo como este para poder voar. Os modelos experimentais e as aeronaves leves esportivas (conhecidas como LSA) são exemplos bem objetivos disto. Em relação à modalidade experimental, classificada como de construção amadora, é importante que se fique claro que o propósito da construção e operação da aeronave é a educação e recreação do projetista e construtor amador, sendo, portanto, o processo de aceitação desse modelo pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) muito mais simples que a certificação de uma aeronave para transporte de passageiros, por exemplo.

A aceitação de aeronaves

Para o tipo LSA, fica ainda mais claro o conceito de aceitação. Ela consiste num processo similar ao da certificação. Porém, é muito mais simples, com menor quantidade de testes e relatórios necessários para aprovação. Uma aeronave leve esportiva, para ser aceita pela ANAC, deve atender a alguns requisitos, dispostos em normas adotados tanto pela agência brasileira quanto pela FAA (Federal Aviation Administration), que podem ser acessadas no site oficial da FAA.

aeronave leve esportiva

Alguns dos documentos necessários para a aceitação de uma aeronave LSA são:

  • Relatório de ensaios em voo;
  • Relatório de testes estruturais;
  • Procedimento de aeronavegabilidade;
  • Manual de garantia de qualidade
  • Manual de voo para a aeronave (POH – Pilot Operating Handboook)
  • Manual de manutenção e inspeção

 Como se observa pelos documentos requisitados, o objetivo da aceitação é o mesmo da certificação. Ainda que a primeira seja considerada um procedimento muito menos complexo, vale ressaltar que a confecção de todos os relatórios listados acima é um procedimento ainda longo. Mas, apesar disso, ela é fundamental para a garantia de qualidade dos produtos que são vendidos em nosso país.

A aceitação de uma aeronave pela ANAC implica em um produto de valor maior e muito mais atrativo ao consumidor. E isso certamente preza pela sua segurança na hora de adquirir um avião. A extensa bateria de testes e a análise da aeronave por peritos em segurança de voo geram um produto muito mais competitivo e com a possibilidade de alcançar mercados no mundo todo.

O que podemos fazer por você

A AEROJR., hoje, oferece o serviço de consultoria na aceitação de aeronaves LSA. A empresa conta com experiência na bagagem e vontade de alcançar desafios cada vez maiores no mercado aeronáutico, desenvolvendo todo o processo de construção de relatórios junto a nossos clientes.

Pretende fazer a aceitação de uma aeronave? Contate-nos! Somos uma empresa com experiência no ramo e com preços acessíveis!

Autor: Gabriel Meireles

Compartilhe com seus amigos:

Posts relacionados

Aeronáutica

Homologação de Helipontos: Importância e como realizar

A homologação de um heliponto é o processo de reconhecimento de que esse está de acordo com as normas da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), realizado a partir da estruturação de um Plano Base de Zona de Proteção de Heliponto (PBZPH) , caracterizando que este está apto para o uso. Assim, no decorrer deste texto,

MEJ

O que é uma Empresa Júnior e por que contratá-la?

O Movimento Empresa Júnior nasceu em 1967, na França, sendo hoje o maior movimento de empreendedorismo jovem do mundo. Ele surgiu pela vontade dos estudantes de se aproximar do mercado de trabalho e de fomentar o aprendizado prático nas universidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudar?