Para você estas duas palavras têm o mesmo significado? É muito comum pensar que heliponto e heliporto são sinônimos, ou ainda, que os termos referem-se à mesma coisa: uma espécie de “porto” para helicópteros. E sim, realmente existem algumas semelhanças entre os dois conceitos. Dentre elas está o fato de serem lugares nos quais é possível decolar e pousar um helicóptero, por exemplo. Mas, apesar dessa correspondência, várias diferenças separam bem esses dois tipos de aeródromos. Vamos mostrar neste texto que existem diferenças consideráveis entre eles!
Heliponto
Um heliponto é uma área destinada, exclusivamente, à realização de operações de decolagem e aterrissagem de helicópteros. Logo, não existe nenhum tipo de instalação complementar nesse local, tais como áreas de abastecimento ou hangares para estacionamento e manutenção. Os helipontos possuem uma série de requisitos de segurança para terem atuação permitida. Além disso, podem ter algumas características, como:
- Públicos: são abertos para quase todo tipo de helicóptero, por meio de registro;
- Privados: são abertos somente para aqueles que possuem permissão do proprietário, não sendo permitido o uso para fins comerciais;
- Militares: são públicos, porém abertos apenas para helicópteros militares ou com autorização da administração do local;
- Civis: são públicos ou privados abertos à helicópteros civis.
Heliporto
Por outro lado, o heliporto é equipado com instalações que facilitam as operações dos helicópteros, além de auxiliar no embarque e desembarque de pessoas e cargas. Nas imediações, podem existir áreas de taxiamento, pátios para movimentação das aeronaves, terminais para passageiros e para o corpo de bombeiros, entre outros. Tais instalações possuem a finalidade de prestar suporte às aeronaves e pessoas circulantes. Portanto, heliportos podem ser resumidos em:
- Estritamente públicos; ou
- Construídos, mantidos e operados pelo Comando da Aeronáutica (direta ou indiretamente).
Além disso, possuem os mesmos requisitos de segurança dos helipontos. Porém, com algumas exigências adicionais, dependendo das facilidades compreendidas na área.
Nesse ramo vasto e crescente, é possível encontrar uma grande quantidade de empresas que oferecem helipontos e heliportos em diversas localidades do Brasil. Em São Paulo, por exemplo, estão registrados mais de 200 helipontos espalhados pela cidade. Entretanto, alguns proprietários de helicópteros escolhem não fazer a movimentação de seus helicópteros em aeródromos particulares. Dessa forma, optam por construírem os seus próprios helipontos e heliportos.
Regulamentos
Independente da escolha de pista para se construir, é importante lembrar que existe uma série de regulamentações e normas que devem ser cumpridas e vistoriadas. Tendo em vista que buscam garantir a segurança tanto do heliponto quanto do heliporto, e assegurar que o seu uso seja homologado e permitido. Nesse quesito, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), possui papel fundamental. Uma vez que ela elaborou e registrou diversas recomendações e orientações de segurança a serem seguidas por toda pessoa que deseja construir seu próprio heliponto.
Utilizações
No geral, helipontos são mais utilizados por hospitais, empresários e proprietários rurais. Em hospitais, realizam operações médicas urgentes com agilidade, como transporte de órgãos ou pacientes. Para empresários, fazem uma rápida mobilidade para garantir a presença em compromissos mais distantes. E para proprietários rurais, permitem o acesso às áreas mais afastadas de maneira rápida, ajudam na vistoria da atividade rural, entre outros. Do mesmo modo, os maiores usuários de heliportos são esses já mencionados, mas com adição de atividades que envolvam mais aeronaves ou transporte de carga. Por exemplo, viagens a trabalho, no caso de empresários, e operações agrícolas, para proprietários rurais.
Com tantas aplicações diferentes, é comum que vários grupos procurem auxílio de helipontos ou heliportos próximos de suas residências ou trabalhos. Tudo isso, para ajudar na execução de tarefas que precisam de certa rapidez. E, se você é uma dessas pessoas com compromissos distantes ou urgentes, avalie essa possibilidade. Primeiramente, analise o que você mais precisa e procura em um aeródromo. E depois, procure o heliporto ou heliponto mais próximo.
Enfim, ao finalmente entender a diferença entre heliponto e heliporto, além de suas utilidades em diversas áreas, é hora de ir ainda mais a fundo nessa temática! Para isso, confira nossos textos nos quais falamos sobre Aeródromo e Aeroporto, sobre como construir seu heliponto, além de dicas antes de comprar um helicóptero! Além do mais, caso tenha alguma dúvida deixe aqui nos comentários ou entre em contato conosco!
5 comentários em “Heliponto e Heliporto: qual a diferença?”
Ótimo trabalho!
Após perder muito tempo na internet encontrei esse blog
que tinha o que tanto procurava.
Parabéns, Gostei muito.
Meu muito obrigado!!!
Agradecemos muito pelo comentário Marcos! Esperamos poder contribuir cada vez mais descomplicando a aviação.
Gostei! Tirou todas as minhas dúvidas. Obrigada!
Olá, Maria Isabel! Ficamos muito felizes em sanar suas dúvidas! 😀
Incrível: como vendemos o peixe, sem saber em qual lago foi pescado… sempre achei que heliporto era pra navios!!! Briadooooo